Saber qual é o custo de aquisição de seus clientes é fundamental para acompanhar o crescimento e ajudar na tomada de decisões
As métricas estão entre o que existe de mais importante no marketing digital. Existem métricas para e-mail marketing, SEO, marketing de conteúdo e outras que se aplicam no contexto geral, como o custo de aquisição.
Sem sombra de dúvidas, nós podemos dizer que essa métrica pode fazer toda a diferença para a sua empresa.
Não apenas para saber se o checklist do plano de marketing digital realmente funciona, mas também para avaliar a saúde de toda a empresa.
É, o assunto é sério de verdade, e conhecer a fundo essa métrica é essencial para a sua empresa.
O Que é Custo de Aquisição?
O custo de aquisição de clientes, também conhecido apenas como CAC, representa o valor que foi gasto para a obtenção de um novo cliente.
Essa é uma métrica que você provavelmente não encontrará no Google Analytics.
Isso porque não depende apenas dos esforços que são feitos diretamente no Marketing Digital, como também de outros investimentos.
Por exemplo, para que seja possível concluir uma venda, é preciso contar com:
- a equipe de marketing;
- a equipe de vendas;
- pagar pelo uso dos softwares necessários;
- contabilizar o investimento em links patrocinados;
- e afins.
Logo, todos esses valores também devem entrar na conta, de modo a saber exatamente qual é o custo de aquisição dos clientes da sua empresa.
Qual é a Importância do CAC?
À primeira vista, pode ser que você não compreenda muito bem a importância de saber qual é o CAC da sua empresa, mas depois de aprender mais sobre o assunto, essa importância ficará clara.
Por exemplo, se a sua empresa investir um valor maior para a aquisição dos clientes do que o faturamento que eles geraram, esse não é apenas um sinal de alerta para o seu Marketing.
Mas também é um importante aviso para a empresa como um todo.
Por outro lado, se o custo de aquisição de todos os clientes for menor do que o faturamento que eles geraram, então esse é um indicativo de que tudo correu bem.
Basicamente, todas as empresas precisam conhecer o seu CAC.
E claro, tentar otimizá-lo cada vez mais, de modo que os custos de aquisição sejam menores e o faturamento cresça.
Como Calcular o CAC?
Para poder tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, o melhor a se fazer é utilizar um exemplo bem claro.
Suponhamos que sua empresa tenha gasto os seguintes valores para a aquisição de clientes durante um mês:
- Salários da equipe de marketing e vendas: R$ 2500;
- Ferramentas: R$ 500;
- Links patrocinados: R$ 1000;
- Produção de conteúdo: R$ 400;
- Envio de e-mail marketing: R$ 300;
- Otimizações do site: R$ 800.
O total do investimento feito naquele mês será de R$ 5500.
Suponha que, nesse mesmo mês, sua empresa conseguiu 20 clientes, que foram impactados diretamente.
Para saber qual foi o custo de aquisição, basta pegar o valor total do investimento (R$ 5500) e dividir pelo número de clientes obtidos (20).
Logo, R$ 5500 / 20 = R$ 275
O custo de aquisição de cada cliente foi de R$ 275 nesse mês.
CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes
Mais uma vez, suponha que cada um desses clientes gastou, na média, R$ 400.
Logo, o lucro que cada cliente trouxe terá sido de R$ 125, o que é um bom número, já que cobriu todos os gastos e ainda resultou em uma boa quantia.
Assim, o lucro total será de R$ 2500.
Por outro lado, se cada cliente gastou, em média, R$ 200, sua empresa terá tido um prejuízo de R$ 75 e, no total, de R$ 1500.
O que pode significar que algo não está muito bem nessa equação.
Indicadores de um bom CAC
Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, já que tudo depende de uma série de fatores.
Por mais que não dê para definir um único valor que seja bom para o CAC, existem alguns parâmetros que dependem da sua empresa.
E podem trazer ótimos insights sobre os resultados obtidos.
Via de regra, o custo de aquisição deve ser menor do que o ticket médio de cada cliente.
Isso significa que se ele gastou mais do que a sua empresa gastou para conseguir o cliente, ou seja, ela lucrou.
Se o ticket médio for menor do que o custo de aquisição, então sua empresa está gastando mais com o cliente do que ele retorna para o seu faturamento.
Isso quer dizer que algo precisa ser feito para reverter essa situação.
No caso de uma empresa que trabalha com vendas recorrentes, como produtos ou serviços por assinatura, então o CAC precisa ser menor do que o Lifetime Value (LTV).
Se sua empresa trabalha com assinatura de bebidas alcoólicas, imagine o seguinte.
Se você gastou R$ 500 para conseguir um novo cliente, ele paga uma assinatura de R$ 100 por mês e ficou por 8 meses, então o LTV é de R$ 800 e o lucro é de R$ 300.
Atenção:
Porém, também existe outra variável muito importante que precisa entrar nessa equação…
A imagem que a empresa possui na mente dos leads e dos clientes!
Por exemplo, se a empresa já for estabelecida no mercado e conhecida por muitas pessoas, então espera-se que o CAC seja menor do que o seu ticket médio ou LTV.
Caso contrário, nem sempre isso acontecerá.
É normal que um negócio que ainda está em seu início demore um certo tempo para que possa começar a gerar lucros.
Isso é verdade tanto para o marketing digital quanto para o marketing convencional.
Por isso, se sua empresa ainda é nova, então é bom se preparar para que o custo de aquisição seja maior do que o ticket médio ou o LTV.
Até que se obtenha um ponto de maturação em que a empresa será mais conhecida e, consequentemente, gerará mais lucros.
Tenha o Custo de Aquisição Como Uma das Principais Métricas!
Saber como calcular seu custo de aquisição de clientes é determinante para a sua empresa, não importa quanto tempo ela tenha de mercado, qual seja seu porte ou segmento.
Você precisa, obrigatoriamente, saber disso se deseja ser bem-sucedido.
Para conseguir resultados ainda melhores, conte com o auxílio de uma consultoria de marketing digital que possa ajudar sua empresa a obter o melhor custo de aquisição possível.
Assim, a lucratividade poderá ser ainda maior!