Saiba como iniciar Marketing Digital para Agências de Viagens com apenas 3 recursos básicos e simples.
Iniciar um trabalho em Marketing Digital para Agências de Viagens, para a maioria dos donos de agências significa lançar mão de alguns tweets, disparar um e-mail marketing com promoções e concentrar todos os posts de Facebook em fotos e preços de pacotes.
Infelizmente não funciona bem assim. Essas ações, sem qualquer estratégia definida, por si só é um formato muitas vezes frio, que passa desapercebido.
O público já se acostumou a ignorar este modelo.
Se você é novo no marketing digital para agências de viagens, comece a fazer mudanças hoje mesmo.
Pequenas ações, levarão sua agência de viagens a grandes avanços na internet. Mas quais são essas ações?
Quando iniciei a presença digital da minha empresa, tive várias dúvidas e incertezas de qual melhor modelo adotar naquela época.
Por fim, passei por diversas ações que me trouxeram sucesso e outras nem tanto.
Nesta matéria, destaco as melhores ações para que você possa construir sua presença on-line.
Reforço que essas atividades trabalham conjuntamente e que irão amplificar seus resultados, além de consumir pouco tempo dentre outras tarefas que você tenha que fazer.
Crie um blog para sua agência de viagens
Buscar informações, tirar dúvidas a respeito de um serviço ou produto e encontrar referências de outros usuários que endossam uma empresa se tornou algo natural na internet hoje.
Poderia descrever outras razões pelas quais a sua agência deveria ter um blog mas creio que essas são suficientes. Embora haja muitos benefícios para ter um blog, é importante que você escreva da maneira certa.
Muitas agências começam com um blog de viagens e desistem de seguir em frente.
Na maioria dos casos, as empresas quando não enxergam resultados no curto prazo, perdem o estímulo e depois de alguns posts, abandonam o blog.
O fato é que ter um blog é fundamental para alicerçar sua estratégia em marketing digital para agências de viagens.
Para evitar isso, aconselhamos que você dê os primeiros passos de forma simples, mas com conteúdo relevante e significativo para o seu público. Onde conseguir inspiração para escrever?
A resposta na verdade está com você.
Comece respondendo a perguntas de seus clientes, por exemplo:
- Quais são as principais perguntas que seus clientes fazem?
- É possível tornar um “faq” em um post de blog?
- Existe alguma experiência pessoal ou dos seus clientes que você possa compartilhar?
- Você consegue identificar algum conteúdo muito técnico que você possa simplificar e escrever sobre?
Dois grandes erros
O canal do YouTube Marketing for Travel Agents fala de dois grandes erros que os agentes de viagens cometem com e-mail marketing. É um vídeo em inglês mas vale a pena você assistir. A propósito, se você não fala inglês ainda, recomendo a leitura deste artigo aqui.
A chave está em fornecer conteúdo valioso para os clientes e provocar ações positivas.
Outro grande tópico que você pode criar e compartilhar é sobre problemas típicos que acontecem no segmento da sua agência de viagens.
Expor estes problemas e mostrar como a sua agência resolve é importante para criar uma relação de confiança.
Mesmo se você escrever apenas alguns posts de maneira geral e sem entrar nos detalhes, seu blog vai ajudar a construir a marca de sua empresa na internet.
Preocupe-se em educar e construir uma base de leitores no seu blog mas lembre-se que é preciso tempo para obter seguidores.
Naturalmente, o blog vai se tornar um hábito e será uma das melhores maneiras para você conseguir clientes.
Conheça todas as redes sociais, mas use apenas algumas delas
No marketing digital para agência de viagens, é importante que você invista parte do seu tempo para entender onde estão os seus potenciais clientes. Facebook, Linkedin ou Twitter?
Como existem diversas redes sociais, é quase impossível ter uma presença em todas. Vale lembrar duas coisas também:
A primeira é que redes sociais não são gratuitas.
Em algum momento você terá que investir dinheiro em anúncios para conseguir seu primeiro público. E em segundo lugar, não lhe trará resultados imediatos, ok?
Para descobrir quais plataformas sociais que a sua agência de viagens deve usar, o que você precisa fazer é criar perfis em diferentes redes.
Baseando-se em como as pessoas interagem com sua empresa, a partir dessa informação, você pode determinar qual plataforma lhe dá a capacidade de possuir um canal de atração de novos clientes.
A combinação e-mail marketing e smartphone, funciona!
Quem que você conhece que não tenha um smartphone?
Creio que a sua resposta foi algo do tipo “não conheço ninguém que não tenha um”. Pois é. O Brasil é o quarto país do mundo em número de smartphones.
Segundo uma pesquisa feita pela Nielsen, revela que no Brasil 43% dos usuários de smartphones são homens, enquanto que apenas 27% das mulheres possuem este dispositivo.
A faixa etária predominante é a de 16 a 24 anos (41%), seguida por pessoas que têm entre 25 e 34 anos.
A pesquisa ainda revelou que 66% desse novo “consumidor móvel” usa o aparelho para ler e-mails.
Isso significa que e-mail marketing tem seu valor para os empresários pois é uma forma fácil de atingir clientes que usam estes aparelhos sem investir muito em novas tecnologias ou software.
Além disso, disponibilizar conteúdo via e-mail marketing tem outros benefícios para os clientes independentemente da plataforma que ele utiliza.
Aí vão alguns:
- É uma maneira eficaz de manter os clientes informados;
- É fácil de personalizar e integrar com outras táticas de marketing digital para agências de viagens;
- E-mail marketing é barato.
No mais, iniciar uma estratégia em marketing digital para agências de viagens não é tão difícil quanto parece.
Comece pelo básico conforme descrito nesta matéria, e o mais importante, concentre-se mais tempo na criação de conteúdo de qualidade.
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