Práticas de marketing e estratégias de pós-venda auxiliam na fidelização de clientes
Encontrar problemas na fidelização de clientes é bem mais comum do que você imagina.
Afinal, quando sua estratégia de marketing já está afiada na captação de oportunidades e seu setor de vendas está convertendo clientes, retê-los é o próximo passo importantíssimo.
A boa notícia é que existem estratégias para reverter esse cenário difícil e elas começam com um pequeno detalhe bem importante:
A venda concluída não representa o final da relação entre vocês!
Portanto, este é apenas o início de um novo ciclo que pode aumentar as chances de fidelização e ainda estimular o cliente a falar bem da experiência.
Confira 7 dicas para otimizar os processos de fidelização de clientes
1. Alinhamento entre marketing e vendas
Um dos erros mais comuns é a falta de uma equipe de vendas em sintonia com as diretrizes de marketing definidas pela empresa.
Portanto, reserve um tempo especial para treinar os vendedores em processos que foquem na satisfação do consumidor.
Bem como na integração entre as equipes de vendas e marketing.
Se possível, também reforce os valores e as práticas institucionais, as abordagens, as preferências de público-alvo e veja a fidelização de clientes acontecer naturalmente.
2. Invista no pós-venda
Como dissemos anteriormente, a venda concluída é o alerta para uma nova jornada.
Se o lead virou cliente, significa que ele confia no seu produto ou serviço, o que facilita muito a relação daqui para a frente.
Então, continue a construir essa relação após a venda.
Para isso, envie uma mensagem de agradecimento, explique sobre o seu sistema de suporte e coloque-se a disposição para eventuais dúvidas.
É a hora de garantir que ele vai ter a melhor experiência com o que foi adquirido.
Caso você precise de sistemas automatizados, existe uma série de ferramentas à disposição.
3. Tenha um bom software de CRM
Existem ferramentas de gestão de dados de clientes para todos os tipos de empresa, são os chamados CRM.
Portanto, invista no programa que vai ser o melhor amigo do setor de atendimento com o histórico e as interações feitas pelos seus compradores.
A principal vantagem do sistema é que ele vai otimizar a relação com os consumidores e colaborar para resolver as solicitações.
Isso porque, são registradas todas as interações do contato para que o time fique ciente dos caminhos percorridos e as solicitações de seus clientes.
4. Criação de conteúdo de interesse
Ter um plano de comunicação bem estruturado e alinhado com os propósitos da marca e as necessidades do consumidor é uma das chaves para a fidelização de clientes.
A palavra certa para esta etapa é, na verdade, ajuda.
Para isso, você deve oferecer materiais que colaborem para a experiência do seu cliente no período de adaptação com o produto e no reconhecimento de um novo.
Portanto, crie e-books, tutoriais, reviews e faça-o confiar, cada vez mais, na sua empresa.
Avalie a possibilidade de contratar uma agência especializada em Inbound Marketing como a JAB Consultoria.
5. Revisões de resultados
A apresentação de resultados deve estar na pauta do processo de fidelização de clientes.
Monitore a situação do seu negócio com frequência e saiba qual o nível de satisfação do cliente.
Facilidades como o Net Promoter Score – aquela nota que é solicitada no final da compra – podem ajudar nessa etapa.
Além disso, medir dados como taxa de cancelamento também pode revelar falhas facilmente resolvidas na sua companhia.
6. Dê ao seu cliente o que ele precisa
Ao oferecer ao seu cliente aquilo que ele precisa, não estamos dizendo para você responder “sim” para todas as solicitações, certo?
Antes de mais nada, é preciso pensar em soluções que, realmente, atendam às solicitações dos clientes.
Para isso, ferramentas de CRM e resultados bem apontados auxiliam a identificar as necessidades reais do consumidor e a antecipar os problemas.
Além disso, em caso de reclamação, ter em mãos os dados do processo de compra ajuda a reverter uma experiência negativa.
Lembre-se: a retenção acontece durante um feedback negativo bem resolvido.
7. Esteja aberto ao novo
Saiba também que adaptações e melhorias fazem parte do dia a dia de uma empresa saudável.
Portanto, não tenha medo de rever processos e ajustar o caminho do seu negócio na direção da fidelização do cliente.
No começo pode ser difícil, mas a longo prazo os resultados serão satisfatórios.
Você já deve ter passado por isso: assinou um serviço e, alguns meses depois, vê uma campanha para novos clientes pela metade do preço.
Aí você entra em contato com a empresa para ajustar a tarifa e a resposta é negativa. Não é legal, certo?
Então, quando pensar em ações para atrair novos consumidores, lembre-se sempre dos que já fazem parte da sua cartela.
Afinal, quem é bem visto, é sempre bem lembrado.
Agora que você já sabe quais os principais passos para a fidelização de clientes, é hora de botar a mão na massa.
Avalie os seus processos e, se precisar, conte conosco.