O marketing de guerrilha é uma das estratégias mais utilizadas por empresas de diversos portes que focam em utilizar formas criativas e exclusivas de apresentar seus produtos e serviços ao público.
Combinar ideias que focam na interação e na experiência do cliente com formas populares, como Google Ads ou ação direta, é uma das chaves para uma comunicação bem-sucedida.
Saiba um pouco mais no artigo abaixo sobre a criatividade e os benefícios dessa forma de marketing e como você pode colocar em prática na sua marca.
Conheça o marketing de guerrilha
Trata-se de uma estratégia de comunicação desenvolvida na década de 1980 pelo radialista Jay Conrad, inspirada no desempenho dos vietcongues na guerra do Vietnã.
Basicamente, esta forma de comunicação tem como princípio utilizar as relações emocionais com os clientes através de experiências únicas.
Transmitem a importância da empresa, em detrimento de outras, por meio de ações inovadoras de marketing de conteúdo.
Um excelente exemplo disso são as empresas de refrigerantes de renome mundial que, de tempos em tempos, lançam campanhas de marketing baseadas em referenciar/provocar seus concorrentes diretos, mostrando de forma brilhante por que eles são melhores.
Essa é uma forma interessante para empresas com menor poder aquisitivo, pois com boas ideias elas gastam menos para colocar a laje protendida em evidência.
Sabemos que quanto mais um público é influenciado pelo discurso ou campanha de uma marca, mais comentários ela recebe.
No marketing de guerrilha, também há interação e apresentação de diferentes ideias que atraem atenção para a marca através do elemento surpresa ou inusitado.
Como colocar o marketing de guerrilha em prática?
Como é habitual nesta área, a condução do marketing de guerrilha exige planeamento e prudência.
Em primeiro lugar, as construtoras em SP devem se preparar para a reação de todos. Ou seja, nem todos agirão positivamente nas medidas tomadas.
Portanto, há alguns pontos básicos a serem lembrados antes de colocar qualquer estratégia em prática. Acompanhe os tópicos abaixo para saber mais sobre o assunto.
Gere surpresa
O sentimento de surpresa deve estar no centro de toda campanha desse tipo. Afinal, a ideia é tirar o público da rotina de forma interativa e interessante.
Também é de suma importância ser original. Então, pesquise campanhas anteriores de concorrentes, aprenda com elas e pense em maneiras inovadoras.
Nunca repita algo que já foi feito. Isso danifica a sua reputação e não traz os resultados esperados.
Saiba inovar no contexto
O elemento surpresa está no centro do marketing de guerrilha. E, para isso, é crucial ser original e criativo.
Estratégias de pesquisa adotadas por outras empresas. Esta pesquisa preliminar fornecerá informações valiosas sobre como atrair clientes.
Os consumidores preferem privilegiar marcas com posicionamento e estratégias inovadoras. No entanto, isso não significa abandonar valores consolidados para se adequar ao mercado.
Na verdade, é exatamente o contrário: quanto maior a capacidade de uma empresa inovar sem perder a identidade, maior o impacto.
Idealmente, as características do consumidor final devem ser avaliadas para ajustar o timbre da voz de acordo com o que a manutenção de elevadores pede.
Conheça seu público
Quando se trata de desenvolver metodologias inovadoras para aumentar o reconhecimento da marca, é preciso saber exatamente quem se quer atingir.
As principais características da campanha devem ser determinadas a partir dos interesses, da localização, dos valores e necessidades do cliente.
Sem essa atenção prévia, corre-se risco de implantar uma estratégia totalmente em desacordo com os interesses e valores do público-alvo.
Privilegia a interatividade
As melhores campanhas de marketing de guerrilha não são apenas o conteúdo de inbound marketing, mas formas essenciais de conversar com o público prestes a comprar.
Alcance seus clientes por meio de uma interação próxima. Sempre que possível, afaste-se das redes sociais e busque uma jornada de experiência do usuário onde eles possam sentir sua marca de verdade.
Se o mundo virtual for a única alternativa, forneça a melhor conexão possível, como lives e chats ao vivo.
Tipos de marketing de guerrilha
O marketing de guerrilha pode ser feito de muitas maneiras diferentes e por meio de uma variedade de mídias.
Tudo o que você precisa fazer é ser criativo sobre como e onde usar essa estratégia poderosa.
Confira a seguir os tipos de marketing de guerrilha.
Ao ar livre
Esta é uma ótima maneira de chamar a atenção de um público que ainda não conhece o serviço de projeto elétrico residencial.
Você pode usá-la em qualquer local bem arejado e sem trânsito. Tudo depende do seu propósito e do que você quer que as pessoas pensem sobre um determinado assunto.
Uma dica valiosa é estudar previamente os locais que o seu público-alvo mais frequenta.
A ideia é ser visto pela maior parcela de pessoas, então, escolher lugares com bastante pedestres é uma ótima tática.
Em grandes eventos
Em grandes eventos, a estratégia mais utilizada é o chamado marketing invisível – ou seja, marketing sutil, que quase passa despercebido.
Quando um personagem bebe uma determinada marca de refrigerante ou dirige um determinado carro em filmes ou séries, este é um belo exemplo de marketing invisível.
No caso de eventos, a marca de gestão de condomínios deve investir em brindes e em outras formas de se comunicar com as pessoas.
Em locais fechados
O marketing de guerrilha também pode ser feito em locais fechados, como shoppings, cinemas e banheiros.
A criatividade deve ser usada e abusada aqui, pois, embora não sejam lugares comuns de divulgação, são extremamente promissores.
Pense no que seria incomum neste ambiente e no tipo de pessoa que você deseja abordar.
As vantagens de apostar no marketing de guerrilha
No mundo do marketing, manter-se atualizado sobre as novas tendências e inovações é obrigatório.
É assim que uma loja de solo grampeado se consolida no mercado, por exemplo – e o marketing de guerrilha se mostra muito pertinente para isto. Veja o porquê a seguir.
Assumir riscos
Um tema comum na atividade de guerrilha é o elemento de choque. Algumas empresas realmente tentam ousar, e isso pode funcionar muito bem, embora em alguns casos possa ser um erro.
Antes de empreender uma campanha de marketing de guerrilha, é importante determinar o que provavelmente acontecerá e se sua empresa pode arcar com o risco.
É importante pensar o marketing de guerrilha desta forma: seu negócio é muito sério? Se a imagem for mantida nessa direção, essa abordagem pode não ser a mais recomendável.
De qualquer forma, é essencial encontrar um bom equilíbrio entre recompensa percebida e risco antes de prosseguir.
Surpreender
Trabalhar com o senso de admiração do público é o principal diferencial do marketing de guerrilha.
Há muitas maneiras de captar o interesse das pessoas, introduzindo novas informações em suas vidas diárias.
A imprevisibilidade pode ser usada a seu favor. Presenciando uma situação surpreendente, as pessoas tendem a aumentar sua atenção.
Um fato muito importante é que uma campanha surpresa pode ter uma recepção negativa do público-alvo.
Portanto, o profissional de marketing deve construir a campanha de forma a minimizar o impacto negativo do elemento surpresa.
Ser capaz de identificar um bom processo de perfil e segmentação de público é uma das partes mais importantes da preparação de uma campanha de guerrilha.
Gastar pouco
O custo de uma campanha de guerrilha muitas vezes pode ser o que atrai os olhos para os negócios.
O objetivo é criar buzz e impacto imediato no público-alvo, mantendo um orçamento limitado.
Isso significa que processos criativos, inovadores e econômicos necessariamente entram no plano de marketing.
Apresentar benefícios
Os benefícios para o cliente podem ser o aspecto mais difícil de atingir no marketing.
O marketing de guerrilha deve sempre oferecer ao público-alvo algo para torná-lo mais rico ou mais satisfeito.
Se você usar criatividade e inovação, poderá construir confiança e satisfação do cliente, o que pode contribuir significativamente para a eficácia de uma campanha de marketing.
As vantagens podem ser uma entrega, um presente ou apenas um motivo para sorrir.
Ser interativo
Algumas campanhas têm um elemento interativo para melhorar o engajamento do consumidor.
Quando usada corretamente, essa pode ser uma tática muito eficaz. Mas tome cuidado, pois pode ser mal utilizada e até vandalizada, dificultando a manutenção.
Não existe uma fórmula científica para criar uma campanha de marketing de guerrilha eficaz.
No entanto, entender as características comuns importantes de gestão condominial pode ajudar a impulsionar ideias criativas.
Lembre-se de que é importante ser incomum, único e corajoso em seus empreendimentos.
Conclusão
Ao fim da leitura, você tem tudo o que precisa para compreender o impacto e os detalhes do marketing de guerrilha. Ao longo deste post, você pode conferir:
- Definição de marketing de guerrilha;
- Dicas de uso;
- Tipos;
- Benefícios.
Ou seja, resta a você começar a colocar esta estratégia em prática a fim de evidenciar o serviço de alugar sala comercial.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.