Por dentro de uma Campanha de E-mail Marketing otimizada
Com o crescente desenvolvimento do marketing de conteúdo fica fácil enxergar as oportunidades de relacionamento criadas pela campanha de e-mail marketing.
E-mail pode parecer velho e obsoleto, mas permanece essencial para conversões de vendas bem-otimizadas.
E-mails permitem a comunicação direta, necessária para cultivar leads, desenvolver a confiança e, por fim, vender.
1. Lead Generation através de redes sociais
A otimização de conversões em vendas começa na geração de leads. Pesquisas recentes (em inglês) indicam que empresas estão aumentando sua capitação de leads através de redes sociais.
É impressionante como as redes sociais se apresentam como um ótimo método de estabelecer um primeiro contato com seus consumidores e atraí-los para seu funil de vendas.
3 dicas para gerar leads através de redes sociais:
– publique links em redes sociais com links para páginas de destino do seu site
– realize um concurso usando aplicativos específicos
– promova conteúdos como webinars e e-books
2. Segmente seus leads para obter o máximo de sua campanha de e-mail marketing
Envie e-mails segmentados para seus leads, essa é uma maneira contundente de cultivar seus consumidores.
Estudos mostram que emails segmentados possuem 50% mais chances de serem clicados do que emails não segmentados.
O setor e objetivos de seu negócio definirão as categorias de segmentação.
Você pode, por exemplo, segmentar seus e-mails por:
– indústria
– interesses
– participação em concursos
– fontes dos leads
– potenciais clientes fora de seu funil de vendas
– localização
3 Dicas para segmentar seus leads
– Colete informações de segmentação no momento da capitação dos leads
– Crie páginas de destino usando e implemente um pop-up para formulário de email
– Use aplicativos de terceiros para realizar concursos e coletar dados de usuários do Facebook
3. Personalize sua Campanha de E-mail Marketing
Isso pode parecer um pequeno detalhe, mas personalizar o assunto do e-mail pode aumentar o engajamento em 22%.
Coloque o nome do seu destinatário tanto no assunto quanto no corpo do e-mail, isso ajuda a aprofundar o relacionamento e aumenta a confiança.
Dê um passo a diante e coloque o seu nome ou nome da sua empresa no assunto do e-mail também.
Seu e-mail cria uma familiaridade imediata.
Essa familiaridade conduz à confiança , o que leva a maior interação e, conseqüentemente, a vendas.
3 Dicas para personalizar seus emails:
– Use ferramentas de e-mail marketing como MailChimp, SalesForce ou Wishpond para personalizar os seus assuntos e corpo de e-mail
– envie e-mails automáticos personalizados para cada lead que você conseguir a partir de concursos que você realizar
– inclua os nomes dos destinatários no corpo do e-mail e no assunto dos emails que enviar
4. Torne sua Campanha de E-mail Marketing Pessoal
Escrevas seus e-mails usando linguagem clara.
Pense nos seus clientes enquanto você escreve e trate-os de maneira amigável.
Use o pronome “você” muitas vezes em suas mensagens, para aprofundar a conexão com seu potencial consumidor.
A sua linha “de:” deve ser pessoal também.
Ao invés de mandar e-mail a partir do e-mail corporativo da empresa, envie-os a partir do e-mail de sua equipe de vendas, gerente de conteúdo ou CEO.
3 dicas para tornar seus emails pessoais:
– Aprofunde o relacionamento escrevendo para “você”
– Envie emails a partir de pessoas e não da empresa, assim a linha “de:” fica mais atraente e amistosa, e o leitor te reconhece instantaneamente.
– Torne seus emails fáceis e rápidos de ler, usando cabeçalhos, imagens e listas
5. Inclua chamadas-para-ação simples e claras
Você precisa de uma chamada para ação (call-to-action) clara em sua mensagem.
Seja específico sobre qual ação você deseja que o leitor tome.
Se você estiver enviando um e-mail para promover uma única oferta (como um concurso ou campanha), mantenha a chamada-para-ação clara e destacada.
Contraste a cor do botão para que ele se destaque.
Quanto mais simples e distinta a sua solicitação, mas cliques você conseguirá.
Mantenha o botão consistente com a sua página de destino.
Isso fará com que seu pedido seja claro e sua taxa-de-conversões seja alta.
3 dicas para criar chamadas-para-ação claras e específicas:
– tenha uma chamada-para-ação proeminente para chamar a atenção do leitor
– mantenha o botão na parte superior de seu e-mail
– certifique-se que sua chamada-para-ação está otimizada com sua página de destino para aumentar a conversão
6. Automação da Campanha de E-mail Marketing a partir de Landing Pages
Leads cultivados produz, em média, 20% mais conversões do que leads não cultivados. E-mails automáticos podem cultivar leads obtidos a partir de landing pages (páginas de destino).
Quando pessoas de seu interesse se inscrevem para alguma coisa em sua landing page, você precisa acompanhar imediatamente!
Esse é o momento em que estas pessoas estão mais interessadas no que você faz.
Envie um e-mail automático, personalizado com uma chamada-para-ação.
Quanto mais maneiras de aproximação você constrói, mas perto você fica de converter.
3 dicas para automação de emails a partir de landing pages:
– use softwares de automação de emails como Marketo, Infusionsoft, Genius ou Whishpond para automatizar o envio de e-mails
– Torne os emails passoais, adicionando os nomes dos novos inscritos
– Cultive seus leads para convertê-los em consumidores
7. Campanha de E-mail consistente e frequente
Você não pode simplesmente enviar um e-mail e esperar resultados.
Desenvolva seu relacionamento com o consumidor através de contatos regulares.
Consumidores precisam de contato para lembrar seu nome e o nome da sua empresa.
Envie a seu segmento e-mails personalizados periodicamente.
Atualizações semanais tem apresentado resultados muito positivos como uma frequência eficaz.
Você deve manter contato pelo menos uma vez por mês e não mais do que duas ou três vezes por semana.
Acrescente variedade em suas mensagens, enviando:
– newsletters
– ofertas exclisivas
– concursos
– pesquisas
3 dicas para enviar emails consistentes e freqüentes:
– aumente o contato com o cliente com e-mails periódicos regulares
– crie uma agenda de envios e estipule um deadline para sua equipe de conteúdo/vendas
– envie diferentes tipos de conteúdo para criar confiança e familiaridade de seus leads com sua empresa
8. Teste A/B para Campanha de E-mail Marketing
Faça o teste A/B para seu assunto de e-mail e texto. Envie seu assunto de email para dois (ou mais) segmentos de sua lista de emails.
Confira a taxa de visualização, abertura e cliques.
Use o assunto que apresentar melhor taxa-de- conversão.
Faça o teste A/B do corpo de e-mail também.
Este teste te dá o conhecimento sobre qual imagem, texto ou visual funciona melhor para nutrir e converter consumidores.
Cada setor irá obter diferentes resultados para qual é o email mais eficaz para conversão.
Teste o seu setor para refinar sua mensagem e gerar mais vendas.
3 dicas para realizar teste A/B em seus emails:
– aumente taxas-de-conversão testando assuntos de email e texto
– teste duas ou mais listas de emails segmentadas
– escolha o email com melhor taxa de conversão para suas listas
9. Rastreie os resultados
Use sistemas de rastreio para mensurar os resultados das suas campanhas de email.
Saiba quais são suas taxas-de-conversão em um período para analisar suas estratégias.
Rastreie seus resultados para Indicadores de Performance (KPI) como:
– taxa de entrega
– taxa de visualização
– taxa de abertura
– taxa de cliques
– conversão em vendas
Faça perguntas como:
– qual é o melhor horário para enviar emails/newsletters?
– quais assuntos de emails são mais abertos?
– quais segmentos respondem melhor a cada chamada-para-ação?
Mensurar suas métricas e analisar os resultados irá otimizar a conversão. Faça pesquisas para aprimorar continuamente.
3 dicas para rastrear resultados:
– mensure os resultados para cada campanha de email que você realiza
– use um bom CRM para analisar taxas de entrega, abertura, cliques e conversões e vendas
– analise os resultados para aprimorar as taxas de conversão
10. Repita
Cultive a sua lista de inscritos.
Continue a captar leads através de redes sociais e outros métodos.
Mantenha contato com seus leads regularmente, enviando emails segmentados e personalizados.
Desenvolva seus relacionamentos aumentando a interação através de chamadas-para-ação que direcionam novos leads para seu website.
Teste suas campanhas para saber qual trará melhores resultados.
Converta seus novos leads em vendas.
Faça com que seu atuais consumidores realizem novas compras.