5 razões que fazem com que seus conteúdos não gerem leads

5 razões que fazem com que seus conteúdos não gerem leads

F8: Conferência do Facebook anuncia novidades nas plataformas
03/05/2018
Agência de Inbound Marketing
Agência de Inbound Marketing: por que ainda vale a pena contratar uma?
17/05/2018

Diverse people covered with emoticons

Identifique as causas para a falta de engajamento em seus conteúdos e otimize sua geração de leads

Ter uma base de contatos para sua empresa é fundamental para uma estratégia de Marketing Digital de sucesso. E uma das formas mais eficientes de captar esses contatos, que são chamados aqui de Leads é com a produção de conteúdo.

No entanto, nem sempre as coisas podem sair como o esperado. Imagine só que dor de cabeça você planejar seus posts, criar conteúdos, divulgá-los, mas não ter os resultados esperados.

Para evitar que a estratégia vá por água abaixo, é imprescindível que você identifique as causas que determinaram o não engajamento do seu conteúdo.

Nesse contexto, decidimos abordar 5 razões que fazem com que seus conteúdos não gerem Leads. Confira!

1. Você não escreveu com foco na persona

É comum que muitas empresas não definam as suas personas. Isso, infelizmente, pode ser um tiro no pé. Afinal, se você não sabe exatamente com quem deve falar, fica muito difícil produzir conteúdos relevantes.

Dessa forma, a tendência é que se criem materiais que não geram valor, não são atraentes e não se comunicam com sua audiência da maneira correta. Não é interessante, por exemplo, elaborar um conteúdo formal para se comunicar com jovens. É provável que suas ideias não chamarão a atenção desse público.

Para resolver esse problema, é imprescindível criar as personas do seu negócio. Ou seja, é preciso que você conheça as dores, os problemas e os comportamentos da sua audiência. Para isso, faça pesquisas e colete diversas informações, como os dados demográficos, as objeções e interesses. Você pode usar uma amostra de sua base de Leads ou clientes para essas entrevistas.

Com essas informações em mãos, é necessário “personificá-las”, isto é, criar um personagem fictício com todas as características detectadas. Assim, você saberá exatamente com quem está falando. Caso queira ajuda com a criação das personas, use nosso gerador de personas.

2. Os conteúdos não estão resolvendo problemas

Esse contratempo está muito ligado ao primeiro. Quando o conteúdo não interessa ao seu público, ele não é consumido e tampouco gera Leads.

Para resolver essa questão, é preciso detectar as dores que seus potenciais consumidores precisam sanar. Quando identificar isso, poderá produzir conteúdos que solucionem os problemas dos seus possíveis clientes.

No entanto, é preciso muito mais do que oferecer seu produto ou serviço. Tenha em mente que seus conteúdos, a princípio, precisam ser mais indiretos. Quando você nutre seu público com boas ideias, vai afunilando seu conteúdo, até chegar o momento de realizar uma oferta de venda.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é imaginar uma jornada de compra e determinar os conteúdos com ideias para cada etapa da jornada.

Também podemos te ajudar nesse processo, com nosso gerador de jornada de compra.

5 razões que fazem com que seus conteúdos não gerem leads

3. As Landing Pages estão escondidas

Imagine o seguinte: você criou um conteúdo para um público específico, que é inovador, gera valor, resolve problemas, mas sofre com a baixa geração de Leads. Nesse caso, também é preciso aparecer organicamente.

Isto é, se a Landing Page do seu conteúdo não está sendo encontrada nas primeiras páginas do Google, por exemplo, quer dizer que suas ações de SEO estão devendo. Isso significa que só conseguirá divulgar seu material com anúncios, o que consumirá muito dinheiro para dar resultado.

Para resolver a situação, é preciso investir em SEO, ou seja, otimizar seu conteúdo por meio de técnicas que aprimoram uma página, de forma que ela esteja nos primeiros resultados do Google e de outros mecanismos de buscas.

Entre as diversas técnicas de SEO, destacamos escolher as palavras-chave principais do seu negócio, produzir conteúdos específicos para essas keywords (usando as palavras no meio do conteúdo) e criar URLs amigáveis para sua audiência.

4. Faltam CTAs nas suas páginas

Um CTA (Call-to-Action ou chamada para ação) é um elemento de texto ou imagem que tem o objetivo de incentivar o usuário a praticar uma determinada ação.

Em relação à geração de Leads, o desafio é fazer com que um visitante baixe um material e se transforme em Lead. Para dar um exemplo, pode ser algo como “receber material”, “fazer download”, “acessar eBook”.

Sem um CTA adequado na Landing Page, é muito provável que você não gere muitos Leads. Para solucionar o caso, é necessário colocar CTAs de forma estratégica em suas Landing Pages.

É preciso que você os insira nos locais das páginas em que seus usuários mais olham e clicam. Uma ideia é colocar botões chamativos abaixo dos formulários das Landing Pages.

5. O material não foi bem promovido

Não adianta nada ter um conteúdo de qualidade, inovador e com design bonito se você não o promove de forma adequada. Afinal, deixar sua Landing Page parada não vai fazer com que você conquiste Leads.

Para mudar isso, tenha em mente que é preciso muito mais que mandar uma campanha de E-mail Marketing ou postar nas redes sociais.

A promoção do conteúdo precisa ser planejada com cuidado. Por exemplo: pense nas mídias em que os seus potenciais consumidores se encontram. Com o alcance orgânico das mídias sociais cada vez menor, também é importante considerar os anúncios pagos.

Além disso, você também pode ter outras formas de divulgação, como escrever guest posts em blogs, falar com influenciadores do seu mercado para divulgar suas ideias, enviar press releases para veículos de comunicação etc.

A produção de conteúdo vai muito além de educar uma audiência e fazer com que você se torne uma referência no mercado. Ela possibilita a geração de Leads e, por consequência, inúmeras oportunidades de negócios. É por isso que vale a pena investir em Marketing de Conteúdo.

Nesse sentido, lembre-se sempre de escutar seu público. Assim, você criará conteúdos realmente alinhados com o interesse dos seus potenciais consumidores. Dessa forma, você gerará Leads que serão essenciais para o sucesso da sua empresa.