Regra 1-9-90 propõe uma lógica de comportamento do consumidor baseada em três perfis
A regra 1-9-90 é bastante conhecida, mas nem sempre aplicada pelos profissionais. Entretanto, utilizá-la pode ser benéfica ao seu negócio digital.
Imagine a seguinte situação: Sou o consumidor e tenho nas mãos a decisão de compra. Para eu escolher o seu produto você precisa me convencer que ele é melhor que o do seu concorrente e que vou sair ganhando ao adquiri-lo.
Já parou para pensar que todas a suas estratégias de marketing têm como o único objetivo influenciar positivamente sua audiência, para que, em determinado momento, eles realizem uma compra?
Mas e se você tiver sendo vítima de uma máxima na internet e ainda não se atentou a isso?
Algumas das estratégias que iremos citar aqui você já conhece, mas eu vou fazer uma abordagem delas por um ângulo totalmente diferente. Estou aqui para ajudar você a encontrar as melhores estratégias e apresentar a cultura da internet ou regra do sucesso 1-9-90.
O que é a regra 1-9-90?
Tendo como base o comportamento do mercado/consumidor, a lógica que a regra 1-9-90 propõe envolve três perfis diferentes de pessoas que utilizam a Internet: Inovadores, Disseminadores e Consumidores.

De certa forma, a regra 1-9-90 diz que a marca na era da informação deixa de pertencer a quem a criou e passa a estar nas mãos daqueles que a vão consumir, recomendar e opinar sobre os produtos a ela disponibilizados.
Inevitavelmente, quer offline ou online, a divulgação da marca passa então a ser feita não por ela mesma, mas por todos aqueles que a consomem.
Começamos, então, por explicar cada um dos perfis. Primeiro, temos os:
Inovadores
Um grupo que corresponde a 1% das pessoas que produzem conteúdo na internet sobre determinado assunto e estão sempre sendo acompanhados de perto pelos disseminadores.
O nosso objetivo é influenciar, conquistar e seduzir os Inovadores, para montar um exército que vai distribuir e “trabalhar” gratuitamente para a sua marca, que seriam os disseminadores.
Os Inovadores irão passar a mensagem ao grupo dos 9% que interagem com as informações e conteúdos produzidos, mas não os criam.
Disseminadores
As pessoas incluídas no grupo dos 9% são os Disseminadores, que vão validar, testar, explorar e distribuir as novidades que recebem dos Inovadores, compartilhando a mensagem para todos da sua rede de relacionamento.
Disseminadores irão espalhar a opinião deles sobre seu produto
Dentro do conceito de Gamification, diríamos que estes se empoderam das novidades, buscando serem descolados e inteligentes, apresentando primeiro aquelas novidades que podem se tornar uma grande tendência em pouco tempo.
Consumidores
Ou seja, os Consumidores são os membros do grupo dos 90% de pessoas que absorvem as recomendações e consomem as informações recebidas.
É este grupo que mais interessa a qualquer marca, mas se a mensagem que definiu para a sua empresa não passar pelos Inovadores e Disseminadores, ela dificilmente chegará ao enorme público-alvo ao qual se destinam.
Isso tudo nos remete ao modelo sociológico chamado Curva de Adoção de Tecnologia. Esse modelo classifica as pessoas de acordo com o tempo que ela leva para aderir a uma nova tecnologia.
Na regra do 1-9-90 não é diferente, as pessoas querem seu produto/serviço, só não sabem disso ainda.

Para alcançar os consumidores você tem 3 opções:
- Ter muito dinheiro para investir em tráfego pago;
- Ter muita paciência para investir em tráfego orgânico, SEO e afins;
- Hackear esse crescimento combinando de tudo um pouco.
Partindo do princípio que você acredita piamente que seu produto/serviço é realmente transformador, amanhã vamos começar a dar os primeiros passos rumo a esse objetivo, que é alcançar os consumidores.
De qual grupo você faz parte? Inovadores, Disseminadores ou Consumidores?
Acredito que todos pertencemos aos 3 grupos, mas nos diversificamos quando o assunto é ou não interessante de fato para nós.
Eu, por exemplo, entendo muito pouco sobre investimentos em títulos públicos e nesse momento esse assunto não é relevante para mim, ou é, e eu ainda não sei.