Quem nunca ficou na dúvida sobre as diferenças entre Persona x Público-alvo?
Uma das ações mais importantes para uma empresa é definir quem será seu público-alvo ou sua persona.
Esses dois conceitos se destinam a identificar quais consumidores seu produto ou serviço atenderá e são desenvolvidos a partir de pesquisas de mercado e estratégias de Marketing Digital.
Público-alvo e persona são complementares, mas dizem respeito a diferentes tipos de informações.
Leia mais para saber quais são as diferenças entre os dois termos.
Público-alvo
O público-alvo determina quem será o principal grupo de pessoas que consumirá seu produto ou serviço.
As estratégias de marketing da empresa estarão voltadas a esse grupo.
Esse conceito engloba informações amplas, referentes às pessoas que podem querer comprar seu produto. Sendo elas:
- Idade;
- Profissão;
- Gênero;
- Classe social;
- Cidade.
Por exemplo, uma mulher de 30 anos, trabalha com consultoria fiscal e tributária, é de classe média, ganha 5000 reais por mês e mora em São Paulo.
Outro exemplo, um adolescente de 18 anos ingressando na faculdade, interessado em viajar, família de classe média, mora em Curitiba.
Como definir seu público-alvo
Se você estiver desenvolvendo um produto novo, você pode recorrer a dados a respeito do seu setor e a pesquisas de marketing.
Se já tiver clientes, o ideal é realizar uma pesquisa entre eles para identificar padrões de comportamento e responder perguntas como:
- Seu produto se destina a pessoas físicas ou empresas?
- Em que região, cidade ou estado seu público mora?
- O produto é destinado a qual gênero?
- Se for unissex, quem o compra mais?
- Qual é a idade dos seus consumidores?
- Qual é o salário deles?
- Qual é o nível de escolaridade?
- Qual é o estado civil?
- Com qual frequência o produto é consumido?
Essas são algumas perguntas que te ajudarão na definição do seu público-alvo. Observe que são bastante abrangentes.
A ideia é traçar o perfil de todo um grupo social.
A divisão das pessoas em grupos sociais é importante para segmentar seus esforços.
Afinal, as pessoas não fazem parte de uma massa homogênea e previsível, elas são complexas e variadas.
Persona
Persona se trata de uma definição específica do cliente ideal da empresa.
É semifictícia e contém detalhes mais apurados sobre o consumidor exato que seu negócio quer atingir.
Além dos elementos do público-alvo, na persona você define:
- Nome fictício;
- A rotina da pessoa;
- Hábitos de compra;
- Redes sociais mais usadas;
- Ambições de vida;
- Dificuldades ligadas ao seu produto;
- Hobbies;
- Valores;
- Dúvidas.
Por exemplo, Alexandre tem 45 anos, trabalha com contabilidade agrícola das 7 horas às 19 horas de segunda a sexta; gosta de comida japonesa; é usuário de Instagram e Facebook; joga futebol nas horas vagas; sonha em formar os filhos em uma universidade pública e está começando a se sentir velho.
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Outro exemplo, Solange tem 30 anos, é dona de casa, mãe de dois filhos; vê novelas no seu tempo livre; usuária do Instagram, não se sente confortável apenas cuidando do lar e está buscando vagas no mercado para garantir renda extra.
Como você pode perceber pelos dois exemplos acima, enquanto o público-alvo é uma definição genérica (mas não menos importante).
A persona se aprofunda nas características psicológicas do cliente para alcançar um perfil mais específico.
Como definir sua persona
É importante dizer que, apesar de ser um personagem semifictício, a persona não pode ser baseada em achismos. É imprescindível fundamentá-las em dados de consumidores prévios ou do mercado.
Para defini-la, uma possibilidade é realizar entrevistas. Também é possível recorrer a dados estatísticos do seu setor de atuação.
Alguns dados para desenvolver sua persona, são:
- Características físicas e psicológicas;
- Suas atividades profissionais e de lazer;
- Seu nível de instrução;
- Que tipo de conteúdo ele consome diariamente;
- Como ele pode ser ajudado.
Agora você sabe as diferenças entre público-alvo e persona e como defini-los. A seguir, descubra as vantagens de empregar cada um desses conceitos.
Vantagens de definir o público-alvo
A principal vantagem do público-alvo é dividir os consumidores em grupos segmentados, e a partir deles, identificar características e comportamentos em comum.
Com essas informações à mão, é possível direcionar seu produto ou serviço a um ou mais de um grupo atendendo às necessidades deles e oferecendo soluções adequadas para seus problemas.
Uma empresa pode ter mais de um público-alvo e oferecer diferentes produtos para diferentes públicos.
Vantagens de definir a persona
Persona é um conceito mais recente, muito empregado em estratégias de marketing digital.
Com ela, você terá mais noção de que linguagem utilizar, quais redes sociais adotar e formatos mais consumidos, entre outras vantagens.
A persona também pode ser aplicada no desenvolvimento de um novo produto ou serviço como um exemplo de consumidor ideal, e não apenas depois de todo o processo produtivo.
Esse conceito proporciona oportunidades de upsell (sugerir um produto ou serviço adicional ao que está sendo comprado) e cross-selling (oferecer um produto complementar ao que está sendo adquirido).
Exemplo prático: uma empresa de contabilidade fiscal mapeou as necessidades de cada empreendimento para o qual ela presta serviço.
Fazendo isso, ela identificou dificuldades diferentes para cada empresa e passou a se dedicar a atender uma a uma a partir do desenvolvimento da persona de seus empresários.
A partir daí, começou a oferecer serviços complementares (cross-selling) aos seus clientes, sempre levando em conta as principais necessidades deles.
Pensando nisso, além do serviço já oferecido anteriormente, a empresa passou a cuidar da gestão de folha de pagamento de certos clientes.
Sendo assim, a persona amplia suas possibilidades de negócio para além dos objetivos principais do seu empreendimento.
Qual dos dois usar?
Depois da ascensão da persona como conceito aplicado ao Marketing Digital, tornou-se comum descreditar o público-alvo como limitado e ultrapassado.
No entanto, ambas ideias são importantes para a definição do consumidor que seu empreendimento deseja alcançar.
Dessa forma, o mais indicado, tanto para um novo produto quanto para um produto já consagrado, é começar definindo o público-alvo para se ter uma ideia mais geral de todos os consumidores.
Depois, aprofundar essa ideia com a persona, pensando nas especificidades do consumidor, como sonhos, ambições e desejos.
Os dois conceitos proporcionam informações sobre como posicionar sua marca no mercado e te dão insights sobre que tipo de conteúdo produzir para promovê-la.
Unidos, público-alvo e persona maximizam suas chances de lucro.
Ainda assim, personas são mais indicadas para Marketing Digital e empreendimentos com recursos limitados, por ser um conceito muito voltado a redes sociais outros tipos de mídias digitais
Ainda assim, personas são mais indicadas para marketing digital e empreendimentos com recursos limitados, já que os gastos para abrir uma empresa são altos.
Confiança e respeito
Com essas informações, sua empresa tem novas possibilidades de posicionamento e marketing. Trate o consumidor de acordo com as vontades e complexidades dele e a partir disso, construa uma relação de confiança e respeito mútuos.
O estereótipo de marca poderosa e distante já não existe mais. Os consumidores anseiam por um contato mais humanizado, principalmente, pelas redes sociais.
Invista no serviço de atendimento ao consumidor, aposte em interações que falem a mesma língua do seu público e produza conteúdo relevante para ele.
Dessa forma, sua marca construirá uma imagem atrativa e confiável e os negócios se expandirão. Afinal, é preciso se manter sempre atualizado com as tendências.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.