Pensa aí: tem coisa melhor do que adotar um plano de Marketing Digital? Tem sim: conferir o nosso checklist para esse plano, com tudo o que a sua empresa precisa!
Um plano de Marketing Digital é essencial para todas as empresas que queiram ingressar nesse meio.
É como se ele fosse o mapa do tesouro para um pirata. A rota do Waze para o motorista do Uber.
O caminho que o painel de atendimento do shopping dá até a loja que você quer chegar.
Não ande às cegas
Não tem como almejar bons resultados sem elaborar um plano de Marketing Digital bem definido, pois isso é a mesma coisa que andar às cegas.
Você até pode chegar a algum lugar, mas sem saber qual é esse lugar e nem o que fez para estar lá.
OK, já deu pra entender a importância do plano de Marketing Digital, né?
Mas, mesmo assim, alguns dados podem deixar isso ainda mais claro: a pesquisa Content Trends 2020 concluiu que 71% das empresas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Quer mais dados?
Então toma: de acordo com outra pesquisa, a SEO Trends 2020:
69,4% dos entrevistados adotam alguma estratégia de SEO em sua empresa.
Essa é uma das vertentes mais importantes de qualquer plano de marketing digital.
Agora que você já está alimentado com esses dados, vamos continuar.
Como fazer um Plano de Marketing Digital bem sucedido?
Chega de metáforas e vamos direto ao ponto.
Se você é uma pessoa que gosta muito de metáforas, pode ficar tão maluca quanto um consumista em plena Black Friday, e isso não é pouco.
Algumas perguntas bem simples podem ajudar a fazer um plano de Marketing Digital ‘daora’ para a sua empresa, aquele que faz os olhos brilharem e o coração se encher de orgulho.
As perguntas são as seguintes um planejamento de marketing:
- O que eu quero com o Marketing Digital?
- Quem eu quero atingir?
- Como a concorrência se porta?
- Como eu vou atingir o meu público?
- O que eu vou fazer depois?
Vamos destrinchar esses assuntos e entendê-los em sua essência.
#1 O que eu quero com o Marketing Digital?
À primeira vista, isso pode parecer um pouco óbvio, mas, acredite: não é.
Qual é o seu objetivo com o Marketing Digital?
Você quer que sua empresa seja mais conhecida?
Ou que a taxa de lucro aumente? Que a taxa de conversão aumente?
Ou simplesmente quer marcar presença no universo digital?
É claro que reunir todos esses desejos em um único plano de Marketing Digital seria o mundo perfeito, mas é importante ter um foco muito bem definido.
No final das contas, toda empresa quer ganhar mais dinheiro, o que é essencial para sua subsistência no mercado.
Mas isso pode ser alcançado de diferentes formas.
Ao ter um norte, será bem mais fácil chegar onde se deseja!
#2 Quem eu quero atingir?
Se você não sabe o que é Marketing de Conteúdo, é bom começar a se acostumar com esse termo.
Um dos preceitos desse tipo de Marketing é gerar conteúdos relevantes para a audiência, coisas que façam com que elas fiquem encantadas e percebam que você realmente entende do que está falando.
Ao consumir esse conteúdo regularmente, elas poderão avançar no processo de compra (outro preceito do Marketing Digital).
Ao continuar esse avanço, elas passarão a ser leads e, depois, clientes.
Depois, ainda, poderão defender a sua marca!
Por isso, você deve saber quem deseja atingir, quem é o público que poderia consumir os produtos e serviços da marca.
Não dá para vender hambúrgueres de carne a um vegetariano ou aplicativos de iPhone a usuários de Android.
Depois que você passar por essa etapa do plano de Marketing Digital, estará mais preparado para a próxima.
#3 Como a concorrência se porta?
Muita calma nessa hora: ninguém está falando de plagiar ou copiar tudo o que a concorrência faz.
Isso faria com que você fosse muito mal visto no mercado ou que os potenciais clientes achassem que sua empresa fosse tola (ou outros termos mais pesados).
Ainda assim, é importante ficar de olho na concorrência, dar uma olhadinha naquilo que elas fazem.
Isso é saudável: o mercado consiste de diferentes empresas, que tentam conquistar os clientes.
Sabe aquela ação de Marketing da concorrência que deu #Fail?
Então, não adote nenhum formato similar para o plano de marketing digital da sua empresa.
Por outro lado, sabe aquele #EpicWin, que bombou e deu um baita buzz positivo?
Pois bem, você sabe que esse formato pode performar bem.
A regra é ser prudente e ter bom senso.
Você não deve basear todo o plano de Marketing Digital da sua empresa na concorrência, mas ela pode te dar bons insights.
#4 Como eu vou atingir o meu público?
Você já sabe quem é seu público e pôde ter uma ideia de a quantas anda o mercado através da concorrência.
Agora, chegou a hora de pensar como você vai atingir esse público.
Aqui, você deve pensar em tudo que envolva a comunicação, a disseminação da sua mensagem:
- Qual linguagem será utilizada?
- Quais serão os canais de comunicação?
- Quantas vezes por dia ou por semana os conteúdos serão postados?
- Qual será o tamanho dos conteúdos?
Às vezes, o Instagram é perfeito para alguns públicos, mas fraco para outros.
Certas pessoas podem consumir muitos conteúdos no Medium, enquanto outras nem conhecem essa plataforma.
Usar linguagem formal para falar de moda não é muito bacana, mas advogados e pessoas que trabalham com economia preferem palavras mais rebuscadas.
Seu plano de Marketing Digital deve ser elaborado depois de pensar em tudo isso.
Pode demorar um pouco e dar trabalho (e provavelmente vai), mas os frutos colhidos com isso serão os mais doces possíveis.
#5 O que eu vou fazer depois?
Legal, você pensou em tudo que tinha que pensar.
É claro que vai ter que arrumar algumas coisinhas aqui, tirar algumas rebarbas ali, mas isso faz parte.
E agora, com o plano de Marketing Digital pronto, o que fazer?
“Oras, colocar em prática!”
Isso também, mas nós não seríamos tão óbvios assim.
Estamos falando do algo a mais, daquilo que vai fazer as pessoas converterem, que vai gerar dinheiro para a sua empresa e fazer com que ela se torne cada vez mais conhecida.
Para saber se a sua estratégia de Marketing Digital está rolando mesmo ou não, você precisa:
- Mensurar os resultados;
- Saber quais resultados mensurar;
- Quais CTAs (Calls-to Action) utilizar;
- Fazer correções mais drásticas na rota;
- Saber onde investir mais,
- E uma série de outras coisas.
E agora, o que fazer?
Pode ser que você não tenha entendido alguns termos que foram falados anteriormente ou que não consiga bolar todo um plano de Marketing Digital sozinho.
Se é o seu caso, não se preocupe, pois a gente pode te ajudar!
A JAB Consultoria é uma empresa especializada em Marketing Digital.
Sério, nós entendemos do assunto de cabo a rabo e podemos ajudar sua empresa a marcar presença bonito no universo digital.
Que tal deixar a gente fazer um plano de Marketing Digital bonitão, completo e personalizado para a sua empresa?
Entre em contato com a gente, nós somos o que você precisa para deslanchar no Marketing! ;D