É possível mesmo gerar leads através do Google Ads? Continue lendo e descubra como conseguir isso!
O interesse que uma empresa tem em captar leads é o mesmo que o Bob Esponja e o Patrick têm ao procurar por águas-vivas.
É claro que essa é apenas uma metáfora, mas ninguém duvida que os leads são um dos principais objetivos no marketing digital. E o Google Ads ajuda nisso!
Como fazer para captar esses leads? Quem são? Onde vivem? Do que se alimentam? Como atraí-los?
Algumas dessas perguntas são mais difíceis de serem respondidas. Mas é aí que na hora de atraí-los o Google Ads se torna uma ferramenta muito poderosa.
Desde que seja bem utilizada, o número de leads pode aumentar consideravelmente.
Exemplo de como gerar leads no Google Ads
Suponha que você tenha uma empresa que oferece sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento de Recursos Empresariais) para clientes de pequeno e médio porte.
Você conhece e oferece aquilo que seus clientes precisam, mas não consegue chegar até eles.
Pois bem, uma das formas mais eficientes de fazer isso é anunciar no Google.
O gigante das buscas não é conhecido assim à toa: de acordo com estatísticas dos motores de busca, mais de 77% das buscas em todo o mundo são feitas no Google.
Além desse valor massivo, o segundo lugar na pesquisa é o Baidu, com apenas 8,13%.
Por isso, não há como negar que o Google Ads é um excelente canal.
Agora, pode ser que haja um monte de dúvidas na sua cabeça.
Não se preocupe, pois nós podemos saber, através do nosso poder de leitura de pensamentos, quais são elas (haha).
Como Funciona o Google Ads?
Basicamente, o Ads depende diretamente das palavras-chave, que são os termos escolhidos para que o site da sua empresa apareça.
Ainda baseado no exemplo acima, de que você tem uma empresa de sistemas ERP, algumas palavras-chave que poderiam ser escolhidas são “sistema ERP”, “ERP para empresas”, “contratar ERP”, “preços de ERP” e por aí vai.
Porém, não basta apenas saber como funciona o Google Ads para começar a criar os anúncios e esperar os melhores resultados. É necessário estudar bastante para entender ao máximo essa ferramenta.
Quem sabe de tudo sobre Google Ads entende a importância de escolher as melhores palavras-chave, como ajustar o valor dos lances, qual é o melhor orçamento diário e muitos outros pontos que podem fazer toda a diferença.
Quanto custa anunciar no Google Ads?
Nossa ferramenta de captura de pensamentos identificou que muitos dos leitores vieram até aqui para descobrir a resposta dessa pergunta: quanto custa anunciar no Google Ads?
Pois bem, a resposta é: depende.
Mas calma, não vá embora! Nós vamos explicar os motivos que não nos deixam saber quanto exatamente custa esse serviço, o que também te dará uma ideia desse valor.
Ousadia e alegria? Ou não?
Cada cliente tem características diferentes. Alguns são mais ousados, enquanto outros são mais conservadores, financeiramente falando. Então, o investimento vai depender diretamente disso.
A empresa tem a opção de gastar R$ 20 ou R$ 800 em um dia, por exemplo. Não existe um valor fixo.
Custo das palavras-chave
O valor a ser gasto também depende do quanto custam as palavras escolhidas (cujo valor também pode mudar, até mesmo em questão de alguns minutos). Há influência ainda da concorrência dos termos e até mesmo da qualidade do site.
Por isso, para saber quanto custa anunciar no Google Ads, é essencial contar com alguém que sabe tudo sobre Google AdWords, que será capaz de mostrar melhor como a ferramenta funciona e quanto é um bom valor de investimento.
Como fisgar os leads?
Depois de entender um pouquinho mais sobre essa ferramenta, chegou a hora de saber como os leads podem ser realmente capturados.
Temos que pegar!
Uma das primeiras associações ao verbo capturar que me vem à mente é o desenho Pokémon. Lá o menino Ash saía pelo mundo para capturar os mais diferentes Pokémons.
Se você se lembra do desenho, também vai se lembrar de que alguns dos Pokémons não ficavam dentro das pokébolas, resistiam e iam embora depois. Isso era a frustração do menino da cidade de Pallet, certo?
Pokémon x Google Ads
Esse exemplo tem uma boa associação aos anúncios no Google.
Quem sabe tudo sobre Google AdWords tem a convicção de que não adianta nada capturar uma pessoa se ela escapar. Ela não deve sair do site, e sim ficar lá e se converter em um lead.
Capture com Landing Pages
Uma ótima alternativa são as Landing Pages, que também são conhecidas como páginas de captura (nós falamos que tinha a ver com Pokémon). Ela serve para capturar informações dos internautas.
Aí você se pergunta: como fazer isso?
Simples, basta elaborar uma página com design atrativo, responsiva, boa usabilidade, bem prática de se mexer e com a presença do elemento principal: um formulário com um botão, com aquela CTA (Call-to Action) matadora.
O que colocar na minha Landing Page?
Ao digitar “sistema ERP para empresas” no Google, nem sempre a pessoa já está interessada em gastar e contratar o serviço imediatamente. Mas ela pode querer conhecer mais sobre o sistema, certo?
Então, a Landing Page pode ter campos como:
- Nome;
- E-mail;
- Nome da empresa,
- E segmento de atuação, por exemplo.
Ao preencher o formulário e submetê-lo, a pessoa receberá, em troca, um e-book com maiores informações sobre sistema ERP. Não é o máximo?
Daí para frente, é só investir em uma estratégia de nutrição de leads para que eles avancem pelas fases do processo de compra (conhecimento, consideração e decisão) e contratem o seu software!
Hora de conquistar suas insígnias!
Esse foi apenas um exemplo de como funciona o Google Ads e como ele pode ser utilizado para captar leads.
Cada cliente deve ter uma estratégia diferente, que maximize as taxas de conversão e ofereça os melhores resultados possíveis.
Agora que você já entendeu melhor o Google Ads, basta começar a utilizá-lo em sua empresa para ver os resultados decolarem e ter um número que você nunca viu de leads quentes, aqueles que realmente viram negócio!