Precisamos falar sobre maturidade digital: o que é e como alcançar?

Precisamos falar sobre maturidade digital: o que é e como alcançar?

Consumidor moderno
Consumidor moderno: o perfil de usuário hiperconectado à sua marca
22/03/2018
gerar leads
Tendências: Melhores práticas para gerar leads
04/04/2018
maturidade digital

A maturidade digital revela o nível em que sua empresa se encontra e possibilita escalabilidade

Você já deve ter ouvido falar sobre maturidade digital e se perguntado o que raios é isso, certo?

A verdade é que o assunto começou a se propagar recentemente na web com um propósito claro: mostrar a importância dessa transformação digital para as empresas.

Isso porque, a necessidade dessa mudança é fundamental, principalmente em função do novo consumidor, muito mais conectado.

Afinal, se seu cliente está pesquisando, comparando e comprando on-line, como empresa você também deve estar presente no ambiente virtual.

Isso porque, independente do setor em que sua empresa atua, ter uma presença online é de extrema importância. E não apenas para a atuação constante do que há de novo no mercado, como muitos podem achar.

Mas também é fundamental para uma transformação digital em todos os processos, desde seu colaborador, a fim de que sua empresa seja capaz de competir em um mundo cada vez mais conectado.

O que é Maturidade Digital?

Você deve estar se perguntando, afinal, o que é maturidade digital. Estar nas redes sociais? Ter um website? Fechar contratos por e-mail?

Bom… Não é bem por aí. Vamos fazer uma breve reflexão para o entendimento desse conceito? Ok, vamos lá!

Podemos relacionar esse tipo de maturidade a nossa própria experiência de vida.

Ao passar dos anos, dos aprendizados e conhecimentos, amadurecemos. Passamos de fases como crianças, para jovens e adultos.

Quando falamos em maturidade digital, estamos diretamente relacionados com o acompanhamento do amadurecimento do meio digital.

Ao acompanhar os processos e práticas digitais, mudamos nosso ambiente e amadurecemos na web.

Essa transformação tem grande influência das mudanças do modo de consumo, em que as pessoas pesquisam, comparam e realizam suas compras, seja de produtos ou serviços, diretamente pela Internet.

Portanto, para estar nesse mesmo ambiente e competir com outras empresas, é mais do que necessário ter maturidade digital.

E vale mencionar que é preciso não apenas para ser encontrado na web, mas para fazer parte verdadeiramente desse universo complexo e disputado.


 

O que são empresas com maturidade digital

Se maturidade digital significa estar presente no ambiente virtual, utilizando processos e recursos que nos colocam em um nível de competitividade nesse universo digital, então, como podemos medir nossa maturidade digital?

Antes de mais nada, saiba que não é possível realizar essa transformação completa da noite para o dia.

Isso porque, estar preparado para os impactos do digital em sua empresa significa ir além das ferramentas. Mas estar adequado aos processos, novidades, transformações e até mesmo na cultura empresarial.

Para se ter ideia, uma pesquisa realizada por George Westerman, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), constatou o seguinte:

As digiratis – empresas maduras digitalmente – possuem 26% a mais de lucratividade, em relação às empresas que não geram oportunidades no ambiente digital.

Portanto, as empresas que enxergam as chances e acompanham as transformações que vão além das ferramentas, possuem grandes maior oportunidade de crescimento.

Como medir e alcançar sua maturidade digital 

Não é preciso mudar seu modelo de negócio para ter um crescimento digital por aí.

Para estar maduro digitalmente, é preciso ter uma visão de raio-x e encontrar oportunidades para transformar seus processos. E, consequentemente, transformar a experiência de seu usuário.

maturidade digital

Escala de maturidade digital utilizada pela JAB Consultoria para orientar clientes


Se sua empresa está pronta para isso, então, você já tem o primeiro passo para começar a busca pela maturidade digital.

Comece de cima para baixo

Para se tonar uma digirati, mais do que investir em tecnologia, é preciso capacitar sua liderança a pensar de maneira digital.

Assim, levar uma comunicação unificada e pensada no ambiente virtual.

Priorize a experiência do usuário

Muito tem se falado também sobre a experiência do usuário.

E, realmente, esta deve ser uma das prioridades se a ideia é se transformar em uma empresa digitalmente madura.

Pense e organize a fluidez de seu usuário na web, seus fluxos de automação, sua navegação e comunicação, para fazer com que eles gostem e voltem a procurar por você.

Tenha uma boa estratégia de Inbound Marketing 

É fato que grande parte das compras começam por uma busca on-line.

Diante disso, ter uma estratégia de Inbound Marketing é indispensável.

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair seu consumidor ideal para as suas soluções, com a criação de métodos para aumentar a visibilidade, otimizar processos de vendas e ainda diminuir o custo de aquisição de seus clientes.

Esse método trabalha com ações para que seu público-alvo encontre de maneira voluntária e intuitiva sua empresa por meio de mecanismos e estratégias de busca, conteúdos, ranqueamento, referências, entre outros recursos digitais.

Saiba mudar sua estratégia se necessário

É importante deixar sua estratégia de conteúdo sempre aberta para mudanças, caso seja necessário. Isso é essencial para ajustar alguns pontos que englobam:

  • Tipo de conteúdo: caso o seu conteúdo não esteja engajando e tendo o retorno esperado, mudar a forma como você passa ele para seu público ou até mesmo a linguagem utilizada, fará com que sua audiência melhore e você refine cada vez mais o seu conteúdo;
  • Abordagem: caso você esteja usando uma abordagem muito direta e não esteja tendo um número de conversões satisfatório, modifica-la pode ser o caminho para aumentar suas vendas;
  • Aproveitar algum assunto do momento: além de mostrar que sua empresa está sempre antenada, isso faz com que você “corra o risco” de viralizar com alguma postagem criativa e que possua o timing certo, aumentando seu engajamento, seus curtidores e acessos ao site.

Esses são alguns exemplos de estratégias para conteúdo, mas é possível fazer modificações para qualquer tipo de ação digital.

Mensure todas as suas ações 

Um dos grandes benefícios do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar em números exatos os resultados de cada ação.

Por isso, é importantíssimo medir e acompanhar em tempo real cada passo dado na internet, conseguindo sempre contornar algum possível erro, além de mudar suas estratégias para gerar mais lucro e engajamento.

Esse ponto é essencial para mostrar se a sua estratégia está seguindo o caminho certo ou se precisa realizar algum novo estudo e reajuste nela, sendo essenciais para o crescimento digital de sua empresa.

Agora que você sabe o que é a Maturidade Digital de uma empresa e como você pode se transformar em uma digiratis, ficou tudo mais fácil, não é?

Mas lembre-se de deixar a tarefa de gerir a sua marca no mundo digital para qualquer quem entende do assunto. Aposte sempre em profissionais qualificados e que possuam referências para que seu projeto dê certo.

Ah, e qualquer dúvida que você tiver, pode contar com a JAB Consultoria para te ajudar nesse percurso e te acompanhar no crescimento do seu negócio!