Você sabe o que é o “marketing de varejo”?
O varejo trabalha com a venda de serviços ou de produtos.
Ou seja, é uma área que vai lidar com mercadorias, só que não em grandes quantidades, como é o caso do atacado.
O setor varejista apresenta crescimento desde a criação da caixa registradora em 1883.
Apesar disso, existem registros da atividade varejista desde 6 mil A.C.
Um exemplo conhecido de varejo está no supermercado, mas também em shoppings, nas lojas, vendas de roupas de esporte, onde se consulta o preço de uma bermuda para andar de bicicleta, por exemplo.
Mas, em que momento entra o marketing nessa história?
Pois bem, vamos começar a explicar isso no material a seguir! Não deixe de acompanhar nosso conteúdo.
O que é o marketing de varejo?
Com o passar dos anos, a ideia de varejo somente como venda de um serviço ou produto fisicamente começou a se tornar ultrapassada.
Isso porque, na era digital tudo é possível!
Com isso, várias empresas varejistas começaram a investir em redes sociais e até mesmo possuem um site para se posicionar nos novos ambientes e para alcançar novos públicos.
Por isso, o marketing de varejo pode ser visto com várias atividades por parte da empresa, que tem como objetivo converter-se em vendas.
Se o varejo atua vendendo produtos e serviços variados, o marketing de varejo atua mostrando um caminho sobre como isso pode ser feito, apropriando-se inclusive, dos meios digitais.
Para isso, é necessário criar algumas estratégias que partem do básico quando o assunto é marketing, que é conhecer o seu produto, verificar o preço que será aplicado, qual é a praça, assim como promover esse tipo de produto.
Esses 4Ps do marketing, como são conhecidos, atuam em um mix e favorecem com que o marketing de varejo tenha sucesso.
Por exemplo, os serviços contábeis de modo geral, assim como o controle de acesso corporativo é essencial para o pequeno, médio ou grande empresário.
Para aumentar o número de clientes e de contratos assinados, é necessário conhecer o que a empresa oferece como serviço, qual é o preço diante da concorrência, a praça – ou seja, se existe público para esse tipo de serviço e quais são as melhores estratégias de promoção.
Isso envolve, inclusive:
- Criar um plano estratégico de comunicação;
- Apostar em técnicas do marketing de conteúdo e de SEO;
- Fazer anúncios nas redes sociais e no site;
- Investir em comunicação visual;
- Contar com uma equipe preparada para esse tipo de atendimento.
Os benefícios de investir em serviços de marketing digital para o setor do varejo são muitos, como aumentar a visibilidade do negócio, conquistar mais clientes, ter novas formas de venda para os produtos e, ainda, ter mais estratégias de fidelização do consumidor.
Um exemplo interessante é que se antes uma academia natação zona norte sp ou da área da saúde só conseguia oferecer seus serviços presencialmente, hoje, as pessoas podem conhecer a academia mesmo que à distância, acompanhando o conteúdo em redes sociais e até realizando teleconsultas.
Esse sistema de adaptação vale não somente para serviços ofertados na área da saúde, mas pode atingir pequenas, médias e grandes empresas.
Isso vale, por exemplo, para empresas de administração, do setor de recursos humanos e de desenvolvimento de softwares como o de uma empresa de limpeza predial terceirizada, dentre outros.
Isso representa um avanço da área tecnológica, assim como do acesso a dispositivos digitais por meio da internet.
Por exemplo, quando o cliente precisa obter informações sobre qualquer tipo de serviço, produto, ou quando ele deseja obter o endereço de uma empresa, como é o caso de uma vending machine personalizada, ele irá consultar na internet.
Se a empresa está fora do ambiente digital, é muito provável que ela não seja vista pelo cliente e isso compromete o número de vendas e, até mesmo, pode vir a afetar a credibilidade da empresa.
Como aplicar esse tipo de marketing?
Já que o marketing é um setor importante para a empresa por desenvolver estratégias para atrair os clientes e humanizar a imagem da sua marca, é importante saber como aplicar esse tipo de marketing no setor varejista. Mas, afinal, como fazer isso?
Como o cenário pende a ações no ambiente digital, vamos citar um exemplo para que você entenda sobre como essa aplicação pode ser feita.
Se o seu negócio é instalar piscinas, seja de alvenaria ou fibra, por exemplo, muitas pessoas acham que precisam conhecer o espaço fisicamente. Mas, boa parte das ações podem ocorrer no meio digital.
Se o seu cliente deseja saber, por exemplo, o pirômetro preço, é possível enviar para ele um projeto digital via email marketing, com uma promoção, apresentando sua proposta.
Além disso, é possível agendar uma reunião online para entender melhor as necessidades do seu cliente. Mas, como esse cliente vai chegar até sua empresa?
Esse cliente pode chegar por meio de um anúncio nas redes sociais que o direcionou para o site, por meio de uma pesquisa e utilizando ferramentas de buscas no ambiente digital, por meio de uma captação de clientes, dentre outras estratégias que serão desenvolvidas pelo marketing.
Empresas que estão fora dessa adaptação proposta pelo setor tecnológico tendem a perder clientes para a concorrência.
Esse é um cenário de investimento em marketing. O mesmo vale para um supermercado, por exemplo. Quantas pessoas têm deixado de ir fisicamente ao mercado para fazer compras pelo aplicativo?
Tudo isso, é estratégia de marketing e precisa ser considerado ao pensar nas campanhas, brindes e quais tendências serão aplicadas para determinados públicos.
Qual é o cenário do futuro desse setor após a pandemia?
Sem dúvidas, a pandemia causada pela Covid-19 trouxe muitos impactos na sociedade, não somente na área da saúde, mas também na economia e setores de serviço.
Isso afetou diversos setores, aumentando o número de pessoas desempregadas. Após um cenário de instabilidade e tensão, com o avanço da vacinação e redução do número de casos, os setores foram voltando suas atividades.
Com isso, algumas expectativas vão sendo criadas em torno do setor. Neste artigo, destacamos 5 tendências previstas para o segmento.
- Uso de chatbots;
- Velocidade e crescimento nas vendas online;
- Maior interação multimídia;
- Presença de equipe online;
- Reuniões com clientes e fornecedores no ambiente digital.
Com essas dicas já é possível perceber que a tendência é que as vendas dependem de aparatos tecnológicos para acontecer.
Por exemplo, sua loja de eletrodomésticos ou assistência técnica e que oferece outros serviços pode ter um contato com o cliente por meio de chatbot, que é um robô virtual respondendo o câmara fria pequena para carnes ou para a troca de um equipamento.
Ao mesmo tempo, esse cliente pode entrar no site e ver os preços da geladeira com frases chamativas e um ícone que chame sua atenção para o bate-papo com um vendedor online.
Ou seja, são formas de atrair o seu cliente de maneira diferenciada, apostando em recursos digitais e visuais.
Dicas para apostar no marketing digital na área do varejo
Já que as vendas onlines e o cenário do varejo dentro do marketing digital representam uma tendência para o segmento, nada mais correto do que investir em redes sociais, assim como em ter um site que esteja pronto para a realização de vendas.
Isso representa dizer que seu site precisa ser interativo e de fácil acesso.
Ou seja, o cliente precisa conseguir acessar as páginas com facilidade, por meio de um carregamento rápido.
Do mesmo modo, é preciso contar com boas imagens, informações precisas sobre os produtos ou serviços, equipe digital para falar com o cliente e um sistema de pagamento que seja rápido e seguro.
Essas ações são importantes para que o cliente não desista da compra e a empresa do varejo perca a venda.
Além disso, para qualquer estratégia no ambiente digital dar certo, é essencial que a empresa conheça bem o seu público, suas limitações, preferências, dentre outros aspectos, que são importantes para que a empresa saiba como direcionar melhor suas estratégias.
O uso de chatbots, que são robôs virtuais que conseguem conversar com o cliente automaticamente, assim como a disposição de uma equipe virtual para fazer ligações e vendas é importante para que seu negócio não perca oportunidades no cenário digital.
Outra dica importante, sobretudo, para setores do varejo que comercializam produtos no ambiente digital, é pensar na forma de entrega desse material.
Para que a experiência do cliente seja de fato positiva, é importante que o negócio ofereça uma entrega rápida, versátil e com um frete justo.
A partir disso, seu negócio varejista, independentemente do tipo de produto ou serviço, seja por meio de um diagnostico injeção eletronica e recursos tecnológicos, até um hipermercado, terá grandes vantagens e chances de aumentar as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.