Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo pode fazer toda a diferença para que sua empresa capte leads qualificados. Aprenda agora!
Quem sabe o que é Marketing de Conteúdo consegue compreender a importância que ele tem nos dias atuais. Uma empresa com uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo pode se dar muito, mas muito melhor do que seus concorrentes.
Bola rolando em campo! ⚽
É como se a estratégia de Marketing de Conteúdo fosse a habilidade de um jogador de futebol. O campo fosse o Google. A torcida fossem os leads. Quanto melhor for essa estratégia, mais cheios ficarão os estádios. Enquanto os times que jogam sem habilidade não vendem quase nenhum ingresso…
Não deixe de proteger o gol
Existem alguns pilares que se fazem necessários em todas as estratégias. Não adianta armar o ataque em campo se não tiver um bom meio de campo e, claro, uma ótima defesa. Caso contrário, a estrutura ruirá e a empresa quebrará a cara, esperando por um bom resultado e recebendo uma surpresa bastante desagradável.
Além de conferir os pilares do Marketing de Conteúdo, exemplos também serão mostrados para que você possa entender bem esse conceito.
Como elaborar uma estratégia de Marketing de Conteúdo?
Embora as estratégias possam variar de empresa para empresa, alguns pontos sempre são iguais. Por exemplo, um time pode jogar com 1, 2, 3 ou até mesmo 4 atacantes. Mas não contar com nenhum centroavante eliminará completamente a chance de gols.
Isso também acontece com o meio de campo e a defesa: os esquemas de cada time são diferentes, mas alguns pontos são similares, inclusive a presença do técnico, sem o qual a equipe fica totalmente desorganizada.
Em uma estratégia de Inbound Marketing focada em conteúdo, os pilares são os seguintes:
1# Entenda sua audiência
Se sua empresa quer oferecer uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz, então você precisa saber quem serão as pessoas atingidas por essa estratégia. Sem saber quem são, não existe estratégia.
Bem, se você deseja alcançar donos de empresas, deve pensar naquilo que eles procurariam em buscadores como o Google. Se você quer atingir os supervisores de uma equipe, também deve se colocar no lugar deles e tentar enxergar com os olhos deles.
É essencial se colocar no lugar da audiência, sempre. Ao estudar sobre o Marketing de Conteúdo, exemplos a serem seguidos sempre devem ser aqueles que realmente ofereceram o que há de melhor àquelas pessoas. Se você quer vender produtos veganos, obviamente não deve pensar como alguém que consome picanha.
2# Keep calm e planeje uma estratégia
Pode parecer um tanto quanto boba esta constatação, mas nunca é demais ressaltar: faça um planejamento da estratégia de Inbound Marketing focada em Marketing de Conteúdo.
Não pense que você vai abrir o editor de texto e todas as informações já estarão ali, fresquinhas e prontas para serem aplicadas. (Se isso acontecer, é bom chamar Os Caça-Fantasmas.)
Dê tempo ao tempo. Não tenha pressa, pois, como já dizia aquele ditado que sua mãe já deve ter te falado várias vezes, “a pressa é inimiga da perfeição”. Faça as coisas direito e os resultados serão positivos através da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Pense com quem você quer falar, como falar. Planeje o uso de palavras-chaves em seus conteúdos e como fazer com que eles tenham destaque no Google. E como será a divulgação? Blogs, redes sociais, campanhas pagas? Pense e repense até acertar todas as dúvidas.
3# Pense em CTAs matadores
Continue lendo esse texto!
Isso é um CTA, se você ainda não sabia o que era. E, se você está nesse parágrafo, então deu certo. 😀
O CTA (Call-to Action) é, como o próprio nome diz, uma chamada para a ação. De nada adianta você planejar um conteúdo bem supimpa, que prenda o leitor do início ao fim, se ele não for induzido a tomar alguma ação.
Mas, calma. Falando desse jeito, parece que você vai obrigar o leitor a fazer alguma coisa drástica e sem que ele queira, o que não é verdade.
Essa chamada pode ser feita para que ele se inscreva na Newsletter do site, curta sua página nas redes sociais, compartilhe a postagem com os amigos, vá para uma Landing Page ou se matricule em um webinar que sua empresa oferece.
O CTA é um dos pilares de qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo: sem CTA, ele se torna um conteúdo um pouco perdido. Nunca se esqueça disso, pois um CTA pode transformar o visitante do blog em um lead, que é o que qualquer um deseja, não é mesmo?
4# Encante sua audiência
Quando se elabora um bom plano de Marketing de Conteúdo, exemplos de pessoas que ficaram fascinadas com essa estratégia são comuns. O encantamento, a fascinação, a paixão e a alegria devem ser sentimentos constantes enquanto o conteúdo é consumido.
Pense em você. Quando bate a hora do almoço e seu estômago já está nas costas, você prefere ir a um restaurante que te trate com todo o respeito, atenção e comida boa, é claro… Ou em um restaurante com garçons mal-humorados, com pratos sujos e uma salada mais murcha que o pneu do estepe que está esquecido no carro do seu avô?
Bem, ambos lugares vendem comida, que é o que você precisa para matar a sua fome. Mas em um deles é possível ver a excelência, enquanto em outro o desleixo reina. Por isso, é essencial encantar sua audiência, fazer com que elas fiquem com os olhos brilhando e queiram mais, mais e mais!
O encantamento deve estar presente em toda estratégia de Inbound Marketing que visa o conteúdo, já que não é só a teoria que conta, mas também a prática, os sentimentos e as emoções.
5# Mensure os resultados
Pois bem, sua empresa investiu em uma estratégia de Marketing de Conteúdo incrível, que até faz seu coração bater mais forte. Mas, e aí, como mensurar os resultados?
Uma parte fundamental de toda estratégia de Inbound Marketing é garantir que cada ação possa ser rastreada, para que a efetividade dessa estratégia seja mensurada. Se alguém colocar 22 jogadores em um campo, mas não se preocupar em instalar um placar no estádio, ninguém saberá quem está ganhando e quem está perdendo.
Pesquise bem quais são os KPIs (Key Performance Indicators, indicadores-chave de desempenho) mais importantes para a estratégia que foi elaborada. O que conta mais: um clique na página ou um preenchimento de formulário?
Arrebente na estratégia de Inbound Marketing!
O futuro é o Inbound Marketing. Ninguém mais gosta de ser interrompido durante a novela ou leitura de um artigo em um site com uma propaganda que ocupa toda a tela. Ao invés de gerar engajamento, essas intervenções geram constrangimento, entristecimento, envergonhamento e até mesmo… Raiva.
Então, comece hoje mesmo a se destacar. Invista em uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo e colha os maravilhosos frutos que são oferecidos por essa árvore!
Assim, daqui a algum tempo, quando uma empresa estiver aprendendo sobre Marketing de Conteúdo, exemplos de sucesso podem ser os leads que foram gerados através da sua estratégia! Boa sorte!