Iniciar no mundo do marketing digital pode ser uma tarefa árdua, mas é uma das melhores decisões para qualquer negócio.
As redes sociais e o mundo online permitem um alcance e engajamento com o público impossível de ser alcançado por outros tipos de publicidade, e atualmente, o consumidor tende a criar relações de confiança com empresas que possuem uma identidade virtual clara e presente.
Se você criou um site e está buscando maneiras de levantar a página e destacá-la em mecanismos de busca como o Google, com certeza já se deparou com os termos “SEO” e, talvez, o menos conhecido “SEM”.
Mas o que exatamente significa cada sigla e em qual será que devemos investir para começar a aumentar a autoridade de nossos sites e páginas?
Confira tudo o que você precisa saber.
O que significa SEO?
Quando pesquisamos sobre marketing digital imediatamente somos cercados pela sigla “SEO”.
O termo vem do inglês, e pode ser traduzido como “otimização para mecanismos de busca”, ou seja, representa o conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em uma página para aumentar sua força e ranking nos resultados das pesquisas na internet.
Grandes buscadores como o Google, por exemplo, usam algoritmos avançados que avaliam uma série de métricas de um site antes de exibi-lo para o público.
Isso significa que para um mesmo conteúdo, uma página cautelosa com SEO pode ser o primeiro resultado da busca, enquanto alguém que ignorou a técnica pode se transformar no oitavo resultado.
Para quem está começando, algumas ferramentas interessantes para o navegador podem ajudar a facilitar o processo, como uma extensão VPN, a extensão MozBar para analisar as páginas de busca, e extensões que analisam a densidade de palavras-chave em um artigo juntamente com as melhores práticas de SEO.
Uma empresa de consultoria em marketing digital também é uma poderosa alternativa para quem quer disparar um site rapidamente.
De toda forma, é possível começar a otimizar suas páginas seguindo algumas dicas simples:
- Conteúdo de qualidade: o conteúdo deve ser honesto, com linguagem apropriada, e adequado à palavra-chave desejada. Além disso, links com alto valor de DA e legendas nas imagens favorecem a qualidade do artigo.
- Palavras-chave: decida quais palavras-chave devem ser usadas para atrair o público, e garanta sua alta densidade no texto, legendas, texto alternativo de imagens, títulos e subtítulos.
- Formatação de parágrafos: ao formatar o artigo, use a estrutura de parágrafos (H1,H2,H3) além de incluir um título e, se possível, otimização da URL.
Otimize o site: garanta que o site carrega rapidamente em navegadores para computadores e celulares, evite conteúdo pesado na página inicial e use técnicas para acelerar o carregamento de imagens e vídeos como a compressão dos dados.
Assim, vemos que as técnicas de SEO tem como objetivo primário aumentar a autoridade da página para os mecanismos de busca, aumentando sua presença digital e subindo seu conteúdo nos resultados de pesquisas de forma natural.
O que é SEM?
Mesmo que você não conheça a sigla, você certamente já conhece o SEM: são aqueles anúncios pagos, ou seja, propagandas inseridas em sites, redes sociais ou páginas de pesquisa através da compra direta de banners, anúncios e cliques.
Geralmente, as estratégias de SEM são aplicadas através de plataformas como a Google AdSense ou Bing Ads.
Os custos de uma campanha de SEM podem ser elevados, mas em troca, as plataformas oferecem um controle altíssimo sobre o perfil de consumidor que verá seus anúncios e, normalmente, apresentam o conteúdo em amplo destaque na página.
Uma campanha de SEM bem otimizada permite que você exiba seu produto diretamente aos olhos de um público alvo específico:
Se você deseja exibir anúncios para capturar concorrentes de um bairro específico, ou se deseja que todo homem de 35 anos interessado em carros encontre sua página, as plataformas de SEM são capazes de realizar sua campanha.
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Vale a pena investir em SEO ou SEM?
A verdade é que não há resposta definitiva que se aplique a qualquer empresa, em todos os momentos: para a maioria das pessoas, a solução ideal será alguma combinação de SEM e SEO, e um pouco de experiência prática ou um acompanhamento por uma agência de marketing digital podem fazer a diferença.
De todo modo, é possível direcionar seus investimentos e esforços com base em alguns pontos-chave:
- Seu ranking atual: o público já está caindo em seu site naturalmente?
Caso ainda não tenha um tráfego estável e orgânico, é interessante investir em SEO para aumentar o domínio de autoridade da página.
Se sua posição no Google já está bem estabelecida, estratégias de SEM são um investimento com maior retorno por visualização.
- A verba disponível: enquanto uma porção considerável das técnicas de SEO são gratuitas ou de baixo custo, estratégias de SEM podem se tornar caras rapidamente.
Por isso, é importante verificar a verba disponível para cada campanha de publicidade, alocando recursos de forma inteligente.
- Sua missão: se acabou de lançar um novo produto, ou se precisa converter um público específico, o SEM é a melhor e mais rápida ferramenta à sua disposição.
Por outro lado, se estiver precisando de um fluxo constante de pessoas encontrando sua página de forma geral, investir em SEO é mais aconselhável.
Agora que você já sabe o que é SEO e SEM, e possui noções básicas de como aplicar sua verba de marketing, embarcar no mundo da publicidade digital ficou mais fácil e eficiente.
As campanhas online geram resultados transformadores para muitas empresas e negócios, e nunca é tarde para começar.
Confira também: Como aparecer na primeira página do Google?