Quanto maior for o fluxo de visitantes do seu site, maior visibilidade você vai ter e a garantia de conversões aumenta.
Fluxo de visitantes: o Facebook é uma das portas de entrada mais importantes do seu site, fazendo gerar mais engajamento com a sua marca e garante um maior número de conversões.
A prova dessa afirmação pode ser refletida em um fato que aconteceu no início do mês, no dia 01 de agosto de 2014 para ser mais preciso. Como você já deve ter ouvido falar, o Facebook sofreu um grande apagão no meio do dia, e ficou fora do ar por cerca de 30 minutos na sexta-feira, quem tentava acessar o site encontrava a mensagem “Sorry, something went wrong.” dizendo que eles estavam tentando consertar o problema o mais rápido possível. Para se ter uma ideia do que isso pode ter causado, diversos sites de notícia sofreram uma queda de 3% em seu fluxo de visitantes geral. O mais interessante que pudemos extrair desse evento foi a oportunidade de conseguir olhar como o mundo do tráfego e fluxo de visitantes na web se parece sem o Facebook.
Muita gente se utiliza de dispositivos móveis como celulares ou tablets para acessar a internet e esse fato só tende a crescer. Uma grande parte do tráfego na web por aparelhos móveis vem do Facebook, e em conta disso durante o tempo que o Facebook estava indisponível o fluxo de visitantes em sites a partir de dispositivos móveis caiu cerca de 8,5%.
O fluxo de visitantes em sites a partir de dispositivos móveis caiu cerca de 8,5%.
O que podemos levar em consideração aqui é o fato de que o acesso à internet via mobile está alcançando níveis altíssimos, as pessoas estão sempre buscando novos meios de estar online, e isso é uma necessidade geral, ninguém quer ficar de fora e nem perder nada. Então use essa informação como uma oportunidade de a sua empresa também estar conectada na rede, frente a frente com os usuários e buscando passar informações valiosas que gerem engajamento e direcione esses usuários para o seu site em um processo de vendas.
Como eu já disse em outra matéria sobre o alcance orgânico do Facebook, é a mais pura realidade que os seus consumidores e pessoas de interesse estão nas redes sociais, e estar presente no Facebook e nas redes sociais em geral significa ter contato direto com o seu público, assim você pode descobrir sobre as necessidades dele, sobre o que eles estão falando, quais os seus gostos e interesses e transformar isso em uma oportunidade de vendas, de uma maneira bem simples, se comunicando de acordo com os seus clientes e falando para eles o que eles querem e tem a necessidade de ouvir.
Tudo isso faz parte de uma estratégia de marketing integrada e com o foco na geração e conversão de leads, e a melhor maneira de atingir o seu alvo é estando cada vez mais perto dele. Manter uma página nas redes sociais sempre atualizada e monitorada é um método importantíssimo para conseguir engajar consumidores. E engajamento é o nível de envolvimento, interação e influência que um cliente tem com a sua marca ao longo do tempo, então para conseguir converter um potencial lead em venda, você precisa que ele esteja engajado com a sua marca.
O que eu quero dizer com isso, é que o Facebook e as redes sociais são muitas vezes vistas como a porta de entrada do seu site, só esse pequeno apagão que deixou o Facebook fora do ar por apenas 30 minutos provou isso. Então isso mostra que boa parte dos seus consumidores se encontram online, ligados nas redes sociais e que para alcançá-los você também precisa estar presente nesse meio, contando boas histórias, passando informações eficientes e valiosas para o público, para assim se estabelecer e se posicionar juntamente com o seu público.
Em suma, no nosso breve momento sem o Facebook, o mundo digital parecia um pouco diferente, o fluxo de visitantes via móvel caiu consideravelmente e 30 minutos depois, quando o problema foi resolvido, o tráfego na web voltou ao normal. Esse fato só serviu de lição para quem ainda tem desconfiança sobre estar presente ativamente com informações nas redes sociais ou não. Acho que agora essa dúvida está sanada.
Agora que você já sabe onde seu público está, vá atrás deles da maneira certa, saiba guiá-los a seu favor, porque dificilmente eles irão sozinhos até você.