Neste artigo, nós vamos abordar como funciona um sistema CRM e por que você deveria considerá-lo na sua lista.
Acompanhe!
O uso de tecnologias é um item que deve constar na lista de toda pessoa que pensa em profissionalizar o seu negócio.
Se você se encontra nesse atual estágio, buscando uma ferramenta capaz de melhorar os processos internos do seu empreendimento e o relacionamento com o cliente, talvez seja o momento de entender como um sistema CRM pode ser aplicado na área de gestão da sua empresa.
O que é e como funciona um sistema CRM?
CRM é a sigla utilizada para “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português).
O seu conceito faz parte de uma estratégia que coloca a satisfação do cliente no foco do negócio.
Mas para a aplicação dessa estratégia, muitas empresas utilizam o que chamamos de sistemas de CRM, ferramentas tecnológicas tão evoluídas que gerenciam o pipeline de vendas, organizando todos os pontos de contato do consumidor com a empresa.
Além disso, bons sistemas de informação CRM permitem a integração com outros softwares, como os de automação de marketing, aplicativos de mensagens instantâneas e sistemas ERP (Enterprise Resource Planning).
O sistema ERP é responsável por reunir e distribuir o fluxo de informações de uma empresa, gerenciando processos organizacionais em todos os seus setores.
Desse modo, a junção entre sistema CRM e ERP se mostra muito útil e eficiente para quem busca o controle das vendas, do faturamento, mais desempenho das equipes, otimização de processos internos e mais qualidade no atendimento ao cliente.
De fato, os benefícios ao adotar um sistema CRM são inúmeros.
Por isso que no próximo tópico nós iremos abordar as funcionalidades do sistema CRM e como ele é aplicado na área de gestão de uma empresa.
As funcionalidades de um sistema de informação CRM para a gestão da sua empresa
Gerir uma empresa é como manter a casa arrumada, com todos os setores funcionando em perfeita ordem.
Mas para que isso ocorra, é preciso recorrer aos melhores métodos, técnicas e softwares de gestão que possam ajudar no controle de atividades e na padronização do serviço.
No entanto, sabemos que é complicado adquirir uma plataforma diferente para cada objetivo de negócio.
Isso custa muito dinheiro e pode até confundir o trabalho entre as equipes da empresa.
A partir daí surge a opção de investir em um sistema CRM, que pode ser aplicado para o gerenciamento de diversas atividades.
Conheça as principais:
Organização do processo comercial
O CRM na nuvem, ou seja, que pode ser acessado de qualquer lugar e ser gerenciado remotamente, permite a organização do processo de vendas em tempo real.
Além de possibilitar o acompanhamento do funil de vendas, que oferece uma visão 360° das fases da negociação com o cliente.
Isso implica em mais agilidade para o time de vendas.
Uma vez que com o auxílio importante desse sistema CRM, os vendedores terão mais oportunidades para focar nas etapas estratégicas até o fechamento de uma venda.
Histórico do relacionamento com os clientes
Outra vantagem do CRM é a sua capacidade de reunir todos os dados do cliente em um só lugar.
Dessa maneira, os times de vendas, marketing, suporte e financeiro não correm o risco de perder informações e detalhes do consumidor.
Ao organizar esse histórico de relacionamento com cada cliente, o sistema de informação CRM possibilita o mapeamento da jornada do consumidor.
Com isso, é possível compreender suas necessidades, preferências e objeções para oferecer a ele a melhor experiência no atendimento e a solução do seu problema.
Dados e relatórios do desempenho da equipe
Com uma ferramenta CRM também é possível avaliar a produtividade da equipe de vendas.
Então, se você não sabe como gerenciar essa parte sensível do negócio, seja para cobrar mais resultados dos colaboradores ou estruturar os processos internos, um sistema CRM é a melhor opção.
Com a plataforma você pode atribuir responsabilidades, dividir tarefas, criar lembretes de follow-up, identificar fluxos de trabalhos que não funcionam, visualizar a carga de trabalho das equipes, criar metas e obter relatórios de desempenho para acompanhar se elas estão sendo cumpridas ou não pelas equipes.
Integração do sistema CRM e ERP
Como falamos acima, as plataformas mais completas de CRM permitem a integração com outros softwares, entre eles, o ERP. Esse recurso é fundamental, pois com o sistema CRM e ERP rodando de forma conjunta, as ações gerenciais do negócio se tornam mais ágeis e simples.
Vamos dar um exemplo de como isso funciona:
- Um consumidor entra em contato com a sua empresa por meio do site ou redes sociais.
- Com o CRM, os primeiros dados dessa pessoa ficam registrados no sistema, iniciando assim a jornada do consumidor.
- Com essas informações, é hora do vendedor entrar em ação. Por meio da plataforma, ele consegue conduzir em um único lugar todas as etapas da negociação com o potencial cliente, focando no atendimento de excelência para fechar a venda.
- Venda finalizada: a integração entre o sistema CRM e ERP permite que esse registro de venda seja enviado para outros setores da empresa, como o financeiro, estoque de produtos e demais áreas.
- Sem trabalho manual, tudo sincronizado. Vale destacar que cada registro novo é feito automaticamente, reduzindo os trabalhos manuais, aumentando a produtividade das equipes e proporcionando um ganho significativo na relação com o cliente e na fluidez de todos os processos internos da empresa.
Por esse motivo que a adoção de ferramentas tecnológicas, como um sistema CRM, é imprescindível para facilitar a gestão do seu negócio e impulsioná-lo.
Afinal, não faz sentido continuar com métodos ou sistemas ultrapassados se você pode escolher plataformas mais modernas e intuitivas.