Top 5: as principais tendências de marketing digital para 2019

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Conhecer as tendências de marketing é fundamental para iniciar o ano com o pé direito e garantir resultados

Falta pouco mais de um mês para a virada de 2018 para 2019. E já estamos naquele clima de “adeus ano velho, feliz ano novo” com o bloquinho cheio de metas para colocar em prática, até mesmo com as tendências de marketing digital.

Com o planejamento de comunicação do seu negócio não pode ser diferente.

Por isso, montamos uma lista com as cinco tendências de marketing digital que você precisa ficar de olho.

1. Inteligência Artificial ditando a vez

tendências de marketing digital 2019

IA está como foco nas próximas inovações

O termo “inteligência artificial” pode parecer assustador no começo. Mas a verdade é que esta é uma tendência de marketing que já está em prática e receberá mais força em 2019.

O uso de robôs (os bots) para conversas via chat com os consumidores e a automação de processos são uma realidade que colabora – e muito – com os setores de marketing e vendas.

Isso porque, as ferramentas de inteligência artificial estão disponíveis e sendo melhoradas a cada dia para aprimorar a produtividade das relações entre consumidores e empresa.

2. Ainda mais utilização de dados

São muitas as opções de produtos e serviços no mercado e o que diferencia um do outro é a oferta certa na hora certa. Saber o histórico e os desejos dos seus consumidores será uma estratégia eficiente na conversão.

Por tanto, a primeira tendência de marketing é: mensure e avalie os dados da relação entre o cliente e a sua empresa, desde a descoberta até a decisão de compra.

Isso porque, com as informações analisadas será muito fácil personalizar a experiência na jornada de compra.

3. A utilização de microinfluenciadores

O comportamento de compra por influência de celebridades tem mudado. É fato que muitos famosos indicam produtos ou serviços que não consomem e, por isso, acabam fazendo uma propaganda superficial.

Avalie a possibilidade de reservar uma parte do seu orçamento de marketing digital para parcerias com influenciadores que tenham entre 5 e 10 mil seguidores.

Para se ter ideia, um levantamento da Squid revelou que 66% do conteúdo disponível nas redes sociais são artigos, resenhas e tutoriais produzidos por microinfluenciadores.

4. Buscas por voz

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As pesquisas por voz ditarão a vez até mesmo para a construção de conteúdo das marcas

Os principais apps de busca por voz – Amazon Alexa, Apple Siri, Google Assistant e Microsoft Cortana – já somam 710 milhões de usuários em todo o mundo.

Além disso, a estimativa é que, até 2020, 50% das pesquisas sejam feitas por voz.

Os dados da Tractica e da comScore deixam o aviso: precisamos produzir conteúdos eficientes voltados para as novas demandas.

E lembre-se, sempre, as ofertas deverão ser naturais e certeiras, antecipando e respondendo as dúvidas do cliente.

5. Novo funil de vendas

Já falamos de uma série de tendências de marketing que vão impactar diretamente no funil de vendas do seu negócio. E esta é, na verdade, a grande mudança reservada para 2019.

Para se ter ideia, Allan Thygesen, presidente do Google para as Américas, explicou que as novas intenções e maneiras do consumidor moderno estão mudando o funil de marketing.

Enquanto se pensava em um funil linear, Allan explica que este modelo não se aplica mais às jornadas do consumidor. E que, na verdade, as jornadas nada se parecem com um funil.

Isso porque, nenhuma jornada é igual a outra e elas precisam ter flexibilidade para se adequar às necessidades do cliente.

Portanto, mapear a jornada do seu consumidor é cada vez mais importante. Assim como entender a persona e saber exatamente o que oferecer a ela.

Com uma relação afinada e de confiança, o seu cliente será fiel. E, ainda, indicará o seu produto ou serviço para novos potenciais consumidores.

Então, você deve estar se perguntando: Ok, mas eu já faço isso. Qual a novidade?

O que 2019 promete é o aumento do consumo de informações em canais múltiplos. O usuário estará em diversas plataformas e a sua empresa também precisará estar – com diversidade e qualidade.

Portanto, prepare-se para produzir conteúdos autênticos, personalizados e relevantes. Estamos falando de futuro, mas não tenha medo de dar um passo atrás para analisar toda a jornada do seu consumidor e entender quais são as dúvidas em cada etapa.

Não esqueça: são os seus atuais clientes que vão lhe dizer como captar os próximos.

Agora que você está por dentro das principais tendências de marketing digital para 2019, é hora de avaliar o seu planejamento estratégico. Considere as suas metas e processos e, se precisar, conte com a nossa assessoria em marketing digital.