O e-mail é usado pelas empresas como uma estratégia de marketing por uma única razão: Ele funciona e ajuda na geração de leads.
Essa forma de comunicação permite que você alcance seus prospects de forma rápida e fácil para obter a geração de leads, mas você tem que saber usar o e-mail marketing da maneira certa se você quiser colher todos os benefícios que essa poderosa ferramenta oferece.
Mesmo com a ascensão de diversas ferramentas de marketing digital, como as redes sociais, o bom e velho e-mail marketing continua sendo uma das formas mais eficazes para a geração de leads e para os negócios na web. Essa ferramenta não perdeu a sua força, quando trabalhado de forma correta.
Diferentemente do spam, que é uma mensagem intrusa e indesejada, sem uma aceitação prévia do usuário, é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente, que pode ser explícito, quando o próprio cliente escolhe por receber aquelas mensagens e ficar atualizado com o que você tem a dizer, ou implícito, quando já existe uma relação visível entre a empresa e o cliente e a empresa vai atrás desse já possível lead.
Alguns dos principais benefícios dessa poderosa ferramenta de marketing são:
A conquista e a fidelização de clientes. Com o e-mail marketing você consegue manter um relacionamento direto com os seus clientes, estando sempre presente na caixa de entrada deles. No entanto, é preciso oferecer informações importantes e interessantes para que esses clientes sejam leitores fiéis e saibam que você pode ajudá-los.
Maior alcance. Certamente o alcance do e-mail marketing é o seu maior benefício, isso porque com apenas um clique a sua mensagem é passada instantaneamente para todo o seu público e lista de interesses e você pode ter a certeza de quais pessoas realmente serão impactadas por ele.
O e-mail marketing é eficaz. É o meio ideal para chegar de forma rápida, direta e massiva para milhares de pessoas onde quer que elas estejam. Você pode segmentar e personalizar a sua mensagem e fazer com que ela atinja as pessoas certas e cause maior impacto. E quanto mais gente ver a sua mensagem e gostar, melhor.
Você pode comprovar o sucesso de uma campanha facilmente. Com relatórios imediatos você consegue medir a taxa de abertura dos e-mails, a taxa de click e rejeição. E com essas informações nas mãos, você consegue entender o que está fazendo certo e o que precisa melhorar para alcançar corretamente seus clientes e aumentar a sua geração de leads.
O e-mail marketing maximiza as vendas. Impactando potenciais prospects com a maneira correta, ou seja, sabendo passar a mensagem desejada de forma eficiente, você tem maiores chances de estimular os clientes para a compra e fazer com que eles entrem em um processo de vendas. Você consegue aproximar a sua marca junto com os consumidores. Se você conseguir posicionar corretamente a sua marca e dar um tom de voz para ela, fica mais fácil para seus consumidores saberem quem é você. Com o uso do e-mail marketing é possível personalizar a sua comunicação com clientes e potenciais clientes, e isso leva até a geração de leads constante.
3 dicas para aumentar a geração de leads usando e-mail marketing.
- Crie expectativa. Use a janela de “assunto” do e-mail para criar um gancho com o leitor e fazer com que ele se interesse pelo conteúdo contido na mensagem. Seja criativo para compor uma linha de assunto que desperte a curiosidade de quem for atingido pelo seu e-mail marketing até esse cliente chegar ao ponto de clicar naquele e-mail e ser impactado pela sua mensagem.
- Não enrole. Ao passar uma mensagem pelo e-mail marketing você precisa ser o mais conciso possível, senão o leitor e possível lead perde o interesse por aquilo e para de ler, e você não quer que isso aconteça. Possivelmente você deve ter um monte de informação que gostaria de partilhar com seu leitor/cliente, mas agora não é o momento de dominá-lo dessa maneira.
- Guie o leitor até a ação. Nessa fase do processo de geração de leads você quer estar no caminho certo entre dar ao consumidor informações suficientes para ele tomar a iniciativa de dar o próximo passo e deixar o e-mail tão longo que o leitor vai fechar aquela janela antes mesmo de chegar ao botão de ação, que é o que vai gerar leads.
Se você está disparando e-mail marketings, tenha certeza de que ação que você quer que seu cliente tome com aquela mensagem e deixe isso claro para ele. Uma ótima estratégia do passo que um prospect pode tomar após ser impactado por um e-mail é mandar ele diretamente para uma landing page especializada, onde ele pode facilmente se registrar ao seu mailing e se tornar parte da sua lista. Mas é sempre bom dar algum incentivo para o seu leitor tomar essa ação, você oferece algum benefício a ele e em troca disso ele deixa seus contatos. Com o uso do e-mail marketing o processo de geração de leads fica muito mais simples e fácil de se alcançar. É só saber passar a mensagem certa para a pessoa certa.