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Persona x Público-alvo: entenda as diferenças

  • lucas lucas
  • 17 fevereiro, 2021
Persona e Público-alvo

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Quem nunca ficou na dúvida sobre as diferenças entre Persona x Público-alvo?

Uma das ações mais importantes para uma empresa é definir quem será seu público-alvo ou sua persona.

Esses dois conceitos se destinam a identificar quais consumidores seu produto ou serviço atenderá e são desenvolvidos a partir de pesquisas de mercado e estratégias de Marketing Digital.

Público-alvo e persona são complementares, mas dizem respeito a diferentes tipos de informações.

Leia mais para saber quais são as diferenças entre os dois termos.

Público-alvo

O público-alvo determina quem será o principal grupo de pessoas que consumirá seu produto ou serviço.

Você sabe como definir seu público-alvo?
Você sabe como definir seu público-alvo?

As estratégias de marketing da empresa estarão voltadas a esse grupo.

Esse conceito engloba informações amplas, referentes às pessoas que podem querer comprar seu produto. Sendo elas:

  • Idade;
  • Profissão;
  • Gênero;
  • Classe social;
  • Cidade.

Por exemplo, uma mulher de 30 anos, trabalha com consultoria fiscal e tributária, é de classe média, ganha 5000 reais por mês e mora em São Paulo.

Outro exemplo, um adolescente de 18 anos ingressando na faculdade, interessado em viajar, família de classe média, mora em Curitiba.

Como definir seu público-alvo

Se você estiver desenvolvendo um produto novo, você pode recorrer a dados a respeito do seu setor e a pesquisas de marketing.

Se já tiver clientes, o ideal é realizar uma pesquisa entre eles para identificar padrões de comportamento e responder perguntas como:

  • Seu produto se destina a pessoas físicas ou empresas?
  • Em que região, cidade ou estado seu público mora?
  • O produto é destinado a qual gênero?
  • Se for unissex, quem o compra mais?
  • Qual é a idade dos seus consumidores?
  • Qual é o salário deles?
  • Qual é o nível de escolaridade?
  • Qual é o estado civil?
  • Com qual frequência o produto é consumido?

Essas são algumas perguntas que te ajudarão na definição do seu público-alvo. Observe que são bastante abrangentes. 

A ideia é traçar o perfil de todo um grupo social.

A divisão das pessoas em grupos sociais é importante para segmentar seus esforços. 

Afinal, as pessoas não fazem parte de uma massa homogênea e previsível, elas são complexas e variadas.

Persona

Persona se trata de uma definição específica do cliente ideal da empresa.

É semifictícia e contém detalhes mais apurados sobre o consumidor exato que seu negócio quer atingir.

Além dos elementos do público-alvo, na persona você define:

  • Nome fictício;
  • A rotina da pessoa;
  • Hábitos de compra;
  • Redes sociais mais usadas;
  • Ambições de vida;
  • Dificuldades ligadas ao seu produto;
  • Hobbies;
  • Valores;
  • Dúvidas.

Por exemplo, Alexandre tem 45 anos, trabalha com contabilidade agrícola das 7 horas às 19 horas de segunda a sexta; gosta de comida japonesa; é usuário de Instagram e Facebook; joga futebol nas horas vagas; sonha em formar os filhos em uma universidade pública e está começando a se sentir velho.

Outro exemplo, Solange tem 30 anos, é dona de casa, mãe de dois filhos; vê novelas no seu tempo livre; usuária do Instagram, não se sente confortável apenas cuidando do lar e está buscando vagas no mercado para garantir renda extra.

Como você pode perceber pelos dois exemplos acima, enquanto o público-alvo é uma definição genérica (mas não menos importante).

A persona se aprofunda nas características psicológicas do cliente para alcançar um perfil mais específico.

Como definir sua persona

É importante dizer que, apesar de ser um personagem semifictício, a persona não pode ser baseada em achismos. É imprescindível fundamentá-las em dados de consumidores prévios ou do mercado.

Para defini-la, uma possibilidade é realizar entrevistas. Também é possível recorrer a dados estatísticos do seu setor de atuação.

Alguns dados para desenvolver sua persona, são:

  • Características físicas e psicológicas;
  • Suas atividades profissionais e de lazer;
  • Seu nível de instrução;
  • Que tipo de conteúdo ele consome diariamente;
  • Como ele pode ser ajudado.

Agora você sabe as diferenças entre público-alvo e persona e como defini-los. A seguir, descubra as vantagens de empregar cada um desses conceitos.

Vantagens de definir o público-alvo

A principal vantagem do público-alvo é dividir os consumidores em grupos segmentados, e a partir deles, identificar características e comportamentos em comum.

Com essas informações à mão, é possível direcionar seu produto ou serviço a um ou mais de um grupo atendendo às necessidades deles e oferecendo soluções adequadas para seus problemas.

Uma empresa pode ter mais de um público-alvo e oferecer diferentes produtos para diferentes públicos.

Vantagens de definir a persona

Persona é um conceito mais recente, muito empregado em estratégias de marketing digital. 

Com ela, você terá mais noção de que linguagem utilizar, quais redes sociais adotar e formatos mais consumidos, entre outras vantagens.

A persona também pode ser aplicada no desenvolvimento de um novo produto ou serviço como um exemplo de consumidor ideal, e não apenas depois de todo o processo produtivo.

Esse conceito proporciona oportunidades de upsell (sugerir um produto ou serviço adicional ao que está sendo comprado) e cross-selling (oferecer um produto complementar ao que está sendo adquirido).

Exemplo prático: uma empresa de contabilidade fiscal mapeou as necessidades de cada empreendimento para o qual ela presta serviço.

Fazendo isso, ela identificou dificuldades diferentes para cada empresa e passou a se dedicar a atender uma a uma a partir do desenvolvimento da persona de seus empresários.

A partir daí, começou a oferecer serviços complementares (cross-selling) aos seus clientes, sempre levando em conta as principais necessidades deles.

Pensando nisso, além do serviço já oferecido anteriormente, a empresa passou a cuidar da gestão de folha de pagamento de certos clientes.

Sendo assim, a persona amplia suas possibilidades de negócio para além dos objetivos principais do seu empreendimento.

Qual dos dois usar?

Depois da ascensão da persona como conceito aplicado ao Marketing Digital, tornou-se comum descreditar o público-alvo como limitado e ultrapassado.

No entanto, ambas ideias são importantes para a definição do consumidor que seu empreendimento deseja alcançar.

Dessa forma, o mais indicado, tanto para um novo produto quanto para um produto já consagrado, é começar definindo o público-alvo para se ter uma ideia mais geral de todos os consumidores.

Depois, aprofundar essa ideia com a persona, pensando nas especificidades do consumidor, como sonhos, ambições e desejos.

Os dois conceitos proporcionam informações sobre como posicionar sua marca no mercado e te dão insights sobre que tipo de conteúdo produzir para promovê-la.

Unidos, público-alvo e persona maximizam suas chances de lucro.

Ainda assim, personas são mais indicadas para Marketing Digital e empreendimentos com recursos limitados, por ser um conceito muito voltado a redes sociais outros tipos de mídias digitais

Ainda assim, personas são mais indicadas para marketing digital e empreendimentos com recursos limitados, já que os gastos para abrir uma empresa são altos. 

Confiança e respeito

Com essas informações, sua empresa tem novas possibilidades de posicionamento e marketing. Trate o consumidor de acordo com as vontades e complexidades dele e a partir disso, construa uma relação de confiança e respeito mútuos.

O estereótipo de marca poderosa e distante já não existe mais. Os consumidores anseiam por um contato mais humanizado, principalmente, pelas redes sociais.

Invista no serviço de atendimento ao consumidor, aposte em interações que falem a mesma língua do seu público e produza conteúdo relevante para ele.

Dessa forma, sua marca construirá uma imagem atrativa e confiável e os negócios se expandirão. Afinal, é preciso se manter sempre atualizado com as tendências.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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