Para uma empresa a visibilidade de seu negócio é fundamental. Isso pode ser visto desde uma loja física até seus domínios nos meios digitais. Dentro da internet a movimentação de clientes que gera essa visibilidade se chama tráfego.
Compreender como um grupo consumidor transita entre as páginas internas de um site e como eles chegam a esse espaço é essencial para que empreendedores e gestores de marketing possam agir para gerar mais visitas.
Assim como o tráfego de carros em ruas e avenidas, o tráfego digital lida com a movimentação, não gerando dados sobre outras informações como o número de conversões ou a taxa de retenção, essas são obtidas através de outras métricas.
Diferente de uma loja física que pode virar um caos com muitos clientes, uma plataforma digital bem estabelecida por sua vez pode receber quantas visitas quiser. Isso significa que as empresas devem procurar cada vez mais gerar tráfego para o seu próprio site.
O tráfego é a palavra chave para a empresa especializada em adição categoria d que deseja investir em marketing digital a partir de um site. As páginas online são o centro dessa estratégia e o tráfego o combustível para o seu funcionamento.
O tráfego se torna assim uma importante métrica para validar certos planejamentos. Muitos dos fatores que levam uma marca a investir no online é a capacidade de levar visitantes para um site próprio onde as pessoas terão mais informações sobre a marca e os produtos.
Existem diversas formas de uma empresa garantir o tráfego de seu domínio, desde a própria estruturação do site até o impulsionamento pago de recursos que fazem com que os links tenham mais prioridade nas buscas.
O tráfego dentro do próprio site também é importante para demarcar quais páginas apresentam os melhores resultados de conversão e retenção. A partir desses dados é possível fazer correções nos conteúdos e destacar a que apresenta o melhor desempenho.
O que é tráfego?
Desde uma empresa de vendas online até uma escola de educação infantil integral podem colher bons resultados a partir de uma estratégia de marketing digital, para concretizar esses resultados existe um valor que deve ser reforçado, o tráfego.
O tráfego digital pode ser entendido como a movimentação de usuários por meio das páginas online externas e internas de um site. Esse site pode ter seu tráfego reforçado a partir de tráfego pago ou orgânico, essa estratégia é essencial para o marketing digital.
Como se trata do deslocamento de um usuário, além de ter a definição de onde as pessoas vão, é possível verificar de onde elas estão partindo. Se tratando de um site de uma empresa, são diversas as fontes de acesso possíveis como pesquisas ou redes sociais.
A partir do momento que o site de uma empresa de instalação de vidro espelhado residencial investe em um site, é muito importante que o tráfego seja o centro das atenções, afinal é ele que alimenta todo o funil de vendas.
Seja em redes sociais, sites, blogs ou outras estratégias de marketing digital, todas elas demandam que a marca obtenha um grande alcance para mostrar a cada vez mais pessoas seu trabalho e assim vender mais.
Muitos caminhos levam um site até a obtenção de mais tráfego para o seu domínio online, cada um com suas especificidades e potencialidades. O tráfego orgânico e o tráfego pago, idealmente, devem ser trabalhados em conjunto, afinal ambos se complementam.
Por mais que seu nome faça parecer que ele surge espontaneamente, o tráfego orgânico depende de um trabalho bem estruturado e consistente de SEO (Searching Engine Optimization), um conjunto de ferramentas para destacar o site em pesquisas feitas.
Esse processo de construção de um fluxo para o tráfego orgânico demanda tempo e expertise, contudo os resultados são muito sustentáveis e a partir da criação dessa estrutura os números tendem a apenas aumentar.
Já o tráfego pago não depende apenas de disponibilidade de investimento, para gerar resultados é preciso ter uma base sólida em seu site, afinal não adianta nada promover um site de má qualidade.
O tráfego pago atua como um otimizador e até como um acelerador dos resultados de sites já bem estruturados em questão de SEO.
Quais são os tipos de tráfego
Tráfego é toda a movimentação de um usuário para dentro e entre os canais de vendas de uma empresa, em especial os sites e blogs. Essa métrica é cada vez mais importante para aferir os resultados de diversas estratégias de marketing digital.
Essas movimentações podem chegar até o ambiente virtual de diversas formas, desde promoções pagas até conteúdos em redes sociais ou digitando exatamente a url com o link de endereço da marca para se direcionar até o site.
Por isso é necessário entender profundamente as fontes e origens dos diferentes tipos de tráfegos, isso é relevante por que a origem desse tráfego pode interferir também de forma direta com a taxa de conversão desse visitante em comprador. Os tráfegos são divididos em:
- Tráfego orgânico;
- Tráfego pago;
- Tráfego de referência;
- Tráfego direto;
- Tráfego social;
- Tráfego de email marketing.
O tráfego orgânico pode ser chamado também de natural, mas ele não surge de forma espontânea, isso por que ele assim como uma árvore precisa de muitos cuidados para crescer saudável e forte.
O adubo e a água do marketing orgânico do site de uma empresa de box vidro incolor é o SEO, esse é um conjunto de técnicas para aprimorar os resultados do seu site e posicionar ele nos melhores pontos em uma pesquisa.
Já o tráfego pago é a compra de espaço em banners ou em links patrocinados, isso faz com que o link de uma empresa fure a fila dos posicionamentos de pesquisa e se destaque no topo da lista.
Esse tipo de tráfego é um aditivo para otimizar os resultados que podem ser alcançados a partir do conteúdo orgânico com o apoio do tráfego pago, ambas as fontes são as mais relevantes e atuam de forma complementar.
O tráfego de referência é aquele que acontece quando, por exemplo, uma gráfica rápida perto de mim indica links de fornecedores parceiros, quando um site relevante menciona um link do seu site, ambos pontuam positivamente nos algoritmos.
Nos primórdios da internet o tráfego era gerado a partir do tráfego direto de forma exclusiva, como não havia motores e simplificadores de buscas, só era possível acessar um site digitando exatamente o seu url, em uma ligação sem intermediários.
Conforme o tempo passou além das ferramentas de busca, surgiram as redes sociais como grandes agregadores de tráfego. O tráfego social gerado por elas, atualmente, é uma das maiores fontes de tráfego.
Outra estratégia de marketing digital que cada vez cresce mais é o email marketing. Isso porque a lista de lead direciona para o site de impressoras uv visitantes que já demonstraram algum interesse na marca, assim aumentando a taxa de conversão.
Como gerar mais tráfego
Assim como o trânsito de ruas e avenidas depende de uma boa infraestrutura para correr livremente sem engarrafamentos e acidentes, o tráfego considerado na área do marketing digital depende de algumas características.
Aumentar o alcance das estratégias depende de um trabalho consistente que gere um alcance amplo e ao mesmo tempo profundo para garantir não só muitos acessos, mas sim acessos mais qualificados, ou seja, com maior chance de conversão.
A utilização de palavras chave precisas e específicas como cerca de proteção cachorro faz com que o site se destaque para a audiência certa enquanto a construção adequada de links valoriza o domínio diante dos algoritmos dos motores de busca.
O tráfego pago pode ser feito a partir do próprio site ou através das ferramentas de impulsionamento das redes sociais, isso faz com que o tráfego pago e o social operem simultaneamente e dando mais visibilidade tanto para as redes sociais como para o site.
Considerações finais
O tráfego é a métrica que faz brilhar os olhos dos empreendedores e gestores de marketing que investem em um site com foco em marketing digital. Isso porque é esse dado que apresenta qual é o fluxo de visitas de um endereço online.
Existem muitas técnicas, estratégias e conceitos que foram desenvolvidos com o foco em gerar mais tráfego para o site. A grande questão é que nenhum desses conceitos se estrutura a partir de um truque de mágica, mas sim de um trabalho constante e estruturado.
Uma empresa de uniforme para manicure pode investir em tráfego com a certeza de que se as estratégias forem bem desenvolvidas o processo normal é valorizar a imagem da marca e por consequência do aumento de visitas, aumenta as vendas pela internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.