Funil de Vendas no Excel é uma ferramenta para quem deseja conquistar novos clientes e melhorar a tomada de decisões
Nosso modelo de Funil de Vendas no Excel é, basicamente, uma representação das etapas de processo de compra de um cliente.
Este processo leva em consideração desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Mas, sua empresa possui as etapas e gatilhos desse funil de vendas bem estruturados?
Caso ainda tenha dificuldades para entender, acompanhe nosso conteúdo e baixe sua planilha de funil de vendas no Excel.
O que é funil de vendas?
O modelo de funil de vendas no Excel que disponibilizamos por aqui segue o médoto estratégico usado na jornada do cliente.
Isso porque, ele mapeia a entrada do cliente até o fechamento em vendas, com gatilhos de entradas e etapas bem definidas.
Ele é chamado de funil ou pipeline, justamente porque em cada etapa do processo, a estratégia divide a captação de clientes em topo, meio e fundo de funil.
Literalmente, afunilando as possibilidades até chegar no fechamento em vendas.
Entendendo seus processos de vendas
A habilidade é um componente importante do sucesso dos vendedores.
Os vendedores bem-sucedidos são proficientes em três áreas: atitude, comportamento e técnica.
Neste post quero tratar mais especificamente da parte técnica.
Por isso, é tão necessário compreender e analisar o seu desempenho de vendas a partir de um ponto de vista de Planilha Pipeline de Vendas no Excel.
É uma ótima maneira de aprender mais sobre os seus processos de vendas.
Neste ponto, a ferramenta está ligada mais para visão técnica e analítica do tema.
Cultive o equilíbrio
A atitude é o seu ponto de partida e controla tudo.
No entanto, sem o devido comportamento, porém, nada acontece.
Os potenciais clientes não batem à sua porta, prontos para comprar.
Portanto, você precisa ir a campo e desempenhar os comportamentos corretos.
Afinal, técnica é a base da estrutura.
É a habilidade necessária para você ser eficiente e suportar a estrutura do modelo (vide figura abaixo).
Sem técnica não é possível sustentar suas atitudes e comportamentos.
No vídeo acima, o pessoal da Moskit explica como funciona o funil de vendas. Vale a pena assistir para complementar seus conhecimentos.
Aqui temos mais ferramentas de CRM de Vendas para você ver.
O que você pode aprender sobre Funil de Vendas no Excel
Primeiro, um pouco de terminologia. Existem basicamente três tipos de pessoas que você vai interagir durante o processo de vendas:
A Lead é um novo contato da sua empresa ou alguém que você decidiu prosseguir para uma venda, mesmo que eles não conheçam sua empresa ainda.
Um lead normalmente num primeiro momento, você não possui todas as informações necessárias.
Então é preciso qualificar este Lead, com informações sobre o perfil que atendam a determinadas qualificações para se tornar um cliente.
Por exemplo, se você estiver vendendo produtos para animais, um Lead qualificado é alguém que tem um animal de estimação, contra alguém que simplesmente gosta das imagens de animais fofinhos em seu blog, mas nunca vai comprar nada de você.
Prospect é um termo que é usado de forma diferente dependendo da empresa.
Em muitos casos, ele é usado como sinônimo de Lead qualificado, mas normalmente, a perspectiva é de alguém que tenha tido algum tipo de contato com a sua empresa e eles ainda estão interessados.
Todas as perspectivas são Leads, mas nem todas as ligações são perspectivas.
Todos nós sabemos o que os clientes!
Estas são pessoas que fizeram uma compra que certamente, se tiveram uma boa experiência com a sua empresa, podem retornar e comprar mais!
Você pode colocar os clientes em um grupo a parte de relacionamento e usar a mesma técnica do funil de vendas no excel, adaptando os processos de compras.
Todas essas pessoas se encaixam em seu funil de vendas!
Então, quando estiver trabalhando com seu funil de vendas no excel, você deve estabelecer dois objetivos:
- Encontrar mais leads e de boa qualidade, para canalizar um maior número de pessoas para o processo de compra;
- Aumentar as taxas de conversão em cada fase do funil para deslocar mais pessoas até o último estágio, ou seja, uma venda efetiva.
Agora faço o convite para você baixar uma versão simplificada do funil de vendas no excel. Quero baixar agora o funil de vendas no excel!
Como tornar leads em clientes
O verdadeiro desafio não está em encontrar novos leads, mas em movimentar o lead nos estágios do funil de vendas no excel para mais perto de fazer uma compra.
Por isso é importante a contratação de uma boa equipe de vendas e treiná-los sobre o tema realmente faz a diferença!
Deslocar as pessoas para baixo o funil de vendas no excel é chamado de nutrição de leads.
As principais maneiras de transformar leads em clientes incluem:
- Faça com que seus leads se sintam especiais. Ninguém gosta de se sentir como um número.
- Encontre uma conexão com a pessoa, tais como gostar do mesmo esporte.
- Responda às perguntas rapidamente.
- Quando alguém pede mais informações, eles querem isso agora para que eles possam tomar uma decisão, e não três meses (ou mesmo três dias) depois.
- Comunique-se com frequência.
- Não seja chato, mas seja um top of mind.
- Incentive. Ofereça bônus ou ofertas especiais.
- Seja extremamente útil. Torne-se um especialista em sua indústria, então você será visto como uma autoridade.
- Faça uma pesquisa e garanta a recomendação correta para cada pessoa. Exemplo: Quais são os seus maiores “pontos de dor” dos seus leads?