E se você pudesse ter um jeito automatizado de gerar leads a qualquer hora do dia?
É evidente que todo mundo está acostumado com o bom e velho formulário, mas hoje, já existem ferramentas mais interativas e automatizadas como, por exemplo, os chatbots.
É, talvez, para alguns esse assunto ainda assuste.
No entanto, uma pesquisa recente da Octadesk e Opinion Box, a CX Trends, revelou que 66% dos consumidores já utilizam ou cultivam o interesse em utilizá-los.
Sendo assim, é notável que essa ferramenta deixou de ser tendência e passou a ser uma realidade até mesmo no mercado brasileiro. Inclusive, os chatbots também deixaram de ser meros robôs para entreter pessoas e agora têm um importante papel na estratégia das empresas: a geração de leads.
Você sabe como utilizá-los a seu favor?
Continue lendo e descubra como eles podem potencializar a sua captura de leads!
1. Entendendo o público
É quase impossível vender um produto para um público-alvo que você não conhece.
Pense bem, pode até vender, mas será que ele ficaria satisfeito com a compra?
Voltaria a comprar produtos da mesma marca?
Por isso, é tão importante conhecer o público.
E é aí que entram os chatbots. Eles são capazes de facilitar e muito esta tarefa.
Mas como isso é possível?
Um chatbot pode conduzir uma pesquisa, fazer perguntas pontuais ou até interagir com o público por meio de games e quizzes.
Para entender melhor na prática, imagine uma interação entre um usuário recém chegado ao site e o bot.
O bot faz perguntas sobre seus interesses e a empresa coleta esses dados para aplicar em estratégias futuras.
2. Substituindo os formulários
Diante de tanta facilidade nos meios digitais, há quem já tenha desistido de baixar algum material pelo simples fato de ver o formulário como um obstáculo.
Inclusive, existe um manifesto chamado The Manifest que afirma que 81% das pessoas já abandonaram pelo menos 1 formulário digital.
Dessa forma, é possível contornar este obstáculo com o uso dos chatbots para gerar leads de maneira eficaz.
Os chatbots funcionam bem porque o usuário tem a sensação de que está conversando com uma pessoa.
Não que a ideia seja induzi-lo ao engano; o intuito de uma conversa mais personalizada é gerar familiaridade e identificação do usuário com a empresa.
Por isso, é mais fácil para um usuário preencher os dados solicitados na conversa e chegar até o fim.
Essa é uma das maneiras mais eficazes porque não incomoda o usuário, resultando na diminuição dos atritos na jornada do consumidor.
No entanto, é importante tomar alguns cuidados: não abuse na quantidade de perguntas de qualificação de leads, informe ao usuário quantas perguntas que virão pela frente e não esqueça de oferecer opções ainda mais rápidas como botões de respostas.
3. Criando conversas atrativas
A mensagem de atração, que é o primeiro texto que o usuário irá ler, precisa ser atrativa. Caso contrário, o que poderá despertar o interesse em continuar interagindo com o bot?
O intuito não é apenas fazer com que a pessoa tenha a curiosidade de interagir, mas que a mensagem não possua elementos como clickbait, que são úteis apenas para os cliques, porém não para a experiência do usuário.
Ok, mas qual é o formato que funciona?
- Mensagem inicial
A primeira mensagem pode focar em um problema do seu público que já foi mapeado por você. A tendência é que a pessoa interaja porque o assunto faz parte de seu universo.
Além disso, há possibilidades como: fazer uma pergunta direta, informar um benefício ou algum dado em números absolutos.
- Interação com o cliente
A próxima etapa é permitir que o usuário interaja com o bot.
Por isso, faça perguntas de qualificação, mas de um jeito mais leve, como se estivesse em uma conversa com agentes humanos.
Como dito anteriormente, não esqueça de fazer somente perguntas necessárias e alinhar as expectativas do usuário quanto ao número de perguntas que ele irá responder.
- Solução
Depois de instigar a curiosidade, a próxima mensagem será usada para resolver o problema, dúvida ou curiosidade gerada na mensagem inicial.
Nela será mostrado como o usuário poderá usar a informação que acabou de receber.
- Finalização
Por último, é necessário utilizar um call to action, aquela frase final que fará o usuário sair do estado atual para realizar uma ação que irá transformar sua vida.
O que você deseja que ele faça?
Que converse com algum consultor a respeito?
Que receba e-mails de nutrição?
Apenas faça um teste grátis de uma ferramenta?
Ou que compre algum produto imediatamente?
Enfim, não finalize a conversa apenas por finalizar, mas tenha em mente um objetivo para ele.
4. Integrando o chatbot ao seu CRM
Integrar o chatbot ao seu CRM vai fazer toda a diferença na velocidade em que o processo de vendas acontece.
Imagine que você precisa entrar em contato ativamente com aquelas pessoas que tiveram uma conversa com o bot.
Em vez de baixar dados manualmente, integre-o ao seu CRM, dessa forma, você terá todos os dados necessários à disposição.
Ele permite que as informações do cliente estejam disponíveis para ajudar o time de vendas a identificar os próximos passos.
E essa integração torna tudo mais rápido não somente para a empresa, mas também para o cliente, uma vez que o atendimento acontecerá em muito menos tempo.
Além disso, os chatbots atuam muito bem na estratégia de nutrição de leads.
Assim que o lead demonstra interesse na empresa, fornece dados de contato e autoriza o envio de e-mails, tudo é feito de forma instantânea, em questão de segundos por conta desta integração.
5. Utilizando chatbots em materiais de Marketing
Quando a estratégia de geração de leads utilizada é o Inbound Marketing, fica ainda mais interessante o uso dos chatbots.
Isso porque eles são responsáveis por engajar ainda mais os usuários que interagem com os materiais.
Alguns dos possíveis cenários para aumentar a geração de leads são:
- Blogs: um chatbot dentro de uma página do blog pode levar o usuário para a próxima etapa do funil, uma vez que o bot pode oferecer um conteúdo mais avançado ou solicitar alguns dados de contato para serem trabalhados na nutrição de leads.
- Landing pages: as landing pages são conhecidas como páginas de conversão pelo fato de ser bem focada no objetivo final e, principalmente, por atrair pessoas que estão em um estágio avançado do funil de vendas. Acrescentando um chatbot a esta página, o resultado é ainda melhor, uma vez que o usuário não precisa preencher formulários.
6. Ampliando a presença em canais digitais
Ao contrário do que muitos pensam, os chatbots não são apenas ferramentas utilizadas em sites, blogs e afins. Mas também em aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Facebook Messenger.
Hoje em dia, é quase impossível entrar em contato com uma loja pelo WhatsApp e não receber uma mensagem automática.
Recentemente, o Facebook Messenger também vem sendo utilizado com auxílio de chatbots.
Tanto as empresas quanto os consumidores já entenderam que a velocidade no atendimento é fator determinante para uma venda bem sucedida.
Afinal, quanto mais rápido o consumidor conseguir uma resposta, maior serão as chances de avançar pelo funil de vendas mais rapidamente.
7. Realizando campanhas de Marketing
Campanhas do tipo click to chat são muito utilizadas para geração de leads.
De forma resumida, click to chat são campanhas que permitem que um consumidor entre em contato com a empresa sem a necessidade de adicionar o número em sua agenda.
E como isso funciona?
Quando uma pessoa interage com um anúncio de uma empresa pelo Instagram ou Facebook e, ao clicar, é redirecionada para o WhatsApp.
É assim que esse tipo de campanha funciona.
A geração de leads por meio deste canal tem sido eficiente para muitas empresas porque somente inicia uma conversa com a empresa quem tem alto grau de interesse nos produtos e serviços.
Ou seja, as chances daquela conversa se tornar uma venda são altas.
Gere leads com chatbots
É inevitável: o ser humano vai sempre se conectar mais facilmente com outras pessoas e até empresas quando existe uma boa conversa.
E é por isso que os chatbots estão funcionando tão bem nos negócios.
Os chatbots conversacionais são o presente das empresas sejam elas e-commerces ou não, negócios B2B, B2C e até B2B2C, independente do porte ou segmento.
É claro que você pode gerar leads utilizando os métodos mais tradicionais.
Mas o chatbot como estratégia fará toda a diferença ao gerar leads mais propensos à conversão.
Resumindo, se um chatbot faz sentido para sua empresa e você ignora este fato, pode estar perdendo uma boa geração de leads e oportunidades.
E então, vamos agarrar novas oportunidades de geração de leads?
Guest post escrito por Sara Cristine, Analista de Marketing e Conteúdo na Octadesk. O Octadesk é o sistema perfeito para equipes de marketing, vendas e atendimento alcançarem resultados incríveis com menos esforço e organização.