As métricas de marketing digital podem transformar os negócios em pouco tempo.
A infinidade de disciplinas que você pode explorar para impulsionar o ROI (Return Over Investiment – o retorno do investimento) , a visibilidade da pesquisa orgânica e o número de leads qualificados é infinito.
Embora tudo isso seja importante, se seu desempenho não pode ser medido regularmente, então qual o objetivo e como saber se realmente as ações estão surtindo os efeitos esperados.
É aí que os KPIs (Key Performance Indicator), isto é, os indicadores-chave de desempenho de marketing, entram em ação.
Esses indicadores são uma maneira extremamente útil de definir como é o sucesso em relação às suas metas de negócios abrangentes, e eles são muitos, podendo diferir conforme o segmento, público e propósitos de cada empresa.
O que é um KPI de marketing digital?
Os KPIs são valores usados para medir e acompanhar o desempenho de uma campanha de marketing.
As empresas que contam com uma equipe de marketing digital, e até pensam em alugar sala comercial para garantir um espaço adequado, ou contratam uma agência terceirizada, passam a implementar uma variedade de estratégias para promover serviços e produtos.
Os KPIs, desde que sejam específicos para a campanha, facilitam a determinação de metas e objetivos e, por sua vez, medem o desempenho com base nesses valores definidos.
Os indicadores-chave de conteúdo geralmente estão conectados a uma conversão. Como regra geral, eles devem ser fáceis de definir e medir, assim como devem ser um benefício considerável para sua empresa e estar alinhados com seus objetivos.
Aumento de leads ou vendas são KPIs típicos
Algumas organizações também usam o crescimento dos negócios para medir o seu sucesso, por exemplo em uma campanha voltada para construtoras em SP, e fazem isso em termos de aquisição de novas contas, bem como aumento de receita e lucro.
O volume de negócios repetidos também é bom, assim como as despesas gerais, o custo de aquisição e o tempo de compra.
O que são métricas?
As métricas são mais específicas do que os KPIs. Basicamente, consistem nos parâmetros reais que os profissionais de marketing digital usam para medir o que está acontecendo com a campanha.
Por exemplo, alguém preencher seu formulário de consulta online, responder a uma campanha de e-mail, clicar em um link ou acessar seu site por um conteúdo postado externamente (blog ou redes sociais), são ações que podem ser mensuradas e representam evoluções na jornada de compra.
É muito importante que você evite “métricas de vaidade”. Afinal, apesar de parecerem boas, na realidade não vão garantir o retorno do seu investimento se não forem contextualizadas com outras métricas. Assim, você precisa focar nas “métricas de valor”.
Nesse sentido, alguns exemplos de métrica de vaidade são, quando não complementadas:
- Impressões de página;
- Seguidores nas redes sociais;
- Tempo gasto em um site como um todo;
- Tráfego geral da web.
Já entre os exemplos de métricas de valor estão:
- Assinaturas de listas de e-mail;
- Cliques e encaminhamentos de e-mail;
- Compartilhamentos de conteúdo;
- Custo por aquisição;
- Downloads de e-books;
- Inscrições em newsletters;
- Leads qualificados para vendas;
- Menções sociais e engajamento;
- Taxas de conversão;
- Valor da vida útil do cliente.
As métricas de vaidade não são totalmente ruins, porque mostram que os esforços de marketing digital estão surtindo efeito. Mas, para obter boas respostas, eles não devem ser usados como um objetivo final e precisam ser contextualizados com outras métricas.
Presença nas redes sociais
A rede social é um aspecto essencial da estratégia de marketing das empresas mais bem-sucedidas.
Afinal, é como você constrói reconhecimento e confiança da marca de serviço de gestão condominial junto ao público.. Se bem feito, sua rede social deve levar a conversões.
Nesse ponto, vale destacar que é preciso que outros componentes de marketing digital funcionem bem, por exemplo, em um site da empresa e que apresentem um UX (Experiência do Usuário) excepcional.
Medir KPIs digitais por meio de ferramentas online ajuda a entender como seu conteúdo está sendo recebido e o nível de engajamento que diferentes conteúdos criaram.
Ver a proporção entre alcance e engajamento possibilita entender o impacto de suas plataformas de rede social.
Por exemplo, se você está recebendo baixo engajamento, mas tem um alcance pequeno, suas postagens estão criando um engajamento relativamente alto em comparação a uma conta social com grande alcance, mas que não recebe engajamento.
Desse modo, é importante avaliar qual a porcentagem de alcance em relação às interações obtidas.
Baseado no exemplo anterior, analisar o engajamento das suas postagens de gestão de condomínios permite verificar os resultados obtidos, além de entender o tipo de conteúdo mais adequado conforme o desempenho.
Com base nisso, você pode alterar e adaptar sua estratégia de rede social para incluir conteúdo que sabe que receberá um bom engajamento.
Esteja ciente de que o conteúdo que você publica nas redes sociais é afetado por algoritmos dessas plataformas, o que pode resultar no aumento ou perda de alcance.
Posicionamento de marca na internet
Se você está vendo ótimos resultados de seus KPIs marketing de rede social, isso também deve se traduzir em resultados positivos para seu site de venda de laje protendida para o setor da construção civil.
Se seus KPIs de rede social não refletem em seu site, algo não está certo e as campanhas precisam ser ajustadas, por exemplo, para encontrar o público certo.
Por exemplo, se seus KPIs indicarem que a aderência do seu site é baixa, você pode criar mais conteúdo com SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, para que as pessoas possam encontrar seu site.
Você também pode se concentrar em melhorar a experiência do usuário. Isso pode ser algo simples, como acelerar o tempo de carregamento, instalar um bate-papo em tempo real ou apresentar vídeo para que os visitantes permaneçam por mais tempo.
Envio de e-mail marketing
Embora o e-mail agora seja visto como uma forma menos atual de marketing digital, ainda é uma maneira eficaz de nutrir sua lista de contatos e motivá-los a investir em seu produto ou serviço, como atividades de manutenção de elevadores de prédios e edifícios.
No entanto, são bilhões de e-mail enviados todos os dias, então você precisa criar aqueles que tenham conteúdo de alta qualidade, assim como títulos que geram boas taxas de abertura.
Se seus KPIs digitais indicarem que ninguém está clicando nos e-mails, você precisa dar títulos mais atraentes aos seus e-mails.
Já se eles obtêm boas taxas de abertura, mas não estão recebendo cliques, você precisa adotar uma nova abordagem e se perguntar o que seus clientes em potencial procuram como conteúdo que vale a pena clicar.
Os resultados dos KPIs digitais são objetivos?
Lembre-se de tentar ser o mais objetivo possível ao definir e analisar seus KPIs.
Às vezes, obter uma perspectiva externa de seus KPIs de vendas de projeto elétrico residencial pode esclarecer problemas que você não consegue ver.
Para manter seus KPIs objetivos, use uma plataforma de terceiros.
Você pode encontrar análises em plataformas como o Facebook e Instagram, bem como o Google Analytics. Mas lembre-se que nas redes sociais algumas informações podem ser mais subjetivas, por isso uma dash mais completa pode ser necessária.
Interpretação de todo os resultados
Ao interpretar os resultados de seus KPIs digitais, você precisa fazer isso em dois níveis: micro e macro.
Uma macroanálise abrangente permite que você veja como seu marketing está funcionando de forma coesa.
Resultados de KPI saudáveis devem mostrar um crescimento constante no engajamento, visitas ao site, conversões e assim por diante.
Uma microanálise permite que você veja o que está acontecendo de forma mais intrincada. Se há algo pequeno que mudou e está sufocando seu crescimento, você deve ser capaz de identificar e corrigir rapidamente o problema.
Uma microanálise de seus KPIs também pode identificar resultados positivos que uma análise macro não pode.
Por exemplo, se o seu e-mail marketing mensal receber 1% de cliques, uma análise macro verá isso como algo ruim.
No entanto, uma microanálise pode descobrir que todos que pertencem a esse 1% são transformados em conversões, proporcionando um fluxo de negócios sustentável e estável.
Não se deixe enganar pelos dados
O que você não quer é ser enganado por alguns poucos dados, ou usá-los em excesso e assim se perder nas informações trazidas.
Ou seja, é preciso ter clareza sobre quais serão utilizados e qual finalidade terão. Lembre-se que as métricas devem ser direcionadas aos objetivos para trazer uma visão clara sobre os resultados e o que precisa ser mudado nas estratégias.
Desse modo, um alto volume de informações ou uso de muitos dados para um único parâmetro pode criar confusão ao invés de ajudar.
Nesse sentido, também é necessário considerar os prazos para que as métricas possam ser acompanhadas adequadamente e o período em que terão que trazer resultados.
De modo geral, você não pode esperar por um ROI em marketing digital após alguns meses de oferta de projetos de manutenção de solo grampeado para o segmento construtivo, por exemplo.
Isso porque, geralmente, é um dado que tende a apresentar melhores retornos a longo prazo.
Assim, não é incomum surgirem indicações para avaliações específicas para as campanhas ou mesmo a partir de períodos, considerando entre 6 meses a 1 ano.
Por outro lado, os relatórios mensais mostrarão as melhorias incrementais que estão sendo feitas, para que você possa ver os movimentos e retornos que estão sendo obtidos, mesmo em menor volume.
Os fatores de sucesso serão mostrados em termos de métricas, enquanto o ROI vem na forma de KPIs.
Conclusão
Existem muitos KPIs digitais diferentes que podem medir o impacto de seus esforços de marketing.
No entanto, mesmo que você use o maior número possível de KPIs, precisa manter a agilidade para corrigir rapidamente os erros de marketing e se adaptar a resultados inesperados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.