SEO para otimização de site: como automatizar ✅ janeiro 2019

SEO para otimização de site: como automatizar

mobile-first
Mobile-First: o que isso tem a ver com SEO
09/10/2017
outubro rosa
Outubro Rosa: um desafio para passar adiante
24/10/2017

Diverse people covered with emoticons

Só de pensar em otimização de site já dá dor de cabeça? Veja dicas de como automatizá-la de forma simples e eficaz!

Bateu aquele desespero ao pensar em como fazer a otimização de site? Sente-se e relaxe. Nós mostraremos que deixar sua página na web ainda melhor não precisa ser um monstro de sete-cabeças.

“Mas como funciona a otimização mesmo?”

O primeiro passo para entender como utilizar técnicas de SEO para fazer a otimização de site é saber com clareza o que realmente é otimização. Assim você entenderá para que ela serve e quais são os benefícios que ela oferece para o site.


Então, vamos entender certinho o que é a otimização de site!

“O que é a otimização de site?”

Esse processo nada mais é do que o uso de técnicas para que o seu site fique em uma posição mais alta nos mecanismos de busca, como o Google – o rei desse mercado.

A otimização é crucial para que esses mecanismos entendam que o site é realmente relevante, tem autoridade no assunto e o coloque em uma boa posição.

E esse é o papel do SEO! Como o próprio nome diz (Search Engine Optimization, ou “Otimização para mecanismos de busca”), essa estratégia é o braço direito para alcançar o objetivo acima.

Siga em frente, olhe para o lado!

Bom, entendido o que é otimização de site, vamos partir para o ponto principal. Sim, aquele que te fez abrir esse link, sabe?

Nossa equipe de especialistas reuniu abaixo as principais técnicas de SEO que deixarão seu site no topo!

5 dicas infalíveis de SEO para otimizar sites

01# Palavras-chave

A escolha da palavra-chave é uma técnica de SEO inicial que precisa ser feita antes de tudo!

Por que usar:

Basicamente, a palavra-chave é um conjunto de termos que as pessoas utilizam ao pesquisar algo no Google.

Para escolher a melhor, analise, principalmente, sua dificuldade de indexação, volume de buscas orgânicas mensais e dificuldade de ranqueamento.

Como fazer:

Use ferramentas como Keyword Planner (planejador de palavra-chave), Google Analytics (quais os conteúdos do seu site são mais acessados) e Google Trends (quais termos são tendências e quando têm maior pico de buscas) para fazer essa análise mais completa.

Cuidado:

Atente-se a palavras muito amplas. Se você deseja saber mais sobre por que utilizar Marketing Digital em sua empresa, pesquisar somente por “marketing digital” será muito amplo.

Você encontrará desde cursos até a definição do termo, por exemplo. Então seria melhor pesquisar por “por que usar marketing digital” ou “como funciona marketing digital”, certo?

Coloque-se no lugar do internauta e vá de encontro à sua dor. Pense em palavras-chave que levam seu leitor direto ao que ele precisa!

02# – Seja responsivo!

 

otimização-de-site

Sabe aqueles sites que são ruins e que, quando abrimos no celular, ficam horríveis de mexer? Temos que arrastar para um lado e para o outro; dar zoom, menos zoom? E aí ficamos irritados e desistimos? Então, esses sites não são nada responsivos e isso é péssimo para a otimização.

Por que usar:

O site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tipo de dispositivo móvel.

Hoje em dia o mundo está na palma da mão. Difícil não sair às ruas e não ver pessoas mexendo em seus celulares ou tablets. Por isso é tão importante que o site seja adaptável.

Afinal, a taxa de crescimento de pesquisas feitas por smartphones ou tablets aumentou 5 vezes nos últimos dois anos!

Como fazer:

Recomendamos contratar uma empresa expert em deixar seu site ou blog responsivo, como a JAB Consultoria! Aí não precisa se preocupar com tantos códigos…

Mas aqui vão algumas dicas:

  • Evite JS ou arquivos em Flash sem fallback (ou seja, sem especificação do que acontecerá se estes formatos não tiverem suporte mobile);
  • Fique longe de códigos redundantes;
  • Procure utilizar Doctype HTML 5;
  • Busque por códigos mais simples e semânticos,
  • Repense todos os elementos para serem responsivos, como categorias e barras de navegação.

03# – Faça Infográficos

 

otimização de site

Por que usar:

Fazer conteúdos em forma de infográficos é uma maneira poderosa de aumentar a otimização de site. Quem é que não se interessa por conteúdos visuais, não é mesmo?

Como fazer:

Mescle um artigo com SEO em texto e um infográfico com SEO com a palavra-chave no Atributo Alt, legenda e nome.

Mas capriche no infográfico: deixe-o leve, útil e dinâmico. Sucesso na certa!

04# – Utilize as Redes e Plataformas Sociais

Aqui vai uma dica de amigo!

Quando um site ou blog é muito novo, mesmo que você coloque as melhores palavras-chave nos artigos, é difícil do Google colocá-lo em uma posição alta, pois um dos principais fatores para o ranqueamento, que é a idade do domínio, ainda não estará funcionando tão bem.

Por que usar:

Então, utilizar as redes sociais para divulgar o seu trabalho e consequentemente conseguir com que mais pessoas vejam o seu conteúdo é muito importante.

Como fazer:

Uma outra forma que você vai conseguir mais resultados em relação ao SEO é divulgando o site em plataformas sociais. As mais comuns são Slideshare, Blogger, Quora e outras, que oferecem uma oportunidade de melhoria para o ranking de busca do seu site.

05# Faça Linkagens

Por que usar:

Linkagem é uma forma muito simples de fazer com que o Google entenda que o seu site é amplo. As linkagens internas, além de ter esse ponto muito positivo, ajuda a manter os conteúdos do site sempre valorizados.

Quando a linkagem interna é feita, o SEO do seu site é valorizado e automaticamente o ranking de busca poderá crescer cada vez mais.

Como fazer:

Vale lembrar que essa linkagem, obviamente, precisa ser feita com artigos que são relacionados. Então, não vamos pirar e colocar em qualquer artigo, ok?

Linke partes de seu texto com sites externos de autoridade. Já os links internos deve trazer uma informação a mais presente em seu site e que tenha relação com o conteúdo.

Mas não precisa colocar links em cada termo de seu texto, hein? Links em excesso causam poluição visual e afastam o internauta.

Como Automatizar o SEO?

Sabemos que as informações são muitas e que, no começo, pode parecer complicado aplicar todas as técnicas de SEO. Mesmo depois de ler todas essas dicas, você ainda deve se perguntar: “como aplicar todas essas práticas no meu site?” Afinal, este é um processo bem técnico e trabalhoso. 

Realmente, as técnicas de SEO não podem ser feitas apenas uma vez e depois esquecidas. Como o algoritmo do Google muda constantemente, é importante se atentar a essas mudanças e fazer o que o rei dos buscadores quer que seu site faça.

Calma, não se apavore!

Nós, da JAB, estamos aqui exatamente para te dar uma força e fazer com que o seu site se torne um verdadeiro site com SEO que a gente respeita!

Nosso time de especialistas sabe bem como otimizar o seu site da melhor forma possível. Além de tudo isso, você não precisará colocar a mão na massa – então você otimizará tempo que poderá ser gasto em outras tarefas do seu dia a dia!

O que você acha de entrar em contato conosco ou deixar um comentário aqui embaixo? Será um enorme prazer bater um papo com você! 🙂