Saber quanto investir em marketing digital é fundamental para garantir que a sua empresa obtenha melhores resultados
Existe um ditado que diz que a propaganda é a alma do negócio, e ele está absolutamente certo.
De nada adianta ter um ótimo produto ou serviço se ninguém souber que ele existe.
Mas, quanto investir em marketing para obter bons resultados?
Antigamente, o marketing se dividia entre as propagandas na TV, rádio, revistas, jornais, outdoors e ônibus, todas elas veiculadas para um grande número de pessoas,
Entretanto, sua efetividade não podia ser mensurada muito bem.
Então, apareceu o marketing digital, que apresenta uma série de benefícios em relação aos seus irmãos mais velhos.
Basicamente, hoje em dia, nenhuma empresa pode ter sucesso (ou manter o sucesso já existente) sem o seu auxílio.
Ainda assim, uma dúvida muito comum que os gestores e CEOs de empresas possuem atualmente é quanto investir em marketing digital, já que a cobrança é diferente do marketing convencional e os meios também são.
Nós já adiantamos que não existe um valor padrão para todas as empresas, já que o investimento depende de uma série de fatores, mas é possível saber qual é a faixa de investimento que a sua empresa deve seguir.
Parada obrigatória: conceitos de Marketing Digital vem antes de tudo?
Essa é uma pergunta que pode ser mais complexa do que parece, não por ser muito complicada de se responder, mas sim pela grande quantidade de variáveis que aborda.
Dentro do glossário de marketing digital, existem alguns termos que você precisa saber para poder definir quanto vai ter que investir.
Os mais importantes são os seguintes:
CAC
A sigla “CAC” significa custo de aquisição de clientes.
Como o próprio nome deixa bem claro, esse é o custo médio necessário para que se consiga obter um cliente para a sua empresa.
Para chegar a esse valor, é necessário colocar na ponta do lápis todas as etapas pelas quais os leads precisaram passar até se tornarem clientes, dividir pela quantidade de clientes e, então, conhecer essa variável.
CPC
“CPC” significa custo por clique.
Esse é o valor que é descontado cada vez que um lead interage com links patrocinados utilizados por sua empresa.
Se você não sabe o que são links patrocinados, eles são aqueles anúncios que aparecem no topo das pesquisas do Google ou durante sua navegação no Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social.
Dá-se a eles o nome de links patrocinados pelo fato de que eles não são veiculados organicamente, ou seja, foi necessário pagar para que eles aparecessem ali.
Eles são muito importantes para definir quanto investir em marketing digital.
Marketing de Conteúdo
Nem todo mundo sabe o que é marketing de conteúdo, mas acredite: essa definição se tornará cada dia mais conhecida.
O marketing de conteúdo difere bastante do marketing convencional, já que ao invés de sua empresa ir até o cliente, é o cliente que chega até sua empresa, por interesse próprio.
A empresa fornece conteúdos de qualidade para os leads, que avançam as etapas do funil de vendas até que convertam e se transformem em clientes.
Sua ação se dá de uma forma muito menos intrusiva e mais natural.
Saber quanto investir em marketing digital também depende diretamente de quanto esforço sua empresa quer investir nessa estratégia.
E-mail Marketing
Os e-mails estão entre as ferramentas digitais mais antigas, mas isso não quer dizer que eles tenham perdido a sua importância – muito pelo contrário.
Comunicar-se com leads e clientes através do e-mail garante uma abordagem muito mais pessoal.
Além do fato de que essa é uma estratégia que só pode funcionar se a pessoa autorizar.
Conhecer boas dicas para campanha de e-mail marketing e aplicá-las em sua estratégia digital ajudará a definir quanto investir em marketing no mundo digital e também a obter ótimos resultados.
SEO
SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para motores de busca.
Em outras palavras, trata-se de um conjunto de técnicas que visa posicionar seu site organicamente em posições mais altas do Google e dos demais buscadores.
A definição de SEO é justamente o contrário dos links patrocinados, já que seus resultados não demandam um investimento em CPC, por exemplo.
Porém, o tempo necessário para que essa estratégia funcione é maior do que dos links patrocinados.
Existem várias técnicas de SEO para duplicar o tráfego do seu site, mas você também precisa investir no planejamento e na execução das ações de SEO para que consiga os resultados.
Logo, isso também impacta em quanto investir em marketing digital.
Agora sim, já posso saber quanto devo gastar com o Marketing Digital?
Calma, os detalhes abaixo são importantes para você entender como funciona cada um deles.
Isso interfere nos seus resultados consequentemente.
Vamos lá…
Cada uma dessas técnicas citadas conta com seus parâmetros, os indicativos de que elas realmente estão dando certo.
O SEO se baseia em tráfego e taxa de rejeição, os links patrocinados no CPC e na taxa de conversão, o e-mail marketing na taxa de abertura e na taxa de cliques e por aí vai, entre vários outros parâmetros.
Em um checklist para um plano de marketing digital de sucesso, tudo o que foi visto anteriormente e muito mais estará presente, já que oportunidades não faltam para alcançar seu público na internet.
Além do mais, a possibilidade de rastrear e mensurar absolutamente todas as ações faz com que seja possível obter muito mais assertividade e saber de cada detalhe sobre a sua campanha.
Também é importante ressaltar que empresas que ainda não sejam conhecidas pelo público precisam investir mais do que aquelas que já estão estabelecidas.
Já que as pessoas já conhecem seus produtos e serviços, ou seja, o reconhecimento da marca já existe.
No final das contas, quanto investir em marketing digital depende muito do que sua empresa deseja.
Assim como, do quão agressiva ela deseja ser em suas campanhas e se ela já está estabelecida no mercado ou não.
O que ela não pode deixar de fazer é investir o quanto antes nessas estratégias!
Quanto devo investir em Marketing Digital em 2021?
Um dos esforços para fornecer uma recomendação de quanto investir em marketing digital em 2021, é que sua empresa deveria categorizar os gastos com marketing.
Enquanto algumas empresas apenas incluem custos de marketing e relacionados com as vendas, outras classificam alguns desses custos separadamente como parte do seu orçamento global.
Veja os itens abaixo e adote os que mais fazem sentido para você.
- despesas diretas relacionadas com atividades de marketing;
- mídias sociais;
- investimentos em branding;
- profissionais diretos e indiretos no marketing;
- investimentos em testes e validações;
- ferramentas de marketing;
- treinamentos e cursos de marketing digital;
- ferramentas de suporte para vendas;
- profissionais de vendas;
- investimentos em anúncios;
- hospedagem de sites;
- criação de conteúdo;
- percentual de reinvestimento em marketing;
- percentual de melhoria de ofertas,
- entre outros.
Você deve encontrar o modelo que se adapta ao seu negócio
Se você fizer uma pesquisa no Google sobre quanto investir em marketing digital, vai encontrar opiniões e recomendações distintas.
O que é bom ao meu ver para ter referências, mas apenas isso, referências.
Pois você deve encontrar o número que melhor satisfaça o seu modelo de negócio.
Além dos gastos citados acima, você deve levar em consideração:
- qual regime tributário sua empresa está enquadrada;
- qual percentual de impostos você paga;
- quais são as despesas variáveis que incidem na sua venda, exemplo: taxa de cartão de crédito;
- quanto sua empresa quer ter de retorno sobre o investimento,
- E tenha em mente quais são as margens de lucro do seu mercado.
Qual próximo passo desta equação de marketing?
O próximo passo para determinar o quanto investir em marketing digital e saber o quanto a sua empresa pretende ter de lucratividade e rentabilidade.
Aqui vai uma fórmula para relembrar você que:
Lucratividade é (lucro líquido dividido pelo receita bruta) x 100.
Vejamos…
Se a sua empresa teve faturamento de R$ 350.000,00 e sobrou no caixa R$ 52.500,00, isso significa que ela teve lucratividade de 15%.
Agora rentabilidade é (lucro líquido dividido pelos investimentos) x 100.
O que significa que a rentabilidade tem o ponto de visto sobre tudo o que a empresa investiu para atingir o lucro líquido.
Exemplo: para atingir R$ 52.500,00 sua empresa investiu R$ 25.000,00 em Marketing Digital.
Essa empresa rentabilizou em 210%. Ou seja, a cada R$ 1,00 investido a empresa teve R$ 2,10 de retorno.
Os dois indicadores se complementam pois nem sempre uma empresa lucrativa é uma empresa rentável.
Ambos os indicadores requerem a obtenção de bons números para que a sua organização cresça saudavelmente.
Duas coisas que você precisa fazer.
- Baixe a planilha orçamento de marketing digital em 2021,
- E assistir ao vídeo quanto investir em marketing digital em 2021.
Espero que você tenha gostado deste post. Mande suas dúvidas ou comentários.