Comunicação é parte vital para um bom relacionamento com seus clientes. Saiba como revolucionar essa parte na sua empresa.
Prezado gestor, digite 1 para ouvir reclamações de seus clientes. Tecle 2 para demissão de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor. Ou pressione 3 para revolucionar o seu atendimento.
É incrível como em pleno século XXI grande parte das empresas ainda não se adequou a tecnologia disponível para revolucionar seus meios de comunicação de forma à não apenas atrair mais clientes, mas retê-los consigo fidelizando-os através de um bom serviço prestado e de uma comunicação inteligente. Felizmente o cenário parece estar mudando com a inserção de algumas ferramentas, como as citadas abaixo:
Imagine um SAC muito ruim que você conheça: Existe coisa mais irritante do que querer entrar em contato com uma empresa por se interessar na aquisição de um produto ou serviço e não ser atendido de forma satisfatória e eficaz? Ou então discar 400 números diferentes, ouvir um número de protocolo imenso e após 15 minutos de espera e no final não conseguir contatar a empresa desejada?
Quando Jack Dorsey criou a rede social em 2006 talvez estivesse pensando que os 140 caracteres disponibilizados para os usurários escreverem o que quisessem poderiam ser muito úteis a fim de estreitar as relações das empresas com seus consumidores. O Twitter é uma rede social inteligente e de fácil acesso. Com textos curtos e diretos, a ferramenta impede a poluição visual com acúmulo de informações e o consequente desvio de atenção do usuário de um assunto para outro. Portanto, se o Twitter “prende” o consumidor e produz uma forma de contato simplificada, ágil e pública entre empresa e cliente, então vale a pena à análise.
Outra funcionalidade interessante do Twitter – que recentemente foi adaptada no Facebook – é a “viralização” de uma informação através do uso da hashtag (#). A ferramenta do jogo da velha põe em foco os principais assuntos que estão sendo debatidos na rede. Além de propiciar que usuários façam reclamações cada vez mais públicas de um serviço/produto, a hashtag também propõe uma nova forma de propaganda e forma de atingir novos clientes.
Ferramenta 2 – Survey Monkey, PoolDaddy e Google Docs.
Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa. A primeira coisa que todo o gestor precisa e deve fazer antes de lançar uma ideia no mercado é lançar-se em um árduo trabalho de pesquisa de marketing para tentar prever possíveis resultados sobre uma ação em planejamento. Na era da tecnologia de informação ninguém tem mais tempo para ser parado na rua e responder uma formulário extenso debaixo de um sol escaldante e com o horário de almoço cada vez mais próximo do fim, para isso surgem novas técnicas de pesquisa de mercado.
Com sistemáticas semelhantes e que garantem resultado e anonimato nas respostas, as ferramentas Google Docs, Survey Monkey e PoolDaddy são opções perfeitas para a empresa que deseja lançar sua enquete na rede através de uma interface simples e direta.
Não há muito o que explicar sobre como usar esses formulários online, mas vale deixar claro que apesar dessas três possibilitarem que o usuário usufrua do serviço gratuito, algumas funções só são liberadas mediante a assinatura de um plano mais completo. Neste caso, é pago.
Ferramenta 3 – ZENDESK
Utilizada por empresas conceituadas no mundo online como Buscapé, Elo7 e Groupon, o Zendesk é uma opção bem pensada nos processos de comunicação entre empresa e cliente.
Através de um sistema completo de Help Desk online, o cliente pode, em pouco tempo – dependendo da fila de espera e do número de atendentes disponíveis – entrar em contato diretamente com a empresa alvo para solicitar uma atendimento particular. Além de obter o contato mais rapidamente, o cliente pode solicitar que uma cópia de sua conversa com a empresa seja diretamente enviada para seu e-mail, garantindo segurança, confiabilidade e praticidade para ambas as partes.
O Zendesk disponibiliza um teste gratuito de seu serviço e pode ser adquirido a partir do pagamento mensal de US$ 24,00 para o plano mais básico (Regular). Há também a opção do plano Starter ideal empresas novas que estão começando com o suporte online e que pode ser adquirido por apenas 20 dólares anuais, os quais – do primeiro ano – serão doados para uma instituição de caridade.