Entenda quais são as lições de liderança que o boxe pode proporcionar para o mundo corporativo. Saiba por que esse esporte vai além de socos e caras amassadas
As semelhanças entre o boxe e gerenciar uma empresa vão muito além do óbvio. Através deste esporte é possível aprender lições de liderança sobre como impulsionar e administrar uma empresa. Ao contrário de outros esportes, no ringue não há espaço para pausas. Você não pode simplesmente colocar as mãos sobre os joelhos para recuperar o fôlego ou pedir um tempo. É preciso manter a guarda a todo momento, se movimentar para não ser um alvo fácil e ter uma estratégia definida para derrubar o seu oponente. Em outras palavras, assim como um lutador profissional precisa reunir o maior conjunto de habilidades, é vital que a sua empresa também reúna as habilidades e estratégias necessárias para se manter a frente, sempre.
Desenvolva a mentalidade de um lutador
Não importa quantas habilidades você tenha desenvolvido nos últimos anos para gerir um negócio, ter uma mente aberta é primordial. Você pode ser um dos homens mais fortes que já pisou no ringue, ter o vigor de um maratonista, um soco mais rápido do que o Manny Pacquio, e perder nos 30 segundos do primeiro round, caso você não desenvolva a mentalidade de um lutador. Boxeadores têm a capacidade de pensar claramente quando estão em desvantagem e perceber a fraqueza do oponente sem demonstrar as suas. Essa é a mesma mentalidade que você precisa ter para se adaptar no mundo dos negócios. Uma queda nas vendas ou a perda de um cliente importante são fatores que muitas vezes não estão sob o nosso controle mas devem ser gerenciadas com a cabeça limpa e uma mente sã.
Conheça os seus pontos fortes e pontos fracos
Cada ser humano neste planeta tem uma fraqueza. A questão é: até quando você vai deixar a sua fraqueza te dominar? No mundo do boxe você tem duas opções: ou você desenvolve seus pontos fortes até o ponto de estraçalhar o seu adversário ou você desenvolve seus pontos fracos para se tornar um lutador completo. Cada lutador tem um calcanhar de Aquiles. O truque é saber protegê-lo do seu adversário e fazer o possível para encontrar o do seu oponente. Em outras palavras dentro das lições de liderança que podemos aprender com o boxe, isso significa a realização de pesquisa de mercado em uma empresa rival, melhorar suas habilidades de apresentação comercial ou organizar internamente a sua empresa. Conhecer as habilidades que você tem e as que não têm. Torne-se uma força reconhecida através da melhoria que você faz na sua vida e na sua empresa.
Conheça a sua categoria de peso
Saber a sua respectiva categoria de peso determina os atributos necessários que você deve possuir para se destacar. Por exemplo, um peso-pena deve possuir o dobro da velocidade e resistência que um peso-pesado deve ter para se sobressair em sua classe. Por outro lado, um lutador meio-médio precisa de golpes precisos e um queixo forte. Esse mesmo modelo se aplica aos negócios quando o assunto é mudança de direção. Uma empresa de pequeno porte pode desenvolver vários planos de negócios, mudar seus objetivos, produtos e até mesmo o nome do seu negócio por causa do seu tamanho.
Já uma grande empresa não tem esse luxo. Em vez disso, deve desenvolver uma base forte com foco em sua tradição e implementar o plano de negócios que tem dado certo nos anos anteriores. Se a mudança é necessária, então faça mudanças incrementais lentamente. Certifique-se de ajustar essas mudanças de acordo com a sua “categoria de peso”. Conheça as habilidades e atributos que você precisa para cada mudança.
Sem dias de folga
Puro e simples assim. De acordo com as lições de liderança que o boxe nos proporciona, não pode haver dias de folga quando se está competindo, e você não pode parar de treinar até chegar lá. A complacência é o próximo passo para o fracasso. Se você quer ser bem sucedido em qualquer aspecto da vida, então, trabalhe para melhorar a cada dia. Entenda que sempre terá alguém mais talentoso que você, e ainda, possuir certas qualidades que você não tem. “Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão”, disse Muhammad Ali.