Fiz um ensaio fotográfico para a JAB Consultoria pensando em Branding. Eis aqui a razão…
Antes de você iniciar sua leitura sobre o por que Branding é importante para o seu negócio, permita-me significar o que é isso antes de continuarmos…
O que é Branding?
Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca.
O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Fonte: Resultados Digitais
Ok, agora que você já tem uma ideia do que se trata, eis aqui o motivo pelo qual eu fiz um ensaio fotográfico para a JAB Consultoria.
4 razões básicas para se preocupar com Branding
- As pessoas têm muitas opções (concorrentes) e muito pouco tempo para tomar decisões;
- A maioria das opções têm qualidade e recursos semelhantes;
- Tendemos a basear nossas escolhas de compra na confiança,
- E hoje, a JAB Consultoria é uma empresa 100% remota.
À medida que a concorrência cria opções infinitas, as empresas procuram maneiras de se conectar emocionalmente com os clientes, tornar-se insubstituíveis e criar relacionamentos para a vida toda.
Um Branding forte se destaca em um mercado densamente lotado.
As pessoas se apaixonam pelas marcas, confiam nelas e acreditam em sua superioridade.
A forma como uma marca é percebida afeta seu sucesso, independentemente de ser uma empresa pequena, uma organização sem fins lucrativos ou um produto.
Branding está provando ser um dos aspectos importantes de qualquer negócio.
As empresas que efetivamente focam em Branding são capazes de se diferenciar melhor da concorrência e ter um marketing melhor.
Como resultado, nosso método de julgar produtos/serviços comparando recursos e benefícios não funciona mais.
A situação é agravada por concorrentes que copiam os recursos uns dos outros assim que são introduzidos e por avanços na fabricação que tornam as questões de qualidade irrelevantes.
Hoje baseamos nossas escolhas mais em atributos simbólicos.
O grau de confiança que sentimos em relação a um produto, em vez da avaliação de suas características e benefícios, determinará se compraremos de uma empresa ou não.
Mas meu negócio não é grande o suficiente para me preocupar com Branding.
Quando você pensa em branding, provavelmente pensa em marcas bem conhecidas como Apple, Google, Starbucks, Nike, IBM e Amazon.
Ao pensar nessas marcas icônicas, provavelmente é difícil e um tanto opressor pensar no seu branding (sim, se você possui um negócio, você é uma marca) através da mesma lente.
Eu já conversei com muitos proprietários de empresas sobre Branding e algo que ouço frequentemente é:
“Meu negócio não é grande o suficiente para me preocupar com branding.”
Esse é clássica…
“Ah mas eu quero fazer algo bem simples só para mostrar para o meu cliente.“
“Nós administramos um negócio, não uma marca.”
Embora a marca seja complexa por natureza e tenha muitas facetas, para pequenas empresas, a marca pode ser bastante simples.
Se implementadas, algumas táticas simples de branding podem ajudar muito no crescimento de sua empresa.
Aqui estão alguns dos benefícios que sua empresa pode obter ao investir no trabalho da marca (branding):
- Maior credibilidade. Pense em todas as marcas que você conhece. Você provavelmente os percebe automaticamente como confiáveis simplesmente com base no fato de que são marcas grandes e conhecidas. O trabalho da marca pode ajudar a aumentar sua credibilidade, melhorando a percepção do seu negócio. As pessoas compram mais de empresas em que confiam.
- Isso pode fazer você parecer mais estabelecido. O trabalho de marca pode fazer sua pequena empresa parecer uma empresa Fortune 500, o que por sua vez aumenta sua credibilidade, o que por sua vez … ok, você entendeu.
- Uma sensação de estabilidade para seus clientes. Você pode não estar no mercado nos últimos 25 anos, mas o trabalho de identidade de marca pode melhorar a percepção de seu negócio aos olhos de clientes em potencial. A identidade contribui muito para estabelecer confiança.
- Para cumprir as expectativas e padrões. Hoje em dia, o trabalho de branding não é mais opcional. As marcas são tão amplamente utilizadas e reconhecidas que se espera um bom “branding” e padrões de marca. As empresas que não estão se identificando adequadamente correm o risco de perder participação no mercado.
- Aumente o valor do seu negócio (se você planeja vender). Se você apresentar um pacote de negócios completo, incluindo materiais de marketing e gráficos, seu negócio parecerá mais completo e mais atraente para os compradores em potencial. As marcas são um dos ativos mais valiosos de uma empresa, pois o valor da marca é um dos fatores que podem aumentar o valor financeiro de uma empresa para os compradores em potencial. Muitas empresas colocam o valor de sua marca no balanço patrimonial.
Por que você precisa se preocupar com seu Branding?
Existem várias razões para nos preocuparmos com a marca da sua empresa, especialmente do ponto de vista de negócios, mas existem algumas razões pelas quais achamos que é especialmente importante.
A prática de branding é mais importante hoje do que nunca porque vai além de todas as trivialidades e chegam ao “porquê” do seu negócio.
A escolha do consumidor agora se baseia em muito mais do que apenas preços.
No mundo de hoje, com infinitas opções e distrações, as pessoas precisam acreditar em suas emoções, não em suas carteiras.
O branding deve deixar claro por que os consumidores devem se importar e por que devem escolher você em vez de seus concorrentes.
Um bom branding dará a seus clientes um motivo para se preocuparem com sua empresa.
Deve fazer seus clientes se sentirem parte de algo maior do que eles e o produto ou serviço que estão comprando.
Eu fiz um ensaio fotográfico pensando em Branding
O segmento de Marketing Digital e Vendas simplesmente explodiu em termos de concorrência nos últimos anos.
Pensando em todas as razões pelas quais eu deveria estar me preocupando com branding, o item que mais pegou aqui para nós foi a questão do trabalho remoto.
Eu pensei…
Agora não temos mais escritório, trabalhamos em home office e os nossos clientes precisam saber como é o nosso dia a dia.
Daí surgiu a ideia, por que não fazermos um ensaio fotográfico?
Espere um pouco, adicionei mais dois itens aí.
O quinto é que nenhum banco de imagens irá retratar o seu negócio exatamente como ele.
Ou seja, sempre será algo não natural.
E o sexto ponto, foi por causa disso…
93% da comunicação do ser humano é não verbal
Se você assistiu o filme Hitch o conselheiro amoroso, sabe que logo no inicio do filme ele fala que praticamente 80% da comunicação do ser humano é não verbal.
Eu fiz uma pesquisa no Google para saber um pouco mais a respeito e, descobri um artigo que trouxe um número um maior, 93% da nossa comunicação é não verbal.
Albert Mehrabian realizou um estudo e acabou criando a regra dos 7-38-55.
Vou explicar…
O Albert, que é professor emérito de psicologia da Universidade da Califórnia, disse o seguinte:
- Segundo essa “regra”, 7% da comunicação seria atribuída ao componente verbal (seu significado),
- 38% ao componente vocal (no caso específico, o tom da voz);
- E 55% ao componente facial (expressão facial).
Daí que somando 38+55 resulta a linguagem corporal mágica proposta de alguns que a comunicação não verbal é responsável por 93% de toda a comunicação.
Ou seja, por que não fazer um ensaio fotográfico para minha própria empresa?
Um antes e depois do ensaio fotográfico
Essa foi a foto que escolhi para ser o perfil de todas as redes sociais.
Foto da Thalita, minha esposa e sócia.
Como pensamos o nosso ensaio fotográfico?
O Julio Trindade, fotógrafo profissional, fez o nosso roteiro e sugeriu novas perspectivas de fotos. Ou seja, nos orientou em tudo!
Aqui um pouco do que ele fez…
- Briefing: queríamos um ensaio que fosse de acordo com a nossa realidade,
- Tom de voz: casual e despojada. Então, o ensaio precisava ser no nosso espaço de home office e que mesclasse com a nossa casa,
- Entendimento do estilo e da nossa marca (branding),
- Roteiro das fotos: no escritório home office, na sacada e no nosso quintal;
- Teste de luz e equilíbrio das imagens.
Veja algumas fotos do nosso ensaio. Agora temos um material totalmente customizado e fidedigno os nossos valores.
Nossos clientes amaram!
Veja como funciona o trabalho do Julio Trindade
E na sua empresa, como você está tratando sua marca?
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