Sua empresa está pronta para usar o Clubhouse?
Em 2021, você deve ter ouvido seus influenciadores favoritos falar sobre um misterioso novo aplicativo de mídia social chamado Clubhouse.
Até alguns meses atrás, o Clubhouse era uma plataforma onde celebridades conhecidas, líderes de organizações, investidores do Vale do Silício e vários dos influenciadores mais relevantes da web podiam manter conversas de áudio em grupo sem censura sobre suas vidas, hobbies, trabalho ou indústrias.
Agora, como o Clubhouse continua a superar a cobertura da mídia e um grupo cada vez maior de usuários não pertencentes à rede, é viável que você se pergunte:
“Qual é a deste app? E, como sua empresa pode entrar em ação?”.
A seguir, explicaremos de onde veio o Clubhouse, o que realmente é e os prós e contras de usá-lo em suas estratégias e táticas de marketing.
O que é o Clubhouse?
Clubhouse é uma aplicação de rede social que apenas convidados podem “Salas” de bate-papo apenas por áudio, com amigos, seguidores ou o público em geral.
Para aderir ao aplicativo, os usuários devem ter um iPhone e receber um convite de um membro do Clubhouse.
Quem é usuário de android ainda não teve a possibilidade de conhecer o app.
O Clubhouse foi lançado em março de 2020 por Paul Davison, que trabalhou anteriormente em empresas como Pinterest e Google, e Rohan Seth, um antigo engenheiro do Google.
De acordo com um post de Davison e Seth, o Clubhouse foi desenvolvido após vários experimentos com aplicativos de redes sociais.
“Após muita interação no espaço de áudio, lançamos o Clubhouse em março do ano passado (2020)”, escreveram os co-fundadores.
“Nosso objetivo era construir uma experiência social que se sentisse mais humana, onde ao invés de transmitir, você pudesse se encontrar com outras pessoas e ter um diálogo”.
“Nossa missão era criar algo onde você pudesse fechar o aplicativo no final da sessão sentindo-se melhor do que quando o abriu, porque você criou vínculos, conheceu novas pessoas e aprendeu”.
Inicialmente, o Clubhouse era voltado para influenciadores de alto nível, celebridades, investidores do Vale do Silício e líderes da indústria, mas recentemente se abriu para um público mais geral.
Atualmente apenas disponível para usuários de iOS.
Alguns dos primeiros usuários do aplicativo de alto nível incluem Drake, Daymond John, Elon Musk e Oprah Winfrey.
No início, essas celebridades foram ouvidas em salas, conversando sobre seus interesses, hobbies ou indústrias.
Apesar da singularidade do Clubhouse, ele foi avaliado em US$ 100 milhões e recebeu um investimento de US$ 12 milhões de Andreessen Horowitz dentro de um ano de seu lançamento.
Recentemente, o Clubhouse começou a oferecer a adesão a um número maior de usuários, permitindo que cada novo membro convidasse 2 de seus amigos.
Isto fez aumentar a base de usuários ativos de 600.000 usuários ativos no último mês de 2020 para mais de 10 milhões hoje.
Pessoas de todo o planeta – músicos, cientistas, criadores, atletas, comediantes, pais, empresários, comerciantes de ações, líderes sem fins lucrativos, autores, artistas, agentes imobiliários, fãs de esportes e muito mais – vieram ao Clubhouse para dialogar, aprender, rir, se divertir, se encontrar e se conectar.
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Acabou de saber sobre o Clubhouse? Você não é o único.
Como dissemos, o Clubhouse foi inicialmente voltado para “elites” de alto perfil da indústria, tais como celebridades, gerentes gerais e os principais influenciadores online.
Durante um período de tempo, estes tipos de usuários eram os únicos que podiam enviar e receber convites para o Clubhouse.
Além da natureza do aplicativo, ele está disponível apenas para usuários de iPhone, como já mencionamos.
Embora a singularidade inicial do Clubhouse o tornasse interessante e atraente para o usuário das redes sociais comuns, fez com que o mindset e a base de usuários do aplicativo crescesse a um ritmo lento, mas constante.
Agora que o aplicativo se tornou mais acessível aos usuários de outras redes sociais, ele se tornou mais conhecido na internet e na mídia.
Neste momento, os especialistas em marketing também começam a se perguntar se poderiam usar o Clubhouse – ou algo semelhante – em suas estratégias de marketing.
A propósito, você já pode ouvir vários especialistas, líderes empresariais e membros de empresas sem fins lucrativos falando em salas que lidam com um assunto relacionado à sua marca, indústria ou tarefa.
Para dar um exemplo, em uma das últimas salas das quais participei, havia um grupo de “Lançadores de produtos” que ofereciam discussões riquíssimas sobre táticas de crescimento de negócios.
Sala falando sobre escalar empresas e produtos em 2021 no Clubhouse
Além dos profissionais de marketing, as principais empresas de mídia social, além disso, continuam a se beneficiar das tendências de mídia social de áudio do Clubhouse.
Logo depois que o CEO do Facebook Mark Zuckerberg falou em uma sala do Clubhouse, o New York Times relatou que Zuckerberg estava, em teoria, criando uma plataforma de áudio similar.
Olha o tio Mark no Clubhouse
O Twitter, por sua vez, está terminando de lançar o Twitter Spaces – uma funcionalidade de áudio incorporada em seu aplicativo – para um grupo pequeno de testadores beta.
Até o momento, o Clubhouse parece ser uma forma promissora de se conectar e construir uma sociedade on-line, e seu formato de áudio social já está sendo adotado pelos participantes.
Entretanto, em um período em que vemos uma parcela de novas plataformas online todos os anos, o Clubhouse é realmente uma mudança no espaço das redes sociais, ou é apenas mais um aplicativo “voo de galinha” no qual você não deve desperdiçar seus esforços de marketing?
Abaixo, vou fornecer uma breve especificação de como a plataforma funciona e depois pesar os prós e os contras da implementação do Clubhouse para a sua estratégia.
Como funciona o Clubhouse?
Enquanto publicaremos um guia descritivo de como funciona a plataforma Clubhouse, ao qual faremos um link neste post mais tarde, aqui está uma especificação instantânea de como várias das principais propriedades funcionam.
As abas principais do Clubhouse
Ao entrar no Clubhouse, os usuários encontrarão uma home page que destaca as salas em andamento em relação aos seus interesses ou seguidores.
Eles também encontrarão ícones de consulta, caixa de entrada de mensagens, calendário e notificações na navegação preeminente.
como iniciar o uso do clubhouse app
Ao clicar na guia “Navegar” ou “Explorar”, os usuários têm a capacidade de se mover através de uma alimentação de salas, clubes ou pessoas sugeridas para continuar.
funcionalidades do aplicativo clubhouse
Eles também têm a capacidade de usar a barra de busca para descobrir pessoas ou clubes específicos.
Entretanto, parece não estar disponível aos usuários procurarem por salas de aula específicas.
Se os usuários têm a capacidade de tocar o ícone do calendário para ver ou produzir suas salas com a programação dos conteúdos.
Salas de aula do Clubhouse
Entrar em uma sala é essencialmente como assistir a um webinar ou a uma reunião de Zoom sem vídeo e com uma audiência relativamente silenciosa.
Os participantes, que têm a capacidade de entrar ou sair de uma sala a qualquer momento, automaticamente fazem o login (ou aparecem) como ouvintes silenciosos.
Se quiserem dialogar ou fazer perguntas, eles têm a capacidade de tocar no ícone “Levante a mão” no canto inferior direito da página da sala.
Os moderadores de sala receberão uma notificação do pedido de mostrar as mãos e poderão ignorá-lo ou desatender o ajudante.
Abaixo está como são as salas de aula do Clubhouse:
Como funcionam as salas do Clubhouse
Visualmente, os participantes da sala só podem ver fotos do perfil e os nomes dos participantes recentes, e os moderadores e alto-falantes aparecem na parte superior da tela.
Os usuários e moderadores também têm a capacidade de adicionar indivíduos que seguem à sala, clicando no botão “+” na parte inferior do app.
Desta forma, seus amigos receberão uma notificação de que foram convidados para uma sala e poderão abrir a solicitação e juntar-se a ela diretamente.
Iniciando uma sala no ClubHouse
No final da página inicial, os usuários também têm a possibilidade de tocar em “Iniciar uma Sala” para iniciar um bate-papo “fechado” aberto apenas para pessoas específicas, um bate-papo “social” aberto a todos os seguidores de um cliente, ou um bate-papo “aberto” ao qual qualquer pessoa no Clubhouse pode participar.
Os usuários também têm a capacidade de tocar o ícone 9 Aspectos na parte inferior da navegação da página inicial para ter um bate-papo áudio privado com seguidores específicos que estão logados.
Os moderadores de sala, que lançaram a sala ou foram nomeados para um papel de moderador após o lançamento da mesma, notaram uma página semelhante ao que os participantes veem.
No entanto, eles também recebem notificações de novos participantes para a sala e uma lista de participantes que levantaram a mão pedindo para conversar.
Uma coisa interessante a considerar é que uma sala só termina uma vez que um moderador a termina ou uma vez que o último moderador a abandona.
Além disso, os moderadores que querem sair de uma sala sem terminá-la têm a possibilidade de designar outra pessoa para se tornar moderador.
Isto significa que uma sala com vários moderadores pode durar horas ou mesmo dias.
Graças à extensão das salas e ao fato de que os participantes têm a capacidade de entrar ou sair quando desejam, é possível ouvir os moderadores mais experientes voltarem, discutir sobre o que estão falando e de quem mais está falando durante um evento na sala.
Clubes e redes de trabalho
Além de gerar salas de aula, os usuários têm a possibilidade de continuar perfis particulares de amigos, influenciadores ou líderes influentes em seu setor.
Eles também têm a possibilidade de ingressar ou gerar Clubes, que são equipes de usuários interessados em tópicos, hobbies ou setores específicos.
Dê uma olhada em alguns dos Clubes que surgiram uma vez que procurei por “marketing digital”.
Salas sobre Marketing Digital no Clubhouse
Quando os usuários aderem a um Clube, eles têm a possibilidade de receber uma notificação se o administrador do Clube lançar uma Sala relacionada ao seu tópico principal.
Exemplificando, se eu entrasse para um dos Clubes de Marketing de Crescimento mostrados acima, eu receberia uma notificação rápida se eles criassem uma Sala sobre uma estratégia de marketing de crescimento.
Vantagens e desvantagens do Clubhouse.
Vantagens de usar o Clubhouse
1. Clubhouse poderia ajudar as marcas a construir confiança e parceria.
Em 2020, os clientes começaram a promover organizações com mensagens autênticas e confiáveis sobre organizações monumentalmente nomeadas, com décadas de fidelidade à marca.
É provável que esta mudança continue até 2021.
Por quê?
Em um período de incerteza financeira e notícias constantes, os clientes querem saber que as marcas se preocupam com seus consumidores e compartilham valores com eles.
Mesmo que a construção de um Clubhouse vivo, sem censura e sem censura relacionado à área de sua marca possa soar como um quebra-cabeças, isso poderia ajudar várias marcas a parecerem mais autênticas e confiáveis.
O Clubhouse dá muitas oportunidades para se conectar com celebridades, uma grande variedade de indivíduos de diferentes segmentos e até mesmo amigos próximos.
Ela abre a porta para conversas ao vivo que permitem que as pessoas sejam vulneráveis em um ambiente comunitário.
Este tipo de conexão é exclusiva para dar conteúdo de áudio com equipes pequenas ou grandes de indivíduos.
É um conteúdo não planejado e sem roteiro que qualquer pessoa pode fazer parte, portanto autêntico.
As marcas que utilizam o Clubhouse poderiam ter credibilidade ao falar sobre temas nos quais são profissionais.
No entanto, eles poderiam, além disso, ganhar confiança, pois se tornaram disponíveis para ouvir e falar francamente com seu público.
2. O conteúdo do aplicativo está em constante evolução.
Onde o aplicativo hospedou inicialmente conversas relacionadas a entretenimento, negócios e tecnologia graças a seu público-alvo inicial, o conteúdo de áudio na plataforma se expandiu e evoluiu.
Uma marca de coquetel chamada Loop organizou um Lounge que encorajou os participantes a tomar um coquetel e interagir num diálogo informal sem assuntos específicos.
Embora essa tática seja menos organizada, possibilita conectar indivíduos que querem aprender mais sobre a marca ou simplesmente querem conversar com outros apreciadores da bebida.
Como o Clubhouse é bastante novo, ainda não há grandes expectativas quanto ao conteúdo.
Isto quer dizer que qualquer pessoa de qualquer organização, indústria, sem fins lucrativos ou marca pode experimentar e aprender o que é realmente atrativo para o crescente público do aplicativo.
3. O aplicativo está preparado para a liderança de destaque.
A base de usuários do Clubhouse é construída em torno de influenciadores e líderes de destaque.
Isto significa que é provável que os usuários venham ao aplicativo para ouvir as últimas dicas, informações exclusivas ou discussões diretamente dos profissionais da indústria.
Exemplificando, a sala programada abaixo apresenta o co-fundador e conselheiro encarregado da Coinbase, Brian Armstrong.
foto
Em uma sala do Clubhouse como a mostrada acima, os usuários poderiam aprender mais sobre uma marca como Coinbase e fazer perguntas a seus chefes sobre a organização ou sua indústria.
Através de salas de aula como está, a Coinbase e outras marcas poderiam promover tanto a mentalidade da empresa quanto sua credibilidade entre o público ouvinte.
4. O público quer parcerias on-line e conteúdo de áudio.
No ano passado, com o advento da pandemia mundial, as pessoas dedicaram-se a criar mais webinars, eventos virtuais e outras experiências on-line para aprender mais sobre seus interesses ou simplesmente ter um sentimento de conexão com pessoas fora da sua bolha.
Entretanto, mesmo que os eventos virtuais tenham sido úteis para alguns, a maioria de nós mesmos acabou sofrendo com o excesso de informação.
Dedicar muito tempo para assistir webinars pode ser psicologicamente drenante, alguns dos usuários preferem consumir podcasts.
Agora, esta audiência pode estar pronta para a natureza de áudio somente do Clubhouse.
A qualidade mais marcante do Clubhouse é que ele envolve tempo fora do tempo ininterrupto da tela em que vivemos.
Clubhouse é um espaço surpreendente para evoluir as conversas entre sociedades e tópicos de nicho.
E, como os clientes querem conexões mais intimistas e conteúdo ao vivo mais do que nunca, muitas marcas continuam buscando construir parcerias online mais fortes e lançar táticas eficazes de eventos digitais.
Em última análise, o projeto do Clubhouse somente áudio poderia ajudar as marcas a se encontrarem e construírem uma base de fãs engajados em uma plataforma ao vivo, autêntica e interativa.
Contras do Clubhouse
1. O aplicativo ainda tem um público pequeno.
Em última análise, uma das maiores deficiências do Clubhouse é o que o torna tão intrigante: a excepcionalidade.
Você precisa de um convite para entrar ,e além disso, o aplicativo ainda não está disponível para usuários do Android.
2. O Clubhouse vai criar uma intensa competição de audio-app.
O Facebook e o Twitter seriam as primeiras plataformas a produzir uma experiência de áudio semelhante.
E, embora isto sugira que os criadores do Clubhouse tenham atingido uma plataforma que muitos usuários de mídia social desejam, a enorme competição também poderia levantar questões sobre o futuro da plataforma.
Exemplificando, se o Facebook ou outro concorrente puder produzir algo semelhante que seja menos único e permita aos usuários de iPhone e Android, a população poderia sair do Clubhouse para uma plataforma com maior audiência ou mais credibilidade no planeta das redes sociais.
Se isto acontecer, os marqueteiros que investem pesado em um plano do Clubhouse podem ter que fazer uma mudança repentina.
Embora isto não deva afugentá-lo de tentar a plataforma se você acha que é certo para sua marca, é fundamental considerar a concorrência.
Se você está considerando o Clubhouse, continue a seguir seus participantes e estabeleça como você pode pivotar suas táticas para essas plataformas se seu público começar a frequentá-las em seu site.
3. O Clubhouse pode se sentir como um “podcast não editado”.
Outro desafio para as marcas é que o Clubhouse é como se fosse um podcast não editado.
Pode ser maçante e drenar sua energia ao longo dia, ouvir partes que são desnecessárias.
Se você não pegar desde o começo a conversa, tende a ser como um sonífero ouvir pessoas falando sobre o tema que você mais ama.
Vai ser interessante ver se, a longo prazo, os usuários estão de acordo com isso.
Prevejo conteúdos no formato nuggets do ClubHouse.
Por exemplo, se você está planejando fazer experiências mais sucintas no Clubhouse, estime a probabilidade de executar trechos mais importantes das conversas.
Deixe o público decidir então, o que fará ao encontrar com seu conteúdo.
Mesmo quando as salas de aula estão ao vivo e não são programadas, ter uma estratégia de jogo o ajudará a moderar um diálogo positivo e de maior qualidade do que os usuários poderiam descobrir em outras salas de aula.
4. As marcas se tornarão bastante vulneráveis.
Certas gerações, como a Geração Z, anseiam pela veracidade das pessoas e marcas que eles seguem nas mídias sociais.
Com uma aplicação como o Clubhouse, as marcas poderiam gerar Salas de Aula ou Clubes envolvidos com seu setor que incluem líderes críticos, consumidores potenciais e até mesmo consumidores que querem dialogar com eles ao vivo e sem filtragem.
No entanto, embora o alto grau de veracidade não-redigida do Clubhouse tenha intrigado tanto empresas quanto os prováveis usuários, ele também poderia colocar as marcas em posições vulneráveis.
Será uma espécie de equilíbrio entre o bem e o mal.
Dentro de um ano de seu lançamento, a natureza viva do Clubhouse já causou controvérsia para as marcas.
Exemplificando, em fevereiro, Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, caiu em uma sala com o CEO da Robinhood Markets, Vlad Tenev, e levantou a mão.
Quando convidado para um diálogo pelos moderadores de uma sala, Musk começou a questionar intensamente Tenev e lhe pediu para explicar por que sua organização de negociação de ações impedia seus usuários de comercializar e vender o GameStop e outras atividades manipuladas.
Você pode ouvir a linha de interrogação no vídeo abaixo:
Rolou um atrito no Clubhouse entre Elon e Vlad
Enquanto o CEO de Robinhood permaneceu calmo durante toda a conversa, é provável que várias marcas não tenham palestrantes bem treinados que reajam com tanta calma ou profissionalismo diante deste cenário surpreendente.
Além disso, as pessoas podem filmar a conversa com outros aparelhos.
Por causa disso, a conversa de Musk e Tenev foi coberta pela mídia em poucas horas.
Mesmo que as conversas não tenham a capacidade de ser reproduzidas ou gravadas em nosso aplicativo Clubhouse, as empresas têm que lembrar que elas permanecem ao vivo e qualquer coisa que digam pode facilmente ser transmitida ou citada em segundos.
Devido a isso, os anfitriões da sala têm que treinar para conseguir responder perguntas simples e difíceis dos membros da audiência.
Os moderadores também têm que estabelecer o que farão ou como reagirão se um membro da platéia disser algo controverso ou imprevisível.
O Clubhouse é adequado para você?
Atualmente, o Clubhouse poderia dar às marcas várias vantagens relevantes na conscientização e construção de parcerias.
Entretanto, graças à sua novidade, também expõe certos desafios e desvantagens para empresas que desejam atingir o maior número viável de públicos.
Em última análise, enquanto muitas organizações podem prosperar, outras podem descobrir que o aplicativo Clubhouse ainda não é a melhor plataforma para seus propósitos.
Como em qualquer nova plataforma de redes sociais, você pode testar por algum tempo e sentir o que a aplicação tem para oferecer em termos de atribuição de tempo e esforço para a sua utilização.
Neste momento, pode ser prudente ver se um dos seus amigos ou colegas de trabalho pode enviar-lhe um convite para o Clubhouse para que se possa familiarizar com o app.
Se não conseguir estabelecer uma conexão, tenha em mente seguir em frente, acompanhando as notícias à sua volta.
Enquanto navega na aplicação ou lê a cobertura noticiosa do Clubhouse, faça a si mesmo perguntas como estas:
- Os tópicos envolvidos com o seu produto ou segmento são discutidos na plataforma?
- Existem líderes ou profissionais influentes na empresa com os quais poderia organizar um painel ou dois para aumentar a sua compreensão ou credibilidade no Clubhouse?
- Os nossos clientes já utilizam o Clubhouse?
- E, em caso afirmativo, podemos gerar experiências positivas na plataforma e como fazer isso?
- Já utiliza táticas de marketing que possam caber numa plataforma apenas áudio, tais como perguntas e respostas em vídeo ao vivo, webinars ou eventos virtuais?
Com perguntas como as acima mencionadas, pode estabelecer se será capaz de produzir conteúdos escaláveis para o Clubhouse
Ainda não consegues entrar no Clubhouse? Não se preocupe.
Vamos continuar a cobri-lo no blog para que esteja pronto assim que lá chegar.
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