Você já ouviu falar sobre leads qualificados, mas sabe ao certo quem é o match da sua empresa? Clique aqui e descubra agora!
Leads qualificados é como dar o match ideal em sua empresa.
Se você já usou e conhece o aplicativo de relacionamento Tinder, sabe bem a relação que estamos fazendo por aqui.
Isso porque, ao aderir ao app mais famoso para encontrar a cara metade, você pode encontrar muitas pessoas com afinidades em comum, mas é preciso dar like e torcer pelo match para que algo mais aconteça, certo?
Quando o assunto é geração de leads qualificados, o match também precisa acontecer.
Mas como definir quais leads realmente estão qualificados?
Quando eles podem avançar para outros estágios?
Ou até mesmo, quando podemos enviá-los à equipe de vendas?
Portanto, viramos um verdadeiro Hitch (Conselheiros amorosos) para responder as principais dúvidas em qualificação para esse match acontecer de verdade por aí!
O Que São os Leads Qualificados?
Você já deve ter ouvido a seguinte pergunta: “qual o seu tipo?“.
Em seu negócio, há também um “tipo” ideal que está por aí e que precisa ser encontrado.
Acontece que encontrar essa parcela tão importante de leads não é tão simples quanto pode parecer.
O processo é complexo e é preciso ter em mente que um “bom partido” não dá em árvore. Portanto, leads prontos para vendas também não!
Por isso, é preciso classificar os contatinhos. Vamos lá?
Suspects: O famoso contatinho que não quer namoro.
Ou seja, aquelas pessoas que você já têm o nome e o e-mail, porque demonstraram interesse em seu negócio, porém não decidem pela compra ou não têm previsão de aquisição.
Isso não quer dizer que elas tenham alguma intenção de compra no futuro.
Prospects: O contatinho que já considera um relacionamento sério.
Também tem intenção de compra, já entende a necessidade e está preparado para isso (tem disponibilidade para arcar com a compra no momento).
Está em um momento de consideração.
Dentro do funil de vendas, ainda é possível dividir os prospects entre aqueles que deram apenas informações básicas (nome, telefone e e-mail), os engajados (que estão sempre consumindo materiais de sua empresa).
E o prospect lead (que é, em definição, o tipo de cliente ideal, que pode não querer comprar ainda, mas deseja um relacionamento mais sério).
Leads Qualificados: Esse é o contatinho que já está pronto para o namoro.
Depois da sua nutrição de maneira estratégica, o lead está decidido pela compra, porque além de precisar da sua solução, ele entende a necessidade e seu valor, bem como se identifica com sua marca!
Aqui, temos o verdadeiro match e ele é levado para a equipe de vendas.
Identificando o match ideal
Ao contrário do que podem falar a você por aí, um lead qualificado não é um produto pronto que pode ser comprado em quantidades.
Afinal, o trabalho para captar e desenvolver um lead assim é árduo. Exatamente como em um relacionamento!
Não basta sair por aí marcando encontros e gerando oportunidades.
Damos um verdadeiro match depois de muito conhecimento, estudo, planejamento e estratégia.
Entre os requisitos para o namoro, você deve analisar aspectos:
- Demográficos, como região e classe econômica;
- Comportamentais, como gostos, preferências e hábitos;
- Financeiro, ou seja, recursos disponíveis para a compra;
- Autoridade, como cargos decisórios;
- Necessidade ou entendimento da necessidade do produto/serviço;
- Timing de compra.
Com esses dados em mãos, sua equipe de Marketing consegue classificar o estágio do lead para encaminhá-lo a equipe de Vendas.
Isso deve variar de empresa para empresa, já que suas prioridades e alvos são diferentes.
Por exemplo, para uma empresa de Marketing, é imprescindível que o lead já possua um site.
Porém, se a empresa disponibilizar a construção de sites como um serviço, seu lead ideal é outro!
O que você precisa entender sobre a qualificação
1. Alinhamento entre Marketing e Vendas
O compartilhamento de informações e alinhamentos entre os setores de Marketing e Vendas é essencial.
Afinal, é preciso ter conhecimento sobre as demandas geradas e quais os resultados para alteração de estratégias de captação.
2. Definição dos gatilhos de entrada
Saiba exatamente os pontos de entrada de leads para nutri-los de maneira certa.
Isso porque, dependendo do ponto em que o lead entra, seu estágio também pode variar.
Consequente, ele deve receber conteúdos diferenciados em cada etapa.
3. Conhecimento dos recursos
Leads qualificados são mais caros e levam mais tempo para gerar resultados.
Por isso, tenha conhecimento sobre seus recursos (principalmente com a área de Marketing), para saber o que é possível fazer para gerá-los, sem esgotar suas estratégias.
4. Revisão das estratégias
É preciso fazer uma revisão da sua definição de lead qualificado sempre que achar necessário.
Especialmente quando houver um novo produto ou serviço em sua empresa.
5. Segmentação é essencial
Nada de sair deslizando o dedo para o lado, dando like sem parar.
Segmentar seus contatos é importantíssimo para entregar o conteúdo exato para quem realmente precisa!
O Que é Lead Scoring?
O lead scoring é outro método de dar um match perfeito.
Entretanto, é usada uma ferramenta de automação de qualificação, que atribui pontuação para a base de leads.
Ou seja, dependendo de suas características e interações, o sistema acompanha e atribui um valor para cada lead, conduzindo ele até um ponto em que ele possa ser abordado por vendas.
Esse tipo de qualificação é pré-definida pela empresa, através do sistema utilizado, como o RD Station.
It’s a Match!
Depois de todo esse trabalhão, basta deslizar o dedo para o lado e dar o Match – de preferência em contatinhos que estão prontos para um longo relacionamento, ok?
Por isso, da próxima vez que pensar em como gerar leads para o seu blog, site, página nas redes sociais ou qualquer outra plataforma de contato com o público, lembre-se de não apenas querer um grande número de pessoas, mas sim um número, mesmo que menor, de pessoas que sejam qualificadas de verdade.
Se você quer ajuda para obter leads qualificados, conte com uma agência marketing digital para te ajudar em sua estratégia e alcançar objetivos palpáveis para o match perfeito!
O Que São os Leads Qualificados?
Um lead qualificado é alguém que pode se tornar um cliente em potencial para sua empresa, com base nos critérios e informações de identificação que o seu lead tenha fornecido a você espontaneamente. É importante ressaltar que os critérios de qualificação de leads variam de empresa para empresa.
Quais critérios para qualificar um lead?
Como já falamos anteriormente você pode usar informações básicas como: demográficos, como região e classe econômica; Comportamentais, como gostos, preferências e hábitos; Financeiro, ou seja, recursos disponíveis para a compra; Autoridade, como cargos decisórios; Necessidade ou entendimento da necessidade do produto/serviço;
Timing de compra.