Glossário de Marketing Digital esclarece os principais termos para sua estratégia
Assim como qualquer outra aérea, o Marketing Digital também conta com termos técnicos e siglas que definem ações e estratégias, mas que muitas vezes você pode desconfiar do significado.
E por isso, você já deve ter ouvido falar em um Glossário de Marketing Digital.
Portanto, não se preocupe.
Para que você nunca mais fique com dúvidas e não precise procurar por aí, nós montamos um Glossário de Marketing Digital excelente, com termos que você precisa aprender para não ficar de fora.
Não se esqueça de salvar nosso Glossário de Marketing Digital nos favoritos e, sempre que tiver alguma dúvida, conferir o significado aqui!
Glossário de Marketing Digital: Termos Que Você Precisa Saber
Selecionamos os principais termos e seus significados de maneira breve e prática para você não se perder em suas estratégias de Marketing Digital!
AIDA
Abreviatura para etapas de Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ou ainda, Awareness, Inform the customer, Direct benefit e Action. Essas etapas são as definições do processo de conquista do consumidor até a compra.
Alt Text
Também conhecido como Alternative Text ou Atributo Alt, é um recurso para os mecanismos de busca para a leitura de imagens e indexação de conteúdos.
AMP
Sigla para Accelerated Mobile Pages. São páginas desenvolvidas com foco em dispositivos móveis, cujo carregamento é muito mais rápido, já que elementos desnecessários são removidos da estrutura e do conteúdo.
API
A sigla Application Programming Interface refere-se a padrões e programações que permite a troca de informações de softwares.
Automação
A Automação de Marketing refere-se a mecanismos que permitem executar as ações e estratégias de Marketing de maneira automatizada, como o disparo de e-mails e outros.
B2B
Business to Business. Refere-se a empresas que possuem produtos ou serviços segmentados à outras empresas.
B2C
Business to Consumer. Consiste em estratégias para promoção de marcas, soluções, produtos e serviços diretamente ao consumidor final.
Benchmarking
Análise e pesquisa de resultados para realização de comparações de desempenho e práticas para determinado segmento de mercado.
Black hat
Práticas antiéticas de SEO e que o Google considera irregulares para o ranqueamento.
CPA
Custo por aquisição. É o valor final que foi gasto para se conseguir concluir uma aquisição, ou seja, a compra de um produto, a contratação de um serviço ou o preenchimento de um formulário.
CPC
Custo por clique. Valor que foi pago pelo clique em um link, como acontece em estratégias de Google AdWords.
CPL
É o Custo por Lead. Significa o valor investido para adquitir um lead.
CRM
Customer Relationship Management, são softwares de gestão de relacionamento com clientes que oferecem a gestão completa dos contatos desde a prospecção.
CTA
Call to Action. Chamada para a ação, são termos que incentivam o usuário a tomar alguma ação, como baixar um e-book, assinar uma newsletter, compartilhar um conteúdo nas redes sociais ou preencher um formulário.
CTR
Sigla para Click Through Ratem, ou seja, a Taxa de Cliques. Métrica para avaliar desempenho da ação. O resultado é a divisão do número de cliques pelas impressões.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma forma de relacionamento com os clientes através de e-mails, que podem ser enviados com o intuito de vender um produto ou serviço, disponibilizar um material rico ou simplesmente estreitar as relações entre a empresa e o cliente.
Funil de Vendas
É o processo mapeado de compra do consumidor que pode ser dividido entre Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu).
Guest Post
Conteúdo criado por um parceiro, cliente ou convidado e publicado no blog com o objetivo de compartilhar experiências, aprendizados e links.
Hard Bounce
É a falha na entrega de e-mails por motivos como endereço errado, inexistente ou até mesmo o fato de o usuário ter bloqueado o recebimento das suas comunicações.
Hiperlink
Link em formato de texto, botão ou imagem que conduz o usuário à outro conteúdo ou local.
Inbound Marketing
O inbound marketing é uma estratégia de atração de seus potenciais clientes, baseando-se na educação e no relacionamento com eles, principalmente com a criação de conteúdos focados especificamente em suas necessidades.
Indexação
É o processo de inclusão de uma página ou de um site nos resultados de busca do Google ou de outros buscadores.
Inside Sales
O termo significa “vendas internas” e é o processo de vendas realizado de dentro da empresa, dispensando os gastos de deslocamento.
Instant Articles
Similar ao AMP, são páginas cujo carregamento é bem mais rápido, porém seu carregamento e leitura é feito dentro da rede social, como o Facebook.
KPI
Key Performance Indicator. Basicamente, são as métricas adotadas em um projeto para se verificar o seu desempenho e o alcance de objetivos.
Landing Page
Conhecidas como páginas de aterrissagem, a Landing Page são páginas que direcionam o usuário para uma ação, geralmente com o propósito de uma conversão, como preencher um formulário.
Lead
Potencial consumidor de uma marca. Ainda não é um cliente, já que não fechou negócio, mas demonstra interesse nos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.
Lead Scoring
Esquema de pontuação a partir de comportamento e perfil do lead, a fim de qualificá-lo.
Link Building
Consiste no processo de receber backlinks de outros sites que apontem para o seu.
Esse é um ótimo sinal para o Google, já que quanto mais sites referenciarem seus conteúdos, maior é a qualidade atribuída ao site e, consequentemente, ele tende a ocupar posições mais altas nos resultados de pesquisa.
Links Patrocinados
Os links patrocinados consistem em estratégias onde se paga determinado valor para que o público possa clicar em um anúncio.
Com eles, é mais fácil e rápido aparecer nas primeiras posições de um resultado de busca, mas isso acontece de forma paga.
LTV
Lifetime Value é o valor do tempo de vida de um cliente. Métrica usada entre Marketing e Vendas para estimar ciclo de vendas e lucros gerados a partir de um cliente.
Meta Description (Meta Descrição)
É o pequeno texto que aparece nos resultados de pesquisa do Google, com um resumo do que trata a página. Atualmente, seu limite é de aproximadamente 320 caracteres.
Mobile-First
O mobile-first consiste em pensar primeiro nos dispositivos móveis para depois pensar no desktop na hora de desenvolver um site. Essa é uma ótima técnica para o SEO, já que a relevância dos dispositivos móveis só cresce a cada dia.
Orgânico
São todos os resultados obtidos de maneira orgânica, ou seja, gratuitamente, sem o uso de anúncios ou de impulsionamentos.
Otimização
É o processo de melhorar um site ou conteúdo para que ele possa apresentar melhores resultados nas páginas de resultados do Google.
Algoritmo do Google que avalia o site entre 0 e 10, considerando sua estrutura, pageviews e outros critérios.
Palavra-chave (Keyword)
É o principal termo utilizado em uma página ou conteúdo. O objetivo é que quando o usuário digitar a palavra-chave no Google, a página apareça nas primeiras posições, de modo a receber mais tráfego e, consequentemente, possibilitar a geração de mais leads, seja através de métodos orgânicos ou pagos.
Prospect
O prospect está uma etapa antes de se tornar cliente, ou seja, consome as soluções oferecidas por sua empresa, mas ainda não fechou negócio. Está interessado na solução.
Consiste em anúncios patrocinados que impactam pessoas que já interagiram com o seu negócio, como aquelas que abriram o site ou já fizeram alguma compra ou contratação.
ROI
Return on Investment, é o retorno obtido em relação ao investimento feito em determinada estratégia.
Segmentação
Seleção de público com características e comportamentos que se assemelhem para determinada estratégia. É recomendado, pois amplia a aquisição de leads qualificados.
SEM
Search Engine Marketing. Um conjunto de técnicas e práticas que fazem uso dos motores de buscas para veicular as ações de um negócio. Costuma ser dividido entre SEO (gratuito) e links patrocinados (pago).
SEO
SEO significa Search Engine Optimization. São todas as técnicas que visam posicionar melhor uma página nos resultados de pesquisa no Google, como estrutura de sites, conteúdo de qualidade e escolha das palavras-chave adequadas, entre outras.
Sitemap
É o mapa de um site, ou seja, uma lista com todas as URLs, que ajuda os robôs de busca a encontrarem e indexarem todas as páginas desejadas.
Soft Bounce
Falha na entrega de seus e-mails em função de um erro temporário, como caixa de entrada lotada.
Taxa de Conversão (Conversion Rate)
A taxa de conversão é a relação entre a quantidade de pessoas que foram impactadas por uma ação ou que entraram em uma página e as que fizeram o que a página propunha, seja o preenchimento de um formulário, a compra de um produto ou o download de um e-book.
Texto Âncora (Anchor Text)
É o texto clicável, ou seja, que leva para um link. Sua importância para o SEO é muito grande, já que o Google e os demais buscadores relacionam o texto âncora à página de destino e podem fazer com que ela apareça em uma posição melhor nos resultados de pesquisa.
Guarde Esse Glossário de Marketing Digital!
Nosso Glossário de Marketing Digital foi elaborado para que você consiga entender melhor as estratégias por aí!
Achou que faltou alguma coisa em nosso glossário de marketing digital? Então mande uma mensagem para nós para que possamos atualizá-lo com o passar do tempo.
E claro, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, entre em contato com a JAB no comercial@jabconsultoria.com.br!