Conheça 5 ferramentas top de automação de Marketing Digital e revolucione!
A Automação de Marketing Digital não é uma ciência não exata, mas que cativa tantas pessoas ao redor do mundo e deve manter este crescimento por muito tempo.
Neste post, iremos explicar o que é automação de marketing, assim como suas principais ferramentas. Está imperdível!
Preparado para ganhar?
O Marketing Digital é muito, mas muito completo – mais do que o X-Tudo da padaria do seu bairro (sim, é possível).
Quem abrir mão da automação de Marketing Digital, não utilizar boas ferramentas ou ao menos saber do que se trata, está totalmente fadado ao insucesso.
Nós não queremos que você fique assim. Não queremos que seja um perdedor no Marketing Digital, aquele que sabe só o “basicão” e pronto…
Menos completo que um pão com margarina (sim, também é possível).
É por isso que, agora, você vai entender, de uma vez por todas, o que é essa tal de automação de Marketing Digital!
Como desbravar os seus mares e conseguir cruzar o oceano, rumo à multidão de leads! ?
O Que é Automação de Marketing Digital?
Se este conceito ainda está nebuloso na sua cabeça, não se preocupe.
Vem com a gente.
Quando se vai traçar uma estratégia de Marketing Digital para um cliente, são várias as ações que devem ser pensadas e colocadas em prática.
Todas as formas de captação de leads devem ser utilizadas, para poder alcançar vôos mais altos.
Porém, por exemplo, não basta apenas saber o que são links patrocinados do Google Adwords, é essencial saber como usar o Google Adwords para gerar leads. Se a equipe de Marketing Digital não tiver o tempo necessário para planejar e executar, infelizmente, pode ter que parar no primeiro passo.
“Ainda não entendi”. Então vamos direto ao ponto:
No final das contas, a automação de Marketing Digital é exatamente o que o nome dá a entender: automatizar tarefas desta estratégia para que a equipe gaste menos tempo com sua execução.
Consequentemente, o time de Marketing Digital terá mais tempo para bolar novas estratégias e fazer com que as existentes tragam melhores resultados. Ou seja, tudo maravilhoso!
Uma ferramenta de automação de Marketing Digital ajuda no envio de e-mail marketing, na nutrição de leads, no abastecimento de redes sociais e blogs e em diversas outras tarefas.
Em uma abordagem mais técnica, a intenção de uma ferramenta que automatiza o Marketing Digital é o de levar os leads para o estágio seguinte do funil de vendas. Assim, todo mundo fica feliz com o sucesso obtido!
Quais São as Melhores Ferramentas de Automação de Marketing Digital?
Você não consegue dizer qual é o melhor carro que existe, pois o que é bom para você pode não ser bom para seu colega.
Um viajante pode preferir um carro bem veloz, enquanto alguém com 4 filhos prefere um carro espaçoso.
É por isso que também não dá para definir a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital. Maaaaaaas…
Nós podemos escolher as melhores! Assim, tanto o amante de velocidade quanto aquele que prefere carros grandes vai ter opções que lhe agradem.
5 ferramentas que se destacam são as seguintes:
1# RD Station
A RD Station é uma ferramenta brasileira e uma das mais utilizadas por aqui quando se fala de automação de Marketing. A profundidade com a qual ela analisa os leads é tão grande que sua equipe pode até mesmo tomar um susto no começo, mas deixará todo mundo feliz.
Os leads são separados de acordo com os seus interesses (Lead Scoring); Então, é possível ter insights para a criação de conteúdo específica para a etapa do processo de decisão em que eles se encontram.
As possibilidades de gerenciamento são muitas: desde as redes sociais, passando pela criação e monitoramento de landing pages e até pelo SEO do site. Não vai faltar nada para a estratégia de Marketing Digital.
É fácil usar essa plataforma, logo, o tempo de adaptação da sua equipe será curto. São 3 planos disponíveis, com o mais barato custando R$ 329 por mês.
2# Mailchimp
“Poxa, galera da JAB, eu não sei como funcionam essas ferramentas direito, queria testar alguma sem pagar. Vocês quebram essa?”
Se você pensa assim, então acabou de encontrar o que queria.
O Mailchimp é uma ferramenta mais focada na automação de e-mails, é verdade… Mas uma das maiores vantagens é que é possível testar sem pagar nada!
Com ela, é possível qualificar e nutrir os leads da sua empresa, o que já é um ótimo começo.
Depois, conforme a necessidade, podem ser contratados planos maiores ou até mesmo novas ferramentas de automação de Marketing Digital.
O Mailchimp permite que você veja qual campanha foi a mais engajadora para seu lead.
Então, você poderá criar mais conteúdos similares, para que ele interaja cada vez mais e se torne um cliente fiel, escudeiro da marca.
Se você está começando na automação de Marketing, o macaquinho dos e-mails é perfeito para o que precisa.
3# HubSpot
A ferramenta da HubSpot é uma das mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo. E não é para menos: praticamente tudo o que envolve Marketing Digital e Marketing de Conteúdo pode ser automatizado com ela.
Os leads podem ser classificados, notificados e até mesmo ter uma página criada só para eles. Fala a verdade, é uma mordomia, não é?
Isso é excelente para seus leads, que verão o pote de ouro bem à sua frente.
É possível verificar o quão eficientes foram os e-mails enviados, para saber se é necessário fazer alguma mudança na rota ou se manter como está.
A passagem para as próximas etapas do funil é bastante fluída, nada forçada.
Os planos dessa plataforma começam custando US$ 200.
4# Leadlovers
Mais uma ferramenta brasileira na lista! A Leadlovers ama os leads, que depois amarão a empresa. É um ciclo vicioso de puro amor. ❤
O objetivo dessa ferramenta é manter o melhor relacionamento possível entre os clientes e as empresas.
As funcionalidades são muitas, como a construção de páginas personalizadas, a captação de leads e a sua conversão em clientes e o planejamento de sequências de e-mails.
Outra vantagem dessa ferramenta de automação de Marketing Digital é que o suporte é todo em português, já que a empresa é brasileira.
Os planos começam em R$ 154 mensais.
5# Autopilot
Está mais do que claro que o objetivo dessa ferramenta é colocar as coisas no piloto automático, não é?
*ba tum dsssss* ?
Brincadeiras à parte, ela é uma das melhores e mais completas ferramentas de automação de Marketing.
Toda a jornada dos consumidores é monitorada através dessa ferramenta, o que é um dos diferenciais.
A integração com alguns aplicativos de troca de mensagens é outro recurso bastante interessante do Autopilot.
Não apenas os visitantes podem ser transformados em leads, mas até mesmo os visitantes anônimos.
Assim, nenhum lead vai escapar da sua empresa.
Outro diferencial da ferramenta é sua praticidade, já que o visual é bem intuitivo. A partir de US$ 20, já é possível contratar um plano básico.
Automatize Sua Estratégia de Marketing!
Depois de tantas opções, não vai ter mais desculpa para sua empresa não passar a pensar em uma estratégia mais automatizada, que tome menos tempo e também seja mais eficiente.
É sério, não perca mais tempo não!
Escolha a ferramenta de automação de Marketing Digital que for mais adequada para a sua empresa.
Com o planejamento adequado, você verá como os leads parecerão que estão brotando da terra, de tantos que serão!
Se tiver dúvidas, deixe seu comentário abaixo, hein. 🙂