Ferramentas de marketing para agências de viagens são extremamente eficazes para conquistar o seu público.
Segundo estudo do IBGE, os 100 milhões de brasileiros com acesso à internet dedicam mais tempo com o meio digital que com qualquer outro meio de comunicação.
Os brasileiros passam mais de 3h30 diárias navegando na web, e é nesse momento que você deve estar lá ativamente para chamar a atenção do seu target.
Por isso, as ferramentas de marketing não podem ser usadas de forma isolada e a sua aplicação deve estar em conjunto com o plano estratégico da sua agência de viagens.
Já falamos em outro post que você precisa aumentar o número de leads e as ferramentas de marketing, além de melhorarem a imagem da marca, ajudam a segmentar o seu público-alvo e são hoje a melhor maneira de fazer uma venda consultiva para o seu o cliente.
Para ilustrar o que as ferramentas de marketing podem fazer pelo seu negócio, selecionamos algumas ferramentas que você pode aplicar hoje mesmo na sua agência de viagens.
Fique esperto com seus concorrentes
Para ser o melhor, você precisa conhecer bem sua concorrência e entender quais as vantagens que ela oferece e que a sua agência de viagens não está ofertando.
Uma vez que você sabe como seus concorrentes influenciam os clientes, você pode dimensionar com mais facilidade suas forças e fraquezas para poder superará-los.
Conhecer os passos dos concorrentes é uma ótima maneira de se adaptar ao mercado ou de mudar as suas táticas.
Algumas ferramentas de marketing ajudam a sua agência de viagens a monitorar a concorrência.
O Alertas do Google é um serviço gratuito que envia mensagens diárias por e-mail sobre seus concorrentes.
Você consegue se atualizar sobre os resultados mais relevantes e recentes do google com base na consulta que deseja monitorar.
Recomendamos a criação de um clipping semanal sobre os principais tópicos e notícias.
O Social Mention permite que a sua agência de viagens monitore os movimentos das redes sociais.
Para mensurar é preciso acompanhar o desempenho das divulgações feitas nas redes sociais para ver se você está no caminho certo ou se precisa de mudanças.
Além disso, essa ferramenta de marketing o ajuda a encontrar clientes em potencial e a ficar por dentro de como a concorrência se comporta nesses meios sociais, assim você pode encontrar uma fraqueza da concorrência que pode virar uma oportunidade para sua clientela.
O Social Bakers é uma outra ferramenta de marketing que oferece monitoramento e análise de redes sociais, como o Facebook, Twitter, YouTube, Google+ e LinkedIn.
Ele transforma um enorme número de dados em informações que podem ser digeridas e aproveitadas facilmente sobre a concorrência, engajamento, taxa de interação com sua agência, quem são os principais influenciadores das suas páginas e muitos outros dados importantíssimos para o amadurecimento da marca.
Use a pesquisa de marketing como uma ferramenta competitiva
A competitividade entre as empresas é muito grande, e na verdade sempre foi assim, só que hoje em dia você pode contar com a ajuda de ferramentas de pesquisas para conseguir se diferenciar e se sair melhor perante ao mercado.
A sua agência deve conhecer os clientes, o segmento de viagens e os concorrentes, como já foi dito antes, para assim garantir a sobrevivência na selva de pedras. É claro que para tudo isso funcionar, você precisa ter ideias inovadoras e proatividade.
Se você quiser entender como leão caça, não vá ao zoológico. Vá para a selva.
Assim, a pesquisa de marketing deve ser usada para responder e solucionar um problema identificado pela sua agência.
O Survey Monkeys se posiciona como o principal fornecedor mundial de soluções de questionários da web.
Ele facilita a criação de pesquisas personalizadas para você conseguir informações relevantes e que te ajudem a tomar uma decisão inteligente e fundamentada, desde avaliações de satisfação dos clientes até pesquisas em geral.
O PoolDaddy é uma ferramenta de pesquisa on-line para monitorar em tempo real suas páginas, ver as respostas, as interações com os clientes, exportar relatórios e ele também gerencia enquetes via Twitter.
Tenha conhecimento que os toques pessoais vão melhorar o desempenho de sua agência mais do que qualquer outra coisa, então use bastante essas ferramentas de marketing para conhecer melhor o seu target, para saber com quem se está falando e como se deve falar para alcançar seus objetivos positivamente junto ao seu público.
Primeira página do google? Quem não quer…
O SEO nada mais é do que saber usar bem a linguagem da sua agência de viagens e usar palavras-chave específicas para conseguir uma boa exposição on-line.
Dominar essa prática faz com que aumente o números de links no google direcionados para o seu site e a quantidade de visitas em seu site aumenta muito.
Primeiro você deve cadastrar o seu site em motores de busca, como o google e trabalhar o seu SEO para descobrir quais são as melhores formas para aumentar a visibilidade dele.
Depois, otimize o site da sua agência, tanto no título quanto na descrição da página deve ter a linguagem que você escolheu usar para a sua agência, a palavra-chave deve ser usada mais de uma vez, para o google conseguir linkar o tema com o seu site.
Você pode criar também algum conteúdo que tenha ver com a linguagem da sua marca e que ligue com as palavras-chave mais procuradas em seu site.
Isso tudo faz com que os motores de busca determinem a relevância de seu assunto na hora que o target for fazer uma consulta de pesquisa.
Para conseguir se tornar relevante nas mídias sociais, basta criar uma mensagem com valor e com um bom conteúdo que apoie essa mensagem principal.
Para isso, algumas ferramentas de marketing alinhadas com a mensagem certa podem se transformar em uma plataforma poderosa para ajudar no conhecimento e amadurecimento da sua marca.
O Ping.fm é uma ferramenta extremamente útil para agências que possuem perfis em mais de uma rede social.
Para otimizar seu tempo e melhorar a produtividade, o Ping oferece um serviço de integração de todas as suas redes sociais, onde você pode distribuir de uma só vez conteúdos sistematicamente para todas a redes sociais em que sua agência está presente.
E o HootSuite, que além de fazer a integração das redes sociais, tem um sistema de gestão da marca nesses meios.
Com isso você vai estar constantemente no feed do seu cliente e o mais importante, gerando conteúdo de qualidade que chame atenção.
Crie um calendário de conteúdos e economize tempo
Criar um calendário de conteúdo para a sua agência de viagens a partir do zero é uma daquelas tarefas que parece ser super complicada, mas que com uma abordagem simples pode realmente ser bastante interessante.
Um calendário de conteúdo é um recurso compartilhável que a equipe de marketing pode usar para planejar todos os conteúdos e atividades a serem feitas.
A vantagem de usar o formato de calendário é que você pode visualizar como o conteúdo é distribuído ao longo do ano, assim você pode planejar os conteúdos em torno de eventos-chave da sua agência ou em datas específicas e importantes, para atingir um público direcionado e saber exatamente como as atividades de marketing estão sendo planejadas.
Campanhas de Marketing para Agências de Viagens
Com a ajuda do Google AdWords, criar campanhas de marketing deixou de ser um negócio complicado, e sabemos que uma campanha com boas estratégias e bem feita e elaborada traz muitos frutos para sua agência de viagens.
O AdWords é uma plataforma de compra de anúncios na internet.
Permite fazer ofertas para o público certo, ou seja, para quem está realmente atrás do seu serviço. Ele possibilita gerar tráfego qualificado para o seu site através de anúncios associados a palavras-chave com o intuito de otimizar as buscas feitas pelo target na internet.
O ideal é que você direcione o seu anúncio patrocinado para uma landing page.
Landing pages são ótimas para a geração de leads.
São páginas que atraem o visitante direto para informação que você quer que ele veja, então podemos ter a certeza de que quem chegou ao seu site por uma landing page, está realmente atrás do serviço que a sua agência de viagens oferece.
Outra ferramenta muito importante para o fechamento de uma venda e posicionamento de marca são as apresentações que a sua agência de viagens faz.
Muita gente ainda não dá o valor necessário para uma apresentação corporativa, mas sabe-se que uma bem feita que seja atraente tanto no visual quanto no conteúdo, revelam momentos decisivos na hora da conquista de um cliente.
Por um gestão de marketing que traga resultados
Todas essas ferramentas estão disponíveis para facilitar os seus negócios e melhorar o seu desempenho no mercado. Só basta saber usá-las com sabedoria, criatividade e pensamento estratégico.
A Jab Consultoria tem uma área específica de gestão de marketing e podemos te ajudar a usar da melhor maneira essas ferramentas de marketing. Baixe gratuitamente 02 ferramentas de marketing!