Escritório em casa pode até parecer um período de férias prolongadas, mas a realidade é bem diferente.
Atualizar o Facebook. Pausa para comer. Pausa rápida para acompanhar o noticiário pela TV. Outra pausa para um café. Interrupção para atender telefone de um parente. Música alta na casa do vizinho. Outro café, com lanche desta vez. Piadinhas em blogs. Pijamas. Mesa desordenada. Casa desordenada. Trabalhar em meio ao caos. Mais café.
Trabalhar em casa, ou melhor, ter um escritório em casa pode até parecer um período de férias prolongadas, mas a realidade é bem diferente. E se você optar pelo Home Office por querer uma vida mais tranquila e preguiçosa, pode ir parando por aí. Trabalhar em casa é brigar com estímulos que a toda hora tentarão te interromper e é algo que exige a concentração de um Buda capaz de trilhar as tarefas da agenda sem ceder ao ócio e às distrações. Afinal, quem trabalha em casa ainda tem muitas contas a pagar no final do mês.
Se você está avaliando a possibilidade de mudar seu local de trabalho para sua casa, primeiro considere bem o seu perfil pessoal e se é uma pessoa que trabalha bem sozinha, tanto referente à iniciativa quanto por capacidade de restringir o número de relacionamento que você terá com outras pessoas sem cair numa depressão. Além disso, perceba se você é uma pessoa disciplinada e organizada com compromissos, pró-ativa, que se adapta bem à rotina, ou então alguém capaz de perceber e criar inovação mesmo diante da monotonia. Caso o seu perfil seja compatível, então você pode se dar muito bem trabalhando num escritório doméstico.
Uma das coisas mais importantes é a escolha de um local adequado para montar seu escritório. Aqui, vale a pena procurar um espaço bem iluminado, silencioso, limpo e onde possa ser colocada uma escrivaninha com cadeira, seu computador e materiais de trabalho. A palavra de ordem nessa hora é: ergonomia. Um bom planejamento físico, cognitivo e organizacional poderá poupá-lo de desenvolver alguma doença provocada por fatores relacionados ao seu ambiente de trabalho.
Definido o local e movidos os materiais de trabalho para o ambiente, é hora de organizar o seu espaço. Nesta etapa, procure arrumar bem o layout do ambiente, fazendo com que seja o menos claustrofóbico possível. Harmonize o local com coisas (plantas, fotos, pôsteres) que remetam a algo que você goste e façam com que se sinta bem, e por outro lado ajudem a manter, e não tirar, seu foco do trabalho que tem pela frente. Também tenha livros de consulta por perto, assim como dicionários ou guias que possam ajudá-lo em seu trabalho.
Crie o hábito de usar uma agenda, mesmo que digital. Faça planejamentos de curto e longo prazo e defina horários e tarefas a cumprir em cada prazo de tempo. Reserve uma hora para almoçar e descansar. Lembre-se que a legislação de horários para o trabalhador CLT não foi criada à toa. Ela é tanto benéfica para a saúde física e psicológica do profissional como também ajuda a melhorar sua produtividade e aproveitamento das horas do seu expediente, o que agrada, e muito, os gerentes da empresa.
Esqueça essa de passar o dia todo de pijama. Você pode até fazer isso eventualmente, mas fazer disso um hábito poderá acomodá-lo demais ou então confundir as pessoas que convivem com você ou vão visitá-lo com a ideia de que você é apenas um folgadão levando uma vida mansa. Se isso acontecer, prepare-se: você terá que lidar com interrupções constantes só pra jogar conversa fora. Então, anote aí: não basta estar trabalhando, mas também procure parecer que você está trabalhando. E essa é uma leitura importante para seu cérebro lembrar que ficar na cama não é uma opção válida, mas também pros seus amigos, parentes e clientes de sua empresa terem certeza de seu profissionalismo. A parte boa é que você, obviamente, também não precisará trabalhar engravatado, nem com salto de 15 cm. Você ganhou alforria de toda a etiqueta periférica do trabalho formal. Aproveite.
Com todo esse planejamento pessoal definido, você já pode conversar com sua equipe. Mesmo trabalhando sozinho, se você vive com seu cônjuge, pais, ou recebe muitas visitas, precisa explicar pra todos eles sobre sua nova rotina de trabalho. Esclareça sobre o horário em que estará ocupado, como se portarem caso precisem se comunicar com você e as horas em que poderão fazer isso sem comprometer suas obrigações.
Tenha em mente que você acaba de aumentar sua disponibilidade de tempo para os relacionamentos domésticos. O que significa que tudo será amplificado em proporções estrondosas, para o bem e para o mal. Há relatos, inclusive, de casais que chegaram a se divorciar após um dos parceiros iniciar a vida profissional Home Office. Por isso, saiba separar ambas: sua vida pessoal e profissional. Certifique-se que seu parceiro não ficará fazendo exigências emocionais ou pedindo para você sair o tempo todo para comprar mistura ou buscar as crianças na escola em pleno expediente. E também evite você de se intrometer no que é feito e como é feito em casa nesse tempo.
Formule um plano B. Nas empresas é grande a preocupação e os mecanismos de saídas para situações de falta de energia, problemas com conexão, telefones, etc. Na sua casa, muito provavelmente, não. Nessas horas é bom estar ligeiro com soluções para contornar problemas de infraestrutura, seja mantendo por perto o endereço de uma lan house, de um cyber café ou algum lugar onde você possa continuar seu trabalho até que as coisas voltem a funcionar como eram. O essencial é que esses problemas técnicos não comprometam a qualidade e produtividade de seu trabalho, que mesmo em casa é, ou deveria ser, tão eficiente como em qualquer outro lugar.