Pelo menos uma vez na vida, cada um de nós já vendemos alguma coisa: um produto, um serviço, uma ideia, uma história ou até mesmo nós mesmos. Seja no âmbito profissional ou pessoal os desafios que uma venda geram são empolgantes. Na maioria dos cursos e palestras de vendas, há uma lacuna em relação às práticas de venda. A maioria dos calouros terminam os estudos com um monte de teoria, mas sem saber como aplicar ou vender algo na prática.
Não importa o quão incrível é a sua ideia ou projeto, se você não tem o carisma ou arte para vender, pois estes, são itens de série em um vendedor. Do meu ponto de vista, ter sucesso em vendas pode levá-lo mais longe do que qualquer outra habilidade.
Sem a pretensão de esgotar o assunto, gostaria de passar o que eu aprendi com a minha experiência em vendas:
1. Ouça o dobro do que você fala: ligue para os seus clientes e ouça suas necessidades. Algumas pessoas vomitam um discurso sem perceber que seus futuros clientes não estão prestando atenção há muito tempo. Ao ouvir, você pode dirigir suas propostas de valor para que os seus receptores se sintam envolvidos e identificados com o que você está dizendo.
2. Seja consistente: venda algo que crie valor e seja coerente com sua proposta. Esteja preparado e conheça melhor do que ninguém o seu produto, suas as vantagens e desvantagens. Você tem que ser capaz de responder a qualquer pergunta imprevisível.
3. Seja honesto: o item mais importante. Você tem que acreditar no seu produto e dizer nada além da verdade. Internet, fóruns, comunidades estão por aí, e não há nada que você possa esconder. Encontre um produto que seja vendável e que você acredite nele. Os clientes sentem quando você é honesto e quando você não é.
4. Seja destemido: você tem que ser corajoso. Saia do seu habitat natural e não tenha medo. Não vai ser fácil ganhar os primeiros clientes, mas você não pode ser tímido e ficar em casa esperando que alguém vai bater na sua porta pedindo o seu produto.
5. Seja paciente: você tem que ser paciente. Dê algum tempo para os seus futuros clientes pensarem sobre o seu produto ou serviço. Isso não significa que você não pode fazer qualquer pressão sobre eles. Conquistar os primeiros clientes é difícil, mas também é a prova de que você está indo no caminho certo quando você começa a ver os primeiros resultados. Nada é imediato, por isso não desista e seja forte.
Espero que você tenha encontrado algo útil neste artigo. Vender não é explicado nos livros, vender é sobre a sua experiência pessoal. É uma questão de perseverança e de melhorar a sua performance dia após dia. Então, vá lá fora vender, VENDER e VENDER!