Seja qual for a data comemorativa, você pode se beneficiar dela para gerar mais leads, clientes e resultados
É inevitável! Quando se pensa em uma data comemorativa, muitas pessoas associam o período à ofertas, promoções e condições especiais que são oferecidas pelas mais variadas empresas, desde um supermercado até uma escola de idiomas.
E, claro, grande parte dessas ações são estabelecidas por varejistas, que exploram bastante as datas sazonais para impulsionar suas vendas.
E não é à toa! Esses períodos são importantíssimos para uma estratégia de atração e vendas, possibilitando até mesmo um reforço de sua marca. O que é ótimo, não é mesmo?
Por isso, pegue o exemplo do varejo, mesmo se o seu negócio saia totalmente desse tipo de vendas ou se você é um prestador de serviços.
Agora, coloque a cabeça para funcionar através do Marketing Sazonal – mesmo em negócios totalmente digitais!
Marketing Sazonal para impulsionar datas comemorativas
Várias datas comemorativas podem ser aproveitadas como um gancho para que você ofereça aquilo que seu público está procurando, de acordo com o segmento do seu negócio.
Para isso, existem estratégias de Marketing Digital voltadas para a sazonalidade.
A sazonalidade se refere a um determino período com começo, meio e fim, e acontece em um momento específico, como Carnaval, Páscoa, Natal, Dia das Mães.
Entre as ações de Marketing para uma determinada data comemorativa está o Marketing de Conteúdo e seu aliado, o SEO (Search Engine Optimization).
A técnica posiciona o seu negócio digital nas primeiras páginas de resultados orgânicos do Google e seus conteúdos tornam-se visíveis aos buscadores!
Como usar o Marketing Digital para uma data comemorativa?
Conhecer a sazonalidade de seu negócio é essencial, afinal, você precisa saber em quais datas e períodos suas vendas são mais fortes e entendê-las.
Isso não quer dizer que você não vá vender no restante do ano. Muito pelo contrário!
É justamente nesse entendimento obtido entre seu setor de Marketing e a área de Vendas que é possível criar as estratégias corretas para épocas mais fortes e também nas mais fracas.
É aí que entra o nossa Comissão de Frente: o Marketing de Conteúdo e o SEO!
Como o SEO pode ajudar minha empresa em uma data comemorativa?
Antes de mais nada, vamos ser educados e te introduzir ao SEO.
O termo que quer dizer Search Engine Optimization, ou Otimização de Motores de Busca, em bom português.
Esse conceito consiste em adotar todas as boas práticas possíveis para colocar as páginas do seu site em uma posição mais favorável nas páginas de resultados de uma pesquisa.
Entre elas, está a responsividade do site, sua segurança, boa experiência de usuário e afins.
Entre as técnicas de SEO que existem no checklist do plano de marketing digital, existe uma que é muito importante, principalmente nesse contexto de datas sazonais, que é a produção de conteúdo otimizado.
“Mas o que é isso?”
Um conteúdo otimizado é aquele que é bem estruturado, não apenas dentro do seu objetivo.
Isso quer dizer que o conteúdo deve contar com a utilização de palavras-chave adequadas, formato ideal, boa escaneabilidade, uso das tags corretas e outras técnicas relacionadas.
Assim, é possível construir conteúdos de interesse do seu público, que tenham real visibilidade no período em que suas vendas podem estar mais altas ou mais baixas.
O objetivo é você quem define! Por isso, estabeleça-os em um primeiro momento.
É importante ressaltar também que os resultados com o SEO para data comemorativa não são imediatos. Eles precisam de um tempo para evoluírem e se desenvolverem, até que suas páginas galguem posições nos resultados de pesquisa.
Por outro lado, quando a página estiver estabelecida em uma boa posição e for constantemente trabalhada e melhorada, ela trará mais resultados sem que você tenha que pagar por anúncios.
Afinal, ela estará lá justamente por esforços orgânicos.
Como se programar para o Marketing Sazonal – utilizando o SEO!
Nós acabamos de ver que é preciso tempo para evoluir uma página nos resultados de busca. Mas, e agora, como fazer para aproveitar uma data comemorativa, já que ela não espera e as oportunidades passam voando por seu negócio?
Pois bem, é aí que entra o famoso planejamento!
Você já percebeu que os preparativos do Carnaval começam muuuuito antes, certo? Saiba que o seu pensamento também precisa ser assim.
Se você quer posicionar sua página em uma data específica, comece os seus esforços com o maior tempo de antecedência.
Faça um grande calendário de datas que são interessantes ao seu negócio e estabeleça um planejamento detalhado para as ações.
Isso irá permitir que as pessoas pelas quais procuram seus produtos ou serviços percorram uma série de conteúdos e materiais específicos para sua campanha.
Além disso, o planejamento auxilia que você saiba como usar a comunicação de maneira clara e objetiva, dentro da jornada de compra de seu cliente.
Bem como ofereça conteúdos de interesse para que ele esteja cada vez mais por dentro do que você fornece. E, por fim, realize a ação esperada por você: a compra!
Portanto, se você tem uma loja de produtos artesanais de fantasias, por exemplo, e quer vendê-las durante o Carnaval, que é o momento de alta de suas vendas, planeje-se!
Já pensou que máximo fazer com que as pessoas encontrem seu site ao digitar “onde comprar fantasias para o Carnaval”, por exemplo?
Este é apenas um exemplo para que você entenda a importância da data comemorativa em sua estratégia de Marketing Digital.
Isso também mostra o quão eficaz pode ser uma estratégia de SEO, não apenas para o carnaval, mas também para todos os momentos de seu negócio!
Exemplos de estratégias de Marketing de Conteúdo em Datas Comemorativas
Fique por dentro das ações de Marketing Sazonal em diversos segmentos e saiba como se destacar também com ações de Marketing de Conteúdo!
Dia dos Namorados
A marca de joias Francisca Joias Contemporâneas aproveitou a data comemorativa do Dia dos Namorados e criou um conteúdo sobre o assunto no blog da empresa.
Assim, captam o interesse de quem está procurando o que fazer e o que comprar nessa data!
Qual o Melhor Presente de Natal
Entra ano, sai ano, mas a pergunta não sai da sua mente: qual o melhor presente de Natal?
No blog da Companhia das Letras, a empresa reuniu uma lista com livros que são ótimos presentes para a data e você ainda pode descobrir qual é o ideal dependendo do gosto de seu amigo(a)!
Presente de Dia dos Pais
Sabe na hora de escolher aquele presente para o dia dos pais, que bate aquela dúvida em qual é a melhor escolha para o pai amado?
A empresa Uatt? separou uma categoria do site dedicada à data comemorativa com sugestões!
Tá vendo como o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para você se dar bem nas datas comemorativas, sem ter que gastar um bom dinheiro com anúncios?
Dessa forma, você poderá obter resultados reais por muito tempo e atrair mais vendas até mesmo nos períodos de baixa.
Ficou empolgado para obter tudo isso para o seu negócio? A JAB Consultoria pode te ajudar a colocar a mão na massa.
Com uma equipe pronta para atender você, sugerimos a melhor estratégia para aproveitar cada data comemorativa e ver os índices da sua empresa decolarem!