O acompanhamento do lead feito por um CRM de vendas garante maior performance comercial
O monitoramento de um lead deve ser feito com muito cuidado e atenção pela sua empresa se você deseja ter sucesso nesse processo, e o CRM de vendas é fundamental.
Muitas empresas conhecem a existência do CRM de vendas e ainda possuem um específico entre os diversos outros softwares no dia a dia.
Entretanto, a grande maioria não entende de fato a utilidade do CRM e, por isso, deixa de utilizar.
Por isso, a ideia de utilizar um software de gestão de relacionamento parece muito mais nebulosa do que realmente é.
Felizmente, nós montamos uma explicação bem bacana para a sua empresa, que entenderá como funciona um CRM específico para vendas e como isso pode estar diretamente relacionado com o sucesso do seu negócio!
O Que é um CRM de Vendas?
A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente, que é exatamente o que esse software faz.
Quando se trata de um CRM de vendas, ele é responsável por gerenciar a relação que tenha acontecido entre o lead e a equipe de vendas.
Portanto, dentro desse sistema, será possível conferir todos os dados que o cliente já tenha disponibilizado (nome, telefone, e-mail, endereço e afins).
Além de todas as interações que tenham ocorrido entre ambas as partes.
Como por exemplo, o último contato feito por uma troca de e-mails ou uma ligação.
Além disso, a automação de marketing digital é uma tendência que cresce a cada dia que passa.
E o CRM de vendas é uma prova de que essa automação é super efetiva, já que quase todo o processo é automatizado.
Assim, ele se torna muito mais prático, rápido e confiável.
Como a JAB Consultoria Utiliza o CRM de Vendas?
O melhor exemplo para falar sobre o assunto é a nossa própria experiência.
Ou seja, a forma com a qual nós interagimos com o sistema de CRM de vendas aqui na JAB.
Quando nossos leads estão com a equipe de marketing, eles são gerenciados pelo RD Station, que é uma plataforma completa de automação de Marketing Digital.
A partir do momento em que o potencial cliente preenche informações em Landing Pages, é registrada no sistema, que passa a ter suas interações com o site devidamente acompanhadas (lead tracking).
Cada uma dessas interações possui uma determinada pontuação, o que faz com que eles sejam leads qualificados, ou seja, que já demonstraram real interesse naquilo que oferecemos.
Quando a classificação (lead scoring) atinge um determinado estágio, isso significa que o lead já pode deixar de ser responsabilidade da equipe de marketing.
A partir desse momento, a oportunidade de Marketing é encaminhada para a equipe de vendas.
Então, nesse mesmo momento, ele deixa o RD Station e passa para o CRM de vendas, para a segunda qualificação do lead.
Aqui, nós utilizamos o CRM Moskit, que é um ótimo sistema, com todos os recursos e funcionalidades que precisamos para garantir um atendimento de ponta.
A partir de agora, não serão mais as interações com a equipe de marketing que serão armazenadas, mas sim com a equipe de vendas.
Todo esse histórico de maturação estará no CRM de vendas, até que se atinja a tão desejada conversão em cliente!
O Que Faz um CRM Para Vendas?
São várias as funcionalidades deste sistema, todas focadas exclusivamente na equipe de vendas e em cada uma de suas necessidades.
No caso do Moskit, ele conta com um dashboard de vendas, que é um painel que mostra um resumo de todos os leads que estão sendo acompanhados e gerenciados por ele.
Inclusive, mostra também os devidos estágios de compra do cliente.
A gestão de negócios permite acompanhar com maior riqueza de detalhes cada um dos leads no CRM de vendas.
Isso porque, demonstra com informações mais completas e que ajudam a ter um panorama mais específico sobre cada cliente.
Além disso, conta com o Social CRM que mostra os perfis das redes sociais dos clientes, de modo que possa extrair informações importantes para a conclusão do negócio.
O agendamento de atividades também é fundamental para maior organização.
Com todos os recursos que você precisa, ele é totalmente integrado ao Google Agenda, para ainda mais portabilidade e praticidade.
Na timeline de negócios, a equipe de vendas pode acompanhar um passo a passo de todas as interações do cliente que ficaram registradas no CRM de vendas.
Afinal de contas, voltar alguns passos pode ser muito importante para obter informações chave.
Por fim, os relatórios emitidos pelo CRM de vendas garantem um overview de todos os negócios que foram registrados.
O que ajuda a saber qual foi o desempenho da equipe de vendas, como os clientes se comportaram e o que pode melhorar para o futuro.
Basta Aliar Apenas um Sistema de Automação de Marketing Digital Com um CRM?
Por mais que os sistemas se conversem muito bem e funcionem perfeitamente, a parceria entre marketing e vendas é perfeita para a sua empresa.
Tudo fica devidamente armazenado em cada sistema, mas é necessário que haja uma interação saudável entre essas duas equipes.
O ideal é que os setores se entendam quando a jurisdição de uma acaba e quando a da outra começa.
Além disso, é preciso saber qual é o verdadeiro momento que o lead deve passar para o CRM de vendas.
Não adianta passar esse lead muito “cru”, mas deixá-lo tempo demais com a equipe de marketing pode fazer com que o interesse esfrie.
Portanto, a linha tênue que divide a responsabilidade por esse lead existe tanto nos sistemas quanto fisicamente.
E compete à sua empresa determinar quando é esse momento e qual é a abordagem que deve ser tomada com o lead.
Tenha Total Controle Sobre as Vendas da Sua Empresa!
Ficou nítido que os softwares existentes para o monitoramento das interações com os clientes são muito importantes, tanto o de automação de marketing digital quanto o de vendas, que sempre devem andar juntos.
Se você deseja desfrutar de todos os benefícios que a automação de marketing e o CRM de vendas podem oferecer à sua empresa, então conte com uma excelente consultoria de marketing digital.
Alcance resultados ainda mais incríveis!