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O que é Growth Hacking e como colocá-lo em prática?

  • lucas lucas
  • 4 novembro, 2021
O que é growth hacking?

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O crescimento de modo rápido é algo que todo empreendedor deseja ter em seu negócio. Com o conhecimento a respeito do Growth Hacking e os seus benefícios, é possível obter bons resultados no mercado empresarial.

O que é Growth Hacking?

Índice do conteúdo

    • 0.1 O que é Growth Hacking?
  • 1 Por que investir no Growth Hacking?
  • 2 Principais estratégias no Growth Hacking no marketing
  • 3 Benefícios do Growth Hacking

Growth Hacking é uma estratégia que tem como objetivo proporcionar o crescimento significativo e acelerado dos negócios, partindo da identificação dos pontos críticos e propondo devidas soluções para tais aspectos.

Com isso, basicamente, os empreendedores podem detectar os pontos e áreas que necessitam de melhorias e elaborar experimentos para solucionar as falhas.

O Growth Hacking é conhecido em português como Marketing orientado a experiências.

O termo foi criado em 2010, por Sean Ellis, um profissional que analisou empresas e, após um tempo, percebeu que elas tinham pontos em comum para melhorias e processamentos, e que estavam diretamente relacionados ao crescimento.

Com tais identificações, o sucesso das empresas passa a acontecer.

Isso porque, percebeu-se que antes as companhias fugiam das estratégias de marketing tradicional e outros aspectos que contribuiriam com o crescimento do empreendimento.

Assim, de modo a tornar as ações mais efetivas e tornar o crescimento mais ágil e palpável, tornou-se necessário a formação de uma equipe de profissionais de perfil analítico, criativo e especializados em growth hacking e que sejam muito dedicados à análise de dados.

Para que isso seja possível de forma ainda mais qualitativa, o processo de identificação dos pontos críticos é feito pelos KPI’s (Key Performance Indicator), em português Indicador-chave de Performance.

Os indicadores ajudam a verificar se todas as ideias e metas propostas para a empresa estão sendo realmente colocadas em prática e se os objetivos estabelecidos no planejamento estão se concretizando, por meio de métricas pré-estabelecidas e conforme os objetivos traçados.

O que é Growth Hacking?

Por que investir no Growth Hacking?

Há várias razões que podem interessar aos empresários para começar a investir no Growth Hacking para o seu negócio. Confira nos tópicos a seguir as principais:

  1. O crescimento ocorre com a soma de conquistas diárias

Soluções milagrosas e que realizam o crescimento e sucesso em um único dia raramente acontecem. 

Assim, ao invés de pensar no milagre para resolver todos os problemas de uma só vez, trabalhar diariamente com estratégias realistas são formas de pequenos resultados acontecerem e assim se tornarem algo grandioso, visto a constância e ações mais específicas e voltadas para as principais necessidades.

  1. Possibilidade de implementar vários experimentos

Experimentações sobre as possíveis soluções para ajudar a empresa é algo que demanda tempo para gerar estatísticas e relevância, mas são fundamentais para resultados consistentes. 

Assim, é crucial criar planejamentos e ações para “testar” de forma estratégica e monitorada as soluções previstas e aprovadas.

Afinal, os resultados só podem ser notados se os profissionais de growth rodarem os potenciais experimentos até encontrarem as melhores soluções.

  1. Ajuda nos aprendizados e contribui para ideias de otimização

A estruturação de processos nas empresas gera muitos ensinamentos. 

Por mais que um experimento não ocorra conforme o planejado, os profissionais que atuam no growth hacking podem tirar lições importantes, como quais processos precisam ser otimizados, além de pensar em novas ideias para encontrar as melhorias necessárias para a empresa.

Principais estratégias no Growth Hacking no marketing

A parte prática do growth hacking e as estratégias que serão utilizadas dependem muito de alguns fatores como:

  • Tipo de negócio;
  • Área de atuação;
  • Avaliação dos KPI’s;
  • Necessidades de melhorias;
  • Particularidades da empresa.

Apesar disso, e da necessidade de uma análise aprofundada, existem estratégias e práticas iniciais que funcionam em diversos negócios, independentemente do seu segmento, e que podem agregar ótimos resultados e atrair/reter clientes. São elas:

  1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias quando o assunto é crescimento de tráfego e atração de potenciais clientes. Mas, para ser efetiva, algumas análises e melhorias constantes são necessárias.

Assim, se a sua empresa ou marca tem um blog, por exemplo, investir tempo para a criação de posts relevantes e que atendam as demandas do potencial cliente contribui para o aumento no número de visitantes.

Para acelerar o tráfego, os profissionais podem utilizar alguns recursos de SEO (Search Engine Optimization) com técnicas de backlinks e SEO on page que atuam na otimização e crescimento da página.

Uma CTA (Call to Action), em português chamada de ação, interessantes, pop-ups e banners na página são ótimos recursos para aumentar a base de contatos.

  1.  Anúncios pagos

Apostar na estratégia de anúncios pagos em mídias sociais é uma maneira de mostrar as novidades ao público-alvo do negócio. 

Plataformas Ads como Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads e Twitter Ads, são alguns exemplos das redes mais utilizadas e rentáveis.

Com esta opção é possível aumentar o tráfego e usar links patrocinados para melhorar a visibilidade da empresa nos buscadores de pesquisa. Porém, esta estratégia exige uma manutenção periódica, ou seja, investimentos recorrentes para se manter eficiente.

  1. Marketing de referência

Consiste em transformar os clientes em grandes promotores da marca. Basicamente, o usuário indica uma pessoa para se tornar cliente do negócio devido a confiança que tem na marca. 

Contudo, em campanhas específicas, o cliente que indicou pode receber uma recompensa por esta ação.

Esta estratégia incentiva a famosa divulgação boca a boca, reduz alguns dos custos das empresas e ajuda nos processos de fidelização destes novos clientes.

Outras estratégias que podem ajudar na implementação de growth hacking são: Inbound Marketing, princípio de escassez, testes A/B, entre outras.

Contudo cabe ressaltar neste ponto que o Growth pode ser usado para além das ações de marketing, proporcionando melhorias em setores mais estratégicos e até logísticos.

Benefícios do Growth Hacking

Os principais ganhos em investir no growth hacking se resumem na identificação de oportunidades, criação de uma cultura dentro e fora da empresa, além da melhoria contínua na empresa.

Mais ainda, tais estratégias permitem criar ações mais focadas nos resultados e estimando os possíveis retornos, visto que os ofensores são identificados com eficácia. 

O growth também pode reduzir custos de processos, retenção e fidelização dos clientes, se mostrando bastante amplo e efetivo.

Deste modo, investir nas estratégias de growth hacking é uma maneira de melhorar a atuação da empresa, aumentando a qualidade dos produtos e serviços, processos e o atendimento ao cliente, além de tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e fluido.

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