Outubro Rosa: o mês mais importante à conscientização do câncer de mama
O Outubro Rosa teve seu início na década de 1990, em manifestações bastante isoladas nos Estados Unidos. Com a difusão da importância da conscientização e também com a aprovação do Congresso Americano, foi nesse período que outubro foi definido como o mês do combate ao câncer de mama.
Os laços rosas – símbolos dessa campanha – foram difundidos pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, hoje uma das maiores organizações de combate ao câncer de mama no mundo.
Essa instituição foi criada por Nancy Goodman, irmã de Susan, após sua morte aos 36 anos, em 1980, em decorrência do câncer.
A cor favorita da irmã era, justamente, o cor-de-rosa, por isso é a marca da campanha, atualmente estabelecida pelo mundo todo. Foi assim que nasceu a cor da esperança!
O Outubro Rosa chega até você?
A descoberta sobre a história da campanha do mês mais importante à conscientização do câncer de mama não parou por aí. A JAB fez adesão à campanha e criamos uma cartilha repleta de informações importantíssimas sobre a doença.
Mas, em um mês em que tanto se fala sobre o câncer de mama, o quanto você sabe sobre esse mal? O que você faz para prevenir? As campanhas de sua região, chegam até você? Impactam as pessoas ao seu redor?
Pergunto tudo isso porque, como mulher e jornalista aqui na JAB, ao escrever a cartilha, confesso, me assustei.
- Casos do câncer de mama estão sendo diagnosticados em mulheres cada vez mais jovens, sendo 60 mil novos casos por ano;
- A ocorrência da doença cresceu de 5% a 10% nos últimos 10 anos;
- O tumor pode demorar de 7 a 10 anos para atingir 1 cm. Depois disso, costuma dobrar de tamanho a cada seis meses.
Somos sempre super bombardeadas de informações sobre a importância de identificar o câncer de mama. Mas nem sempre temos plena consciência do quão importante é esse tema para a vida da mulher.
Enquanto escrevia, compartilhava as informações encontradas com toda a equipe. Os comentários eram sempre feitos com olhos de tensão, preocupação e surpresa. A galera se surpreendia com alguns dados, como o aumento do número de casos em mulheres cada vez mais jovens.
Além das surpresas com os cuidados que devemos ter a cada mês. SIM! A cada mês – o autoexame não é sempre que você se lembra, mas deve ser feito uma vez por mês, antes ou depois da menstruação.
Os fatores de risco então, nem se fala. Gerou aquela típica preocupação e o estalo de “ainda não fiz meu autoexame”.
E não, o conteúdo não tem o objetivo de assustar ou deixar você preocupada com qualquer sintoma ou suspeita. Muito pelo contrário! O objetivo do Outubro Rosa aqui da JAB é fazer você ter a conscientização da importância de se cuidar.
Entretanto, justamente por não ter contato constante com dados desse tipo, deixamos de lado. E quando nos deparamos com essas informações, ficamos assustadas. Se tivéssemos o real conhecimento e cuidado com o assunto, a surpresa não seria essa, certo?
O cenário seria diferente e a galera aqui da equipe soltaria o seguinte: “Ah, Aline, isso eu já sabia. Fiz meu autoexame essa mês e está tudo certo”. E bem… É isso que queremos escutar nos próximos meses, sendo eles rosas ou não.
O Outubro Rosa que queremos passar adiante
Por isso, mulher, há pressa! E o nosso grande desafio aqui na JAB é fazer com que o Outubro Rosa chegue até você, independente de sua região, religião ou nível social.
Queremos que você pare por alguns minutos de se preocupar com o trabalho, a família, os amigos, os cuidados com a casa e todas aquelas típicas preocupações de mulher e apenas se olhe no espelho.
Conheça seu próprio corpo, perceba suas mudanças e transformações, observe tudo aquilo que constitui você, essa mulher incrível. O autoconhecimento pode salvar a sua vida!
Por isso, nossa campanha é “se toque, se ame” e chegou a hora de você se tocar para essa campanha, viu?
Se essa mensagem chegou até você, acesse nossa cartilha gratuita para saber tudo sobre o câncer de mama, tutorial do autoexame e muito mais.