Com o crescimento digital, investir em uma agência de Inbound Marketing ainda é a melhor solução para obter resultados mensuráveis?
Em sua busca por resultados em Marketing, você já deve ter se deparado com uma agência de Inbound Marketing por aí e se perguntado se a estratégia que se baseia, principalmente em conteúdo, ainda faz sentido em pleno 2021.
Apesar da prática ter se espalhado, muitos ainda têm dúvidas quanto a eficiência do Inbound Marketing.
Afinal, as pessoas ainda leem?
Se interessam por conteúdos?
O que fazem com toda essa informação?
E a concorrência?
São muitas as dúvidas quanto ao investimento, até mesmo em função dos rápidos avanços da tecnologia.
Todos os dias surgem novas plataformas e novas maneiras de atrair seus clientes em potencial, o que torna o desafio ainda maior.
Entretanto, apesar do desafio, investir em uma agência de Inbound Marketing continua sendo a melhor opção para atrair seu público.
O termo Inbound Marketing é, geralmente, creditado a Brian Halligan, co-fundador e CEO da HubSpot, que até os dias atuais é considerada como a maior especialista no assunto em todo o mundo.
Dado que a fundação da HubSpot aconteceu no ano de 2005, essa técnica já vem sendo aplicada desde então, mesmo que ainda em seus primórdios, sem todo o glamour que carrega hoje em dia.
Então, o que será que aconteceu nesses mais de 12 anos?
Será que a técnica se reinventou ou ainda se mantém como era antigamente?
Uma consultoria de Inbound Marketing realmente gera resultados ou isso é coisa do passado?
Para entender essa questão mais a fundo, é fundamental ter um panorama de como o consumidor se comporta hoje em dia.
Dessa forma, fica ainda mais claro que uma agência de Inbound Marketing pode ser o primeiro passo para o sucesso digital do seu negócio.
O Que é o Inbound Marketing?
É simples entender o conceito e, por consequência, compreender como uma agência de Inbound Marketing consegue ter muito sucesso através do oferecimento desse tipo de serviço.
Como era antes…
Antigamente, o Outbound Marketing era a solução mais adotada pelas empresas para que pudessem atingir novos clientes.
Algumas das alternativas eram anúncios em jornais, revistas, propagandas na televisão e no rádio, entre outras.
Todas essas propostas possuem uma similaridade: além de invasivas, elas não podem ser mensuradas e planejadas com muita eficácia.
Se a sua empresa vende ração de cachorro e você deseja veicular um comercial na televisão, milhões de pessoas que o assistirem não têm animais de estimação, ou seja, parte do investimento foi perdida.
Mesmo que o anúncio seja veiculado em uma revista de pets, nem todas as pessoas têm cachorros.
E entre as que têm, nem todas querem mudar a marca de ração que estão acostumadas, ou seja, ainda mais desperdício.
Como funciona agora…
Com os serviços de uma agência de Inbound Marketing, tudo funciona de uma forma diferente.
Ela consiste em estratégias de atração de seus potenciais clientes, baseando-se na educação e no relacionamento com eles.
Principalmente com a criação de conteúdos focados especificamente em pessoas que estejam procurando por aquilo, de modo que a taxa de conversão seja exponencialmente maior.
Entre as estratégias que podem ser adotadas, encontram-se os blogs, redes sociais, e-mails marketing, notificações push etc.
O importante é que o conteúdo seja focado justamente nas pessoas que podem ter interesse por sua marca e, consequentemente, se tornarem novos clientes.
O novo consumidor mudou e alterou as estratégias
Nós vivemos na época do consumidor 3.0, ou seja, pessoas que estão conectadas a todo minuto e possuem um universo de informações a apenas alguns cliques de distância.
Isso é bem diferente do panorama que existia anos atrás, onde as informações se concentravam em jornais, revistas, livros e especialistas, que não possuem um acesso tão fácil assim.
Um exemplo simples: se você fosse contratar um seguro para o seu carro há 20 anos, provavelmente teria apenas a opinião do corretor para confiar.
Hoje em dia, é só acessar o Google e pesquisar o preço dos seguros, para não ser enganado e pagar mais do que ele vale.
Por isso, os hábitos de compra mudaram e transformaram as estratégias de Marketing Digital.
E é com uma agência de Inbound Marketing que é possível entender como os consumidores se comportam, já que eles são os potenciais clientes da sua empresa.
Esse é um dos principais motivos para investir em uma agência de Inbound Marketing hoje em dia, mas a história não para por aí.
O Inbound Marketing Ainda dá Certo?
, estudo elaborado pela HubSpot, 68% das empresas que fazem uso do Inbound Marketing em suas estratégias a consideram efetiva.
Por outro lado, entre as empresas que investem mais no Outbound, 52% acreditam que essa não é uma estratégia efetiva.
Ou seja, mesmo eles percebem que o Inbound tem um poder muito grande.
Além disso, os consumidores não toleram mais qualquer tipo de abordagem invasiva, o que praticamente elimina o Outbound da jogada.
Quer um exemplo claro?
A jornada de compra
Se você precisa comprar uma nova cadeira de escritório, qual será o primeiro passo?
Muito provavelmente, fazer uma pesquisa na internet sobre o melhor modelo de cadeira, como escolher uma cadeira, ou algo assim. Certo?
Então, depois de muita pesquisa, você passa a analisar as avaliações das cadeiras, as opiniões dos consumidores e, depois de todo o embasamento teórico necessário, você toma a decisão de escolher o modelo ideal.
Se antes disso, você for abordado por um vendedor, é possível que você não realize a compra por não ter compreendido o verdadeiro valor do produto ou serviço que você busca.
É justamente aí que entra uma agência de Inbound Marketing, responsável pelas estratégias para gerar percepção de valor da sua marca, principalmente por meio de conteúdos.
Nesse caso, sobre os melhores modelos ou o que considerar para a escolha da sua cadeira ideal. Percebeu a importância do Inbound?
O Inbound Marketing precisa informar o consumidor, mostrar que ele tem uma “dor” (por exemplo, a falta de uma cadeira confortável).
Somente então, orientá-lo a adquirir um modelo de boa qualidade, como o que é vendido pela empresa que produziu esse conteúdo.
Ou seja, o consumidor passará por um processo de compra.
Quando ele tomará conhecimento de um assunto, perceberá que está com uma necessidade, procurará pela solução e, finalmente, tomará sua decisão.
Ainda é possível utilizar do conteúdo?
Sim! Sim! E sim! Apesar desse tema ser um dos grandes desafios atuais do Inbound, o conteúdo ainda é rei, sim.
E quando falamos em conteúdo, tenha em mente que praticamente tudo é conteúdo. Desde um blog post, até mesmo um simples stories no Instagram.
O que vai fazer a diferença atualmente, com o crescimento digital, é a estratégia certa para o canal mais adequado ao seu público, seguindo ainda uma jornada de compra bem mapeada.
Sem isso, esqueça mesmo, nenhum tipo de conteúdo funcionará.
O ideal é que você utilize o melhor conteúdo possível, que seja o mais útil e benéfico para sua persona e o ofereça no canal apropriado a ele.
Tcharãm!
Tudo isso precisa, invariavelmente, ser feito por uma agência de Inbound Marketing, já que além de entender o comportamento do consumidor, aplica técnicas de SEO e mais uma série de detalhes do Marketing Digital.
Uma consultoria de marketing digital especializada conhece todos os macetes para Inbound Marketing.
Além de ter o objetivo de oferecer a melhor experiência possível aos potenciais consumidores e atingir o máximo possível de pessoas qualificadas, para que a roda não pare de girar.
A mensuração é o grande segredo!
Outra grande vantagem em continuar investindo no Inbound Marketing é a enorme oportunidade de mensuração das ações.
Afinal, tudo que é feito digitalmente é possível analisar e mensurar.
Essa avaliação é fundamental para o desenvolvimento da estratégia, pois permite que a agência otimize o que está dando certo e modifique as ações que não estão tão bem assim.
Agência de Inbound Marketing: Essencial Para o Presente
Os consumidores sempre vão evoluir.
Seu comportamento não é mais o mesmo de 30 anos atrás, e sua empresa precisa estar preparada para oferecer exatamente aquilo que eles procuram.
Não aparecer entre os resultados de uma pesquisa no Google para o seu segmento é um grande problema, que pode crescer mais e mais, até chegar o ponto em que o crescimento da sua empresa será interrompido.
Já o contrário é maravilhoso…
Quando as pessoas procuram por produtos ou serviços que sua empresa oferece e ela sempre está entre os primeiros resultados do Google, com conteúdos repletos de autoridade, relevância e qualidade, você se estabelece como referência em seu segmento.
Consequentemente, quando o potencial cliente chegar ao estágio de compra, sua empresa estará entre as primeiras opções, já que ele comprovou que ela realmente entende do assunto e pode suprir todas as suas expectativas.
Deu para entender o quanto o investimento em uma agência de Inbound Marketing vale a pena?
O segredo está, justamente, na elaboração correta da estratégia, alinhada a jornada de compra.
Ah! Sem se esquecer de acompanhar a transformação digital em que vivemos.
Agora, avalie suas ações por aí e qualquer dúvida, conte conosco!