Tudo que você precisa saber sobre uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas
Por que sua organização deveria contratar uma consultoria de marketing digital?
Por mais que o seu produto ou serviço seja excepcional, se a sua empresa não tiver uma boa estratégia de marketing e vendas em funcionamento, os resultados podem ser pífios ou até nulos.
No Brasil temos 19,7 milhões de empresas em funcionamento, segundo os dados de novembro de 2020 do ministério da economia
Apenas em novembro de 2020, 88.638 fecharam as portas.
Tais motivos para o fechamento das pequenas e médias empresas no Brasil, segundo o Sebrae é a falta de inovação, diferenciação da concorrência e não ter um bom planejamento de marketing e vendas.
A ausência destes pontos ajudam significativamente no encerramento dessas empresas.
A estratégia de marketing e vendas muitas vezes existe, mas não é realizada com foco no público-alvo correto.
Desta forma, as empresas acabam construindo planos de marketing com dados e estratégias por vezes sem fundamentos e acabam passando desapercebidas num mundo de alta competitividade.
Resumindo: seu cliente possivelmente tem dificuldades em entender que tipo de proposta valor o seu negócio oferece.
Se você deseja implementar uma estratégia de marketing digital, seu primeiro passo é realizar e examinar diferentes atividades, saber onde cada estratégia de marketing se encaixa em suas táticas e desenhar cenários reais.
Felizmente, uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas pode te ajudar a fazer exatamente isso.
O que os consultores de marketing digital podem fazer pela sua empresa?
Se você quiser realizar novos projetos em sua empresa, reestruturar suas habilidades digitais ou apresentar uma ideia inteiramente nova para maximizar e otimizar seu desempenho, é hora de contratar os serviços de uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas.
Uma consultoria de marketing digital o ajudará a por em prática ideias e estratégias, fazer táticas e implementar as várias fases de seu plano, desde o brainstorming inicial até a execução.
O que é uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas?
Uma consultoria de marketing digital orienta as empresas que estejam procurando se inserir no espaço digital e oferece estratégias personalizadas através de um processo que inclui a avaliação, melhoria e desenvolvimento de resoluções em seus negócios.
As organizações precisam desenvolver uma metodologia que assegure que seus esforços e investimentos em esforços on-line dêem frutos, mas também precisam de orientação especializada e qualificada para conseguir isso.
A JAB Consultoria ajuda de forma personalizada as empresas de pequeno e médio porte que precisam de análises e direcionamentos específicos para o nicho do negócio.
Por que contratar uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas?
Muitos de vocês podem pensar que o departamento de marketing digital ou a pessoa responsável pelo marketing em uma organização pode realizar o processo de consultoria por conta própria, mas não é este o caso.
Os serviços que uma consultoria oferecem têm uma visão totalmente nova e um grau de especialização que é difícil de alcançar por outros meios.
Estas são as razões para contratar uma organização de consultoria de marketing digital para pequenos negócios:
Uma visão externa: Uma das razões mais importantes para a contratação de uma consultoria é a obtenção de uma visão externa.
Nós da JAB Consultoria, vemos as coisas com mais clareza e, acima de tudo, com mais objetividade.
Especialização: Uma empresa de consultoria em estratégia digital para pequenas empresas lhe oferece a possibilidade de trabalhar com especialistas de todas as áreas de espaços de marketing como UX, SEO, Social Media, e muito mais.
Você otimizará seu tempo e recursos trabalhando com especialistas nestas áreas.
Os preços: Tempo é dinheiro e um consultor pode economizar dinheiro para uma organização.
Sua experiência garantirá que eles sejam capazes de resolver os problemas mais imediatamente.
O RETORNO DO INVESTIMENTO: Uma renomada empresa de consultoria de marketing digital para pequenas empresas se certificará de que a despesa vale a pena, e será capaz de medir sua produtividade a partir de seus indicadores de desempenho.
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O que os serviços de consultoria de marketing digital para pequenas empresas podem fazer por sua organização?
Uma consultoria cria planos de marketing digital, define as táticas necessárias para se posicionar no mercado para crescer e depois os executa e estima os canais necessários para comunicá-los para atingir com sucesso seu público-alvo.
Eles também tratarão dos pontos críticos para o desenvolvimento de qualquer organização, tais como:
1. Website
Um consultor de marketing digital examina o que você precisa, a melhor tecnologia para construir seu website e seu negócio em seu grupo.
Ele o ajudará a projetar um website que melhor represente sua marca e seja também o mais atraente para seus consumidores e aumente sua taxa de conversão.
2. Comunicações digitais
Uma organização de serviços de consultoria digital pode examinar o caso de sua organização em tempo real e conceituar e desenvolver o perfil completo de seu(s) cliente(s) potencial(is) (Compradores) que você estará visando.
Eles tomarão todas essas informações e implementarão uma estratégia de marketing 360° com base em um estudo de seu mercado, seus participantes e seus propósitos comerciais.
Outro dos principais pilares de sua tática de comunicação corporativa é consultar quais canais digitais estamos incluindo (mídia social, blogs corporativos, etc.) como parte de nossa abordagem.
3. Táticas de vendas
Uma das principais diferenças entre o marketing digital e clássico é que a publicidade online cria posicionamento e crescimento em linha com sua sociedade.
Uma consultoria de marketing digital determina quais campanhas você deve fazer, em que momento, quais fronteiras de segmentação são as mais eficazes.
Ela também lhe dirá qual conteúdo nos beneficiará mais em nossas táticas, além de estar em dia com os vários tipos de formatos de publicidade que são transmitidos em canais digitais.
Isso significa que eles nos dizem como e onde vender nosso produto ou serviço.
4.Medição de desempenho
Todos estes pontos não são eficientes se não medirmos tudo o que determina o triunfo ou a derrota de nosso plano.
Tais indicadores incluem o número de visitas ao nosso website, o retorno do investimento de nossas próprias campanhas, taxas de conversão, novos consumidores, e muito mais.
Um consultor digital o ajudará a desenvolver um painel de controle on-line que o ajudará a monitorar o progresso de suas táticas digitais usando dados analíticos e lhe fornecerá informações em tempo real para melhorar suas táticas rapidamente.
5. Ferramentas tecnológicas
A Transformação Digital dita que é importante que implementemos e utilizamos ferramentas de Automação de Marketing.
Existem muitas possibilidades diferentes no mercado, e com o crescente número de possibilidades que existem, ter à sua disposição uma empresa de consultoria especializada em transformação digital o ajudará a descobrir a que melhor se adapta às suas necessidades.
O consultor também o ajudará a implementá-la em sua organização e a treinar sua equipe, para que saibam como tirar o máximo proveito dela.
Ela pertence aos serviços mais importantes que temos a possibilidade de adquirir no ambiente empresarial atual.
As etapas do processo de consultoria de marketing digital para pequenas empresas
Uma vez contratados os serviços de uma consultoria de marketing, eles passarão por todos os períodos de seu processo.
Passo 1: Faça um estudo SWOT prévio.
Precisamos saber qual é nosso ponto de partida e olhar para o cenário competitivo da empresa, o ambiente de mercado, as oportunidades de mercado, os pontos fracos e muito mais.
O estudo SWOT fornece as informações elementares para começar por entender seu ambiente específico.
Passo 2: Conceptualizar as metas SMART
Temos que implementar metas claras que se alinhem com a empresa para estabelecer quais ocupações iremos desempenhar.
Também faremos o benchmark e avaliaremos métricas e vendas, assim como realizaremos o funil de conversão digital para continuar.
Passo 3: Detectar o público-alvo.
Desenvolvemos uma especificação descritiva de nosso alvo que detalha quem eles são, seus gostos, necessidades, aversões, preocupações, etc.
Este vai ser nosso comprador.
Então teremos que realizar técnicas de compra 360° para atingir os usuários através de diferentes canais e uma experiência coesiva.
Passo 4: Um especialista em SEO e SEM realizará um estudo técnico da autoridade de domínio que temos online, assim como a relevância de nosso próprio conteúdo e os recursos a serem melhorados e fortalecidos no campo digital.
Passo 5: Conformidade dos recursos humanos e acessórios de ferramentas.
Esta etapa envolve a consulta de quem é necessário para executar a tática, assim como ditar os dispositivos, plataformas e outras necessidades técnicas.
Passo 6: Realizar o projeto e apoiar a equipe do comprador no processo.
Uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas não apenas determina a tática como parte de sua oferta de serviços, mas também inclui treinamento e suporte durante todo o uso para garantir os resultados desejados.
Este especialista em marketing digital, ajuda a entender o mercado em que atua, a concorrência, seus pontos fortes e fracos, as tendências que eles estabelecem e outros elementos.
Cases de Sucesso da JAB Consultoria
Qual é o preço de uma consultoria de marketing digital para empresas pequenas?
Para ter uma ideia consultorias de pequeno porte podem cobrar entre R$ 5.000,00 a R$ 9.000,00, enquanto que consultorias de grande de porte os valores podem ultrapassar R$ 100.000,00. A maioria dos modelos de consultorias são baseados em um pacote de horas. Quanto mais específico for a necessidade da empresa será proporcional ao preço do projeto de marketing. É importante organizar junto com o consultor de marketing como serão distribuídas as horas, os pontos de contatos e as reuniões de avaliações.
O que faz uma consultoria de marketing digital?
Uma consultoria de marketing digital atua diretamente com os donos ou superiores da empresa para diagnosticar problemas normalmente com a estratégia de marketing e resultados de vendas. A Consultoria desenha o melhor cenário dividido por etapas como diagnóstico, planejamento e definição dos passos para execução e quem irá executar. É recomendado que a empresa faço uso de uma consultoria para encurtar caminho de aprendizado conceitual do marketing e foque a sua energia em gerar resultados de curto, médio e longo prazo.
Como posso mensurar o resultado de uma consultoria de marketing digital?
A partir do momento em que a consultoria de marketing digital faz o diagnóstico inicial e foi acordado com a empresa quais serão os objetivos a serem alcançados, uma dar formas de fazer a mensuração de resultados é por meio do Google Analytics ou ferramentas como Google Data Studio e Power BI. O indicador de resultado precisa ser quantitativo e fácil de ser medido.
Quais são as vantagens de contratar uma consultoria de marketing digital?
A principal vantagem é a economia de tempo, recursos financeiros e consequentemente o retorno sobre o investimento. Do ponto de vista de tempo, é inquestionável que a curva de aprendizado conceitual e prática é infinitamente menor, comparado as empresas que desejam aprender e praticar por conta própria.
O que você deve ponderar antes de contratar uma consultoria de marketing?
O principal ponto que a empresa deve considerar ao contratar uma consultoria de marketing digital é entender se tem a estrutura básica para executar o projeto e se está com disposição de tempo.
O que uma consultoria de marketing digital não faz?
O papel de uma consultoria de marketing digital é criar estratégias, planejar ações e avaliar resultados. Não é papel de consultoria de marketing digital executar. Para isso, é altamente recomendado que a empresa tenha algum funcionário responsável pela área de marketing ou até mesmo tenha uma eugência ou agência de marketing digital dedicada.
Quanto tempo minha empresa precisa de uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas?
A duração do projeto deve ser avaliada com base na demanda e objetivos da empresa. A Consultoria de Marketing Digital deve estabelecer um prazo suficiente para satisfazer todas as necessidades acordadas com o dono do negócio. Existem pacotes de consultoria que podem durar 1 mês, 3 mês ou até mesmo mais de 12 meses.
Na JAB Consultoria, somos especializados em usar táticas de marketing digital para pequenos negócios em indústrias, e-commerces, área da saúde, educação, tecnologia e entre outros setores.
Somos especialistas em estruturar negócios para internet e ajudamos empresas a escalarem seus resultados com domínio absoluto das melhores estratégias de marketing digital e vendas.