Me diga, qual foi a última vez que realizou uma compra e não consultou a internet em nenhum momento?
Seja para consultar valores, reputação das marcas, ou até mesmo para realizar o consumo em si.
A internet, desde a década de 90, tem sido a principal responsável pela transformação e evolução do comportamento do processo de compra e dos consumidores, desde a forma de comunicar até para efetivação da venda.
O processo de compra passou a ter um ritual: acessar as informações do produto/serviço, a eficiência e avaliação, qual a melhor marca para o consumo, onde é oferecido o melhor valor, se é mais vantajoso fazer a compra online ou presencial.
E além disso, um grande aliado ou inimigo é a qualidade do atendimento ao público.
O ponto é que as empresas precisam cada vez mais mostrar seu valor e ganhar a confiança do seu público-alvo para conquistar sucesso.
Isso é uma regra independente de seu segmento, trata-se de roupas, carros, eletrodomésticos, ou até mesmo viagens, curso, cirurgias médicas, procedimentos odontológicos e assim por diante.
A imagem e reputação da sua marca pessoal e profissional é um dos principais pontos para o sucesso do seu negócio e o cliente satisfeito é sua melhor propaganda, já que hoje, todos se tornaram formadores de opinião.
Então, se no seu caso seu negócio é um consultório odontológico e você realiza o procedimento de lente de contato dentário em seu paciente, o resultado será sua melhor propagando, pois com bons feedbacks e pacientes satisfeitos e felizes indicam outros pacientes.
Mas para conquistar essa satisfação do cliente e sua reputação existem estratégias que podem ser seguidas, de acordo com seu segmento e público.
O marketing na prática
Desde o século XIX, o marketing tem colocado em prática seu objetivo de entender, e mais que isso, atender as necessidades do consumidor de forma eficaz.
Existem diversos métodos que foram sendo aperfeiçoados e inovados com o passar do tempo, sempre tendo como foco principal o comportamento do cliente, para isso, foi criado o conceito dos 4 P’s:
Produto: o que é oferecido para o consumidor, seja um serviço, produto ou até uma ideia.
Praça: o local que a compra será efetiva, seja online ou físico.
Preço: o custo que a compra terá, considerando o valor agregado ao produto.
Promoção: a divulgação feita para esse produto.
Essa é uma base para qualquer estratégia aplicada e foi passando por todas as etapas percorridas.
Marketing 1.0
No início do processo de produção de produtos e vendas, ainda na Rev. Industrial, não havia grande competitividade, afinal, o público não tinha opções de escolher de onde consumir, não haviam grandes mercados.
Pensando nisso, as necessidades do cliente não eram consideradas, tendo o foco completamente no produto com alto nível de produção.
Marketing 2.0
Nesse momento os consumidores passam a ganhar mais valor e se tornar foco das produções, isso por conta do crescimento das empresas cresce também a competitividade.
Sendo assim, o objetivo do marketing 2.0 satisfazer o seu consumidor.
Marketing 3.0
Esse cenário muda muito em relação com o de cima, nesse ponto as marcas não podem mais pensar apenas em vender e agradar seu consumidor, é exigido outra postura.
Esse é o marketing que estamos acostumados, as marcas são cobradas de um atendimento mais humanizado e de qualidade, o tratamento com seu público deve ser um diferencial.
Além disso, não é mais possível se manter neutro em relação às causas e acontecimentos, é cobrado um posicionamento.
O consumidor busca por uma marca que possa criar laços, que se identifique e partilhe de seus valores, assim, é criado a fidelidade com a marca e o consumo não é mais apenas pela necessidade, mas sim como apoio e memória afetiva com a marca.
Sua marca deve conter uma personalidade, ser como a representação de uma pessoa.
Ou seja, possuir um comportamento, posicionamento e uma forma de comunicar, isso é conhecido com “Brand persona” e é fundamental para que uma empresa cresça e tenha sucesso.
Marketing 4.0
Esse veio para complementar o que já é posto em prática no marketing 3.0.
O marketing 4.0 surge com a urgência do que vem sendo, cada vez mais, exigido da sociedade: o movimento de inclusão social, o senso de comunidade e de melhorar o mundo.
Já não é mais um segredo que a Revolução Digital está acontecendo, e junto dela, as pessoas têm cada vez mais criando e cobrando posicionamentos quanto questões ambientais e sociais, a internet é uma ótima aliada para isso.
Por essa razão, os conteúdos desenvolvidos no mundo digital são muito importantes.
Segundo Philip Kotler, o marketing 4.0 mostra que para atrair seu público-alvo é preciso apresentar conteúdos qualificados e educativos para causar a identificação e levar valor.
Dessa forma, é possível oferecer soluções, mostrar propriedade sobre os assuntos que domina, apresentar tendências e novidades do mercado que se insere, entre outras pautas.
Por exemplo, em seu consultório odontológico, se quer atrair pacientes que precisam de tratamento de canal ou implante dentário, pensando que buscam por valores e procedimentos, pode usar pautas que abordem as palavras-chave “implante dentario valor” e “tratamento de canal preco” e desenvolver um conteúdo com base nisso.
É muito importante que ao produzir conteúdos, tenha palavras-chave/termos-chave programados para atrair seus consumidores de acordo com suas buscas.
Além disso, a informação é o que move o mundo, sendo capaz de causar mudanças.
Principais mudanças com Marketing 4.0
Com tudo que foi dito acima, é perceptível que esse avanço do marketing veio para inovar, mais uma vez, a comunicação, o formato das empresas e do consumo.
Conforme a sociedade avança e muda, tudo ao redor se altera junto por conta do comportamento que o mundo passa a ter.
A internet disponibiliza acesso a todas as informações de forma simples e rápida, hoje é possível saber o que acontece do outro lado do mundo com um clique e isso mudou a sociedade, a tornou mais consciente e exigiu mais consciência do mercado.
Por isso, alguns hábitos precisam ser aplicados quando se trata de marketing 4.0, listei quatro para você:
- Brand Persona: como já dito acima, o relacionamento com seu público é fundamental e por isso as marcas precisam se portar como uma identidade pessoal, assim cria-se uma interação e é possível fortalecer os laços com uma relação horizontal entre o consumidor e a marca.
- Gestão de Crise: as redes sociais permite que todos opinem sobre qualquer assunto, ou seja, nem sempre você terá controle de tudo, por isso esteja preparado para julgamentos, críticas e até com a nova cultura do cancelamento. Ter um gerenciamento e um planejamento de crise, para monitorar as menções da sua marca e cuidar da sua reputação é muito importante.
- Conteúdos de Qualidade: descubra quais palavras-chave seu público tem buscado para ser mais assertivo nos conteúdos que irá publicar. Por exemplo se buscam por “restauracao de dente quanto custa” você pode desenvolver pautas explicando sobre o processo de restauração dos dentes, os materiais utilizados e aproveitar uma Call-to-Action para orçamento.
- Online e Offline: integre as duas realidades, afinal mesmo com todas as evoluções tecnológicas nada pode substituir a interação humana, inclusive, o atendimento humanizado tem grande impacto positivo e é um grande diferencial.
Lembre-se que seu foco principal é fidelizar e criar laços com seu consumidor, por meio de identificação de valores, defesa e posicionamento de causas e acontecimentos e conteúdos educativos e de qualidade.
Com isso, mesmo com influências nem sempre positivas da internet, seus consumidores se tornam defensores e influenciadores da sua marca, passando a defendê-la e divulgá-la.
Esse é um processo contínuo e que exige um plano de ação, uma equipe determinada e que acredite na marca e nos valores, que vista a camisa!
Se puder te dar uma última dica, mas não menos valiosa é: não esqueça do seu pós-venda.
Com esse novo formato de marketing, as empresas ganharão mais força e vínculo com seu público e o sucesso será de ambos.
Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Clínica Ideal