Ferramentas de automação de marketing: você sabe como elas funcionam?
Tenho falado aqui blog sobre Inbound Marketing e como essa metodologia pode ajudar sua empresa a alavancar os resultados. Tão importante quanto essa estratégia é adotar soluções tecnológicas que possam concretizar o que está no papel. É nesse contexto que surgem as ferramentas de automação de marketing.
Mas quem são elas? De onde vieram? Como sobrevivem? Veja sexta-feira no agora nesse post!
“Ei, mas quais são as vantagens nessas ferramentas?”
As ferramentas de automação de marketing são normalmente disponibilizadas na modalidade SaaS (Software as a Service). O que significa dizer que sua empresa pode contratar esse serviço sem arcar com custos de desenvolvimento e infraestrutura de TI.
E isso é só o começo das vantagens! Essa plataforma favorece o gerenciamento de leads (uma das etapas importantes do Inbound Marketing, como falamos em outro post aqui do blog).
“Admito: eu não sei o que são ferramentas de automação de marketing”
Calma, não se desespere! Vou explicar:
Com ferramentas de automação de marketing, por exemplo, é possível estabelecer uma forma de comunicação eficaz e continuada com seus leads ou clientes, a partir do rastreio do comportamento deles.
Isso permite ter mais informações, segmentar esses dados e gerar métricas capazes de orientar suas estratégicas. Você pode pensar: “como isso é possível?”. Eu te respondo indicando algumas funcionalidades existentes em ferramentas disponíveis no mercado, olha só:
O que você encontra em ferramentas de automação de marketing:
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Automação do e-mail marketing;
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Fluxo de campanhas dinâmicas;
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Criação de perfil progressivo de leads;
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Qualificação multidimensional de leads;
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Segmentação dinâmica de lista de nomes;
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Conteúdo dinâmico de e-mail;
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Rastreamento de atividades no website e de e-mails;
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Rastreamento de campanhas,
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Geração de relatórios de atividades.
Esses são (APENAS) alguns dos recursos. Dependendo da solução há outros prerrequisitos que podem ajudar sua empresa de alguma maneira.
“Ah, entendi! Ferramenta de automação de marketing é CRM!” (ERROR!)
Não é isso! E que fique bem claro: é possível, sim, integrar a ferramenta de automação de marketing à solução de CRM da sua empresa. Mas uma não substitui a outra.
Ambas podem alavancar o resultado de seu negócio. Até porque um dos objetivos das ferramentas de automação de marketing é promover essa integração profunda em canais importantes (mídias sociais, e-mail e web analytics).
“Curti! Mas como saber se minha empresa precisa disso?”
Sua empresa gera leads e quer aumentar o resultado das ações de marketing digital? Se a resposta foi “sim” está na hora de aderir a ferramentas de automação de marketing.
Isso porque, com as funcionalidades que mencionei acima, seu produto ou serviço irá interagir com seus potenciais clientes de uma maneira mais personalizada (e o melhor, de modo automatizado, reduzindo custos de operações manuais).
Trocando em miúdos: significa que você vai se comunicar de maneira mais assertiva e colher dados do feedback, de modo individualizado. Essas informações processadas representam uma mina cheia de ouro para sua empresa!
“Tá. Mas o que mais minha empresa ganha com ferramentas de automação de marketing?”
#1 Olhar individualizado para cada lead
Ao invés de olhar para os leads gerados em seu site ou blog de uma forma generalizada, uma ferramenta de automação possibilita controlar e qualificar cada um deles (a partir de critérios específicos, em sintonia com o propósito de sua empresa).
#2 Otimização de custos e aumento de vendas
Quando há um processo mais maduro de gerenciamento de leads, há menos esforço empenhado na conversão dele. E isso representa uma otimização de esforços (que pode levar à redução de custos) e, por consequência, um aumento de vendas.
Esse resultado se efetiva também a partir de um encurtamento do ciclo de vendas (evitando um loooongo período para concluir um processo de compra).
#3 Mais informações = maior inteligência de marketing
Ao gerir uma série de informações e consolidá-las como relatório, sua empresa estará com dados relevantes e estratégicos sobre o comportamento e anseios de potenciais consumidores.
Isso faz com que você possa direcionar campanhas, produtos e adequar serviços, visando a conversões mais valiosas mais para frente. Esse ganho de inteligência de marketing é notado quase que imediatamente pelas empresas que adotam ferramentas de automação.
“Uau! Mas quais são as ferramentas de automação de marketing disponíveis?”
RD Station: você pode fazer um test-drive na ferramenta e eles disponibilizam no blog alguns estudos de caso, que ajudam a compreender melhor a aplicação prática da ferramenta. Há vários planos para seleção, que podem se adequar ao seu negócio.
MARKETO: plataforma bem robusta também, oferece funcionalidades bem interessantes que podem ajudar ao seu negócio. O blog da empresa apresenta estudos de caso e como é feito o suporte para atendimento. Disponibilizam pacotes com preços diferenciados conforme o uso.
HUBSPOT: uma das mais conhecidas no mercado, Hubspot possui planos com um preço um pouco maior e, até por isso, estão um pouco à frente no mercado, em termos de funcionalidades. Possui também planos específicos de acordo com uso da solução.
SHARPSRING: também consolidada no mercado, a ferramenta tem na integração com diferentes canais como um dos diferenciais. Possui planos que podem ser adequados conforme o porte e utilização da sua empresa.
Ficou alguma dúvida? Deixe para gente aqui nos comentários ou envie um e-mail para atendimento@jabconsultoria.com.br que vamos responder de prontidão para você!
Até o próximo post! 😀