HubSpot ou RD Station? Tire essa dúvida da cabeça de uma vez por todas!
Existem algumas perguntas que assolam a sociedade desde a época medieval (tá, talvez um pouco depois, haha). “Coca Cola ou Pepsi? Uber ou 99? McDonald’s ou Burger King? Doce ou salgado? HubSpot ou RD Station?”.
Tudo bem, “HubSpot ou RD Station” é uma pergunta mais comum na vida de publicitários, marqueteiros, donos de empresas e amantes de Inbound Marketing.
Mas ela não deixa de dividir opiniões.
Se você se encontra entre os grupos que foram ditos anteriormente, então também pode não saber responder a essa questão. A curiosidade é bem grande, não é?
Qual será que é a melhor ferramenta de automação de marketing que eu posso escolher para o meu negócio?
Não se preocupe: a JAB Consultoria está aqui e vai te ajudar! Confira nosso comparativo exclusivo e veja onde você deve colocar as suas fichas: no RD Station ou no HubSpot.
HubSpot ou RD Station: O Que Eles Fazem?
Bem, se você já chegou até aqui, então já deve entender sobre o que é marketing de conteúdo, Inbound Marketing, geração de leads, coisa e tal. Mas, se você não sabe muito bem, vamos fazer um resuminho bacana.
Vamos lá!
Quando se fala sobre automação de Marketing Digital, logo algumas ferramentas vêm à mente. Sem dúvidas, duas dessas que já aparecem na sua mente com mais velocidade que o Usain Bolt são a HubSpot e a RD Station.
Isso não acontece à toa, já que uma estratégia de Marketing de Conteúdo que se preze deve contar com o auxílio de uma ferramenta de automação de Marketing Digital.
Afinal, ela ajudará a captar leads mais quentes e ter todas as informações necessárias sobre eles.
São vários os recursos dessas duas plataformas.
Relatórios de SEO; monitoramento de redes sociais e agendamento de posts; criação de Landing Pages; disparo de e-mail marketing; integração com CRMs…
Realmente, é bastante coisa!
A escolha entre HubSpot ou RD Station deve ser feita com bastante atenção, de acordo com o que a empresa realmente precisa, para que os leads brotem igual mato, mas bons leads, ou seja, um mato bem bonito e verdinho.
Veja como escolher a melhor ferramenta para a sua agência ou empresa e, assim, obter melhores resultados.
HubSpot ou RD Station: Qual é Melhor?
Para que você não se perca e possa ir justamente onde deseja, nós separamos por itens as características dos softwares. Assim, você não se perde e também não perde tempo. ?
SEO
Todo mundo sabe que o SEO é essencial em um plano de Marketing Digital, né? Então, é claro que essas ferramentas não poderiam deixar de ter recursos focados no SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Motores de Busca).
Se você se pergunta “HubSpot ou RD Station?”, saiba que os relatórios de SEO estão disponíveis nas duas opções, bem como os painéis de palavras-chave. Então, dá pra montar uma estratégia bem bacana.
Vantagem do HubSpot: O HubSpot conta com um recurso interessante, que é a possibilidade de fazer Link Building, ou seja, construir links em outros sites que apontem para o seu.
Vantagem do RD Station: Por outro lado, o RD Station sugere ideias para a criação de conteúdos para seu blog, de acordo com os assuntos que você trata.
Ou seja: você vai ter as melhores ideias de bandeja, e isso é ótimo, principalmente naqueles dias em que a criatividade não está aquelas coisas.
E-mail Marketing
O tempo passa, novas formas de se comunicar com os leads e clientes aparecem com uma boa periodicidade, mas poucas delas se mostram tão assertivas como o bom e velho e-mail marketing. Esse ponto deve pesar na escolha, sem dúvidas.
Seja o HubSpot ou RD Station, os dois contam com a funcionalidade de disparo de e-mail marketing! Ou seja, você terá mais essa praticidade.
Vantagem do Hubspot: O HubSpot dá a possibilidade de fazer testes A/B.
Vantagem do RD Station: Enquanto o RD Station permite mandar e-mails para mais pessoas com um investimento mais barato.
Landing Pages
Nós consultamos o juiz e foi decretado um empate técnico aqui. Assim como em muitos outros pontos as ferramentas são semelhantes, aqui não poderia ser diferente.
Caso a escolha seja HubSpot ou RD Station, os dois permitem criar Landing Pages matadoras, que convertem mais do que casa de câmbio em época de Black Friday. Então, ambas serão ótimas!
As Landing Pages funcionam perfeitamente em dispositivos móveis, o que é ótimo! Afinal, o mobile-first é tão tendência quanto cabelo raspado dos lados e mais alto em cima.
Então, aqui, o sucesso é garantido.
Mídias Sociais
Tivemos que consultar o juiz mais uma vez e ele declarou um empate técnico outra vez. Quando se trata de mídias sociais, HubSpot ou RD Station conseguem atender tranquilamente ao que as empresas precisam.
Há o recurso de agendamento, para que você não tenha que ficar acordado até meia-noite para fazer aquele post de Feliz Ano Novo. E também é possível acompanhar o desempenho de cada um deles, para ver qual mais performou.
Outra coisa muito importante é o acompanhamento das postagens no que se refere à geração de leads. Caso algum lead venha das redes sociais, a ferramenta te informará, para que você analise o que pode ser feito para melhorar esse desempenho.
Preço
É aqui que a coisa começa a pegar,e não tem empate técnico não: o preço é bem diferente.
Hubspot:
A HubSpot oferece uma versão gratuita, mas possui bem poucos recursos. Até mesmo a versão paga mais barata, de US$ 50, é bem simples e não contempla a maioria das ferramentas que se espera.
Entre elas, estratégias de conteúdo e SEO, mídias sociais e e-mail marketing, por exemplo.
Para ter acesso a essas funções, é preciso desembolsar pelo menos US$ 200 por mês.
Isso na cotação atual do dólar chega a quase R$ 700. É um investimento mensal bem salgado, ainda mais para empresas que não possuem uma condição financeira tão boa.
A automação de marketing, então, só está disponível em planos de pelo menos US$ 800, ou seja, mais de R$ 2.600 por mês.
RD Station:
Já quando se trata da RD Station, os preços são bem mais acessíveis e viáveis para a maioria das empresas.
Por apenas R$ 329 por mês, é possível ter acesso a várias funções e recursos, como análise de SEO, e-mail marketing, landing pages e até mesmo automação de marketing básica.
O próximo plano é o de R$ 679 por mês, que já dá acesso à automação de marketing, lead tracking, lead scoring e integrações com CRMs e demais softwares.
Portanto, na hora de escolher HubSpot ou RD Station, o preço do RD Station é bem mais baixo. E isso, de forma alguma, NÃO quer dizer que sua qualidade é baixa, muito pelo contrário: essa é uma ferramenta top!
Tanto isso é verdade que nós, aqui da JAB, somos parceiros Gold da RD Station, com muito orgulho! E utilizamos essa ferramenta há anos! ♥️️
Suporte
Como a HubSpot é uma empresa norte-americana, então muito do seu conteúdo está em inglês, tanto nos informativos e no blog quanto no suporte.
Então. quem não tiver um domínio desse idioma pode enfrentar problemas para resolver eventuais problemas.
Já a RD Station, da brasileira Resultados Digitais, vai ter tudo o que você precisar em bom português, seja no suporte online ou pelo telefone.
Então, tudo mais fácil.
E ainda conta com seção de Ajuda no site, com chat on-line, perguntas frequentes e abertura de chamado.
Nessa parte da comparação “HubSpot ou RD Station”, mais um ponto para a brasileira!
Conclusão: Quem é Melhor?
O HubSpot pode até contar com alguns recursos a mais, mas o RD Station é uma plataforma bastante completa, muito mais barata, com suporte completo em português e todos os recursos que uma empresa pode precisar para sua estratégia de marketing digital.
O segredo do sucesso da RD Station é contar com um sistema completo de automação de marketing que pode suprir plenamente as necessidades dos clientes.
Com uma economia muito grande em relação a outras opções, como a HubSpot.
Por isso, se você estava na dúvida entre HubSpot ou RD Station, viu que a plataforma catarinense é o melhor que a sua empresa pode contar.
Assim como a JAB Consultoria usa essa ferramenta por aqui e gera resultados fantásticos, você também pode gerar.
Então, não perca nem mais um minuto e venha para o #TimeRDStation!