Marketing e Design: como são aplicados em sua estratégia digital -

Marketing e Design: como são aplicados em sua estratégia digital

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09/01/2019
marketing e design

Marketing e Design são grandes aliados na comunicação da sua empresa quando aplicados com estratégia

Qual a preocupação com o Marketing e Design da sua empresa?

Vamos imaginar o seguinte cenário: o seu negócio está implementado, os produtos estão à venda, mas a comunicação não traz o retorno que você espera. Parece uma cena corriqueira, né? Em algumas situações, a resposta para o dilema do planejamento de marketing é uma palavrinha mágica: design. 

Você sabe qual a importância do design para o mundo dos negócios?

Toda! São as peças visuais que farão a diferença entre a sua empresa e aquele concorrente que oferece um serviço semelhante.

Por isso, aliar marketing e design é traduzir os valores da sua marca em uma identidade que os clientes reconhecerão facilmente. Parece complicado, mas nós vamos explicar como este profissional pode fazer a diferença no seu negócio.

marketing e design

1. Ferramentas estratégicas

É comum haver um pouco de confusão sobre o papel do designer. Mas a verdade é que o profissional é muito mais do que a pessoa responsável por deixar as coisas bonitas.

Existem metodologias que podem contribuir para o marketing, mas também para o planejamento organizacional como um todo.

O conceito de Design Thinking, por exemplo, é focado na solução inteligente de problemas. Através de quatro processos – imersão, ideação, prototipagem e desenvolvimento -, surgirá uma resposta ao desafio apresentado. E o resultado poderá ser: um produto, um método de trabalho e, inclusive, uma campanha para as redes sociais.

2. Atratividade

O grande desafio do marketing e design é fortalecer a relação de confiança entre empresa e cliente. Mas como se destacar com a quantidade de informações disponíveis na internet? Uma das estratégias mais eficientes e sintéticas é o conteúdo “para ver”. Lembre-se: 90% das informações assimiladas pelo cérebro são visuais. 

Ok, mas como aplicar o conteúdos visuais no meu negócio?

É simples! Falamos um pouco sobre a natureza resolutiva da profissão, mas agora é a hora de conversarmos sobre a parceria entre marketing e design na prática. 

Identidade visual

O designer tem conhecimento técnico para transformar a história e os valores de um negócio em um símbolo. Este símbolo vai se desmembrar em uma identidade que vai ser aplicada em cartões de visita, cards para as redes sociais, embalagens, website…

Estas peças serão as responsáveis por identificar o seu produto ou serviço para os fornecedores, mas também por posicionar a sua marca na memória dos seus clientes.

Iconografia

É o poder de síntese na sua máxima potência! Resumir uma informação em um ícone é muito interessante para separar posts por tópicos, organizar categorias de produtos no site e muitas outras aplicações.

Os emojis, por exemplo, são ícones que podem ser incorporados na sua comunicação, se estiverem de acordo com a sua estratégia.

Infográfico

Esta é uma poderosa ferramenta de design que deve ser utilizada na sua produção de conteúdo. São informações rápidas e esquematizadas que geram engajamento e atraem o público para o seu site.

Uma boa forma de introduzir infográficos na sua comunicação é usar templates como os do Infogram, por exemplo.

Vídeos

Eles bombaram em 2018 e seguem firmes para o próximo ano! São conteúdos explicativos, reviews de produtos, tutoriais e infinitas possibilidade de conteúdos multimídia que podem ser incluídos no seu planejamento de marketing e design.

Portanto, aproveite as tecnologias disponíveis para o celular e faça vídeos simples, é uma excelente maneira de começar.

Extra!

Agora você já sabe como adicionar elementos de design na sua estratégia de comunicação. Mas nós queremos que estes novos recursos funcionem muito bem. Por isso, trazemos mais três dicas para otimizar o seu conteúdo visual:

  • Texto alternativo (Alt Tex): imagens também possuem palavras-chave! Boom! Adicione os termos relacionados ao seu conteúdo no campo “Alt Tex” e aumente as chances de ranqueamento do seu artigo ou post no blog/site;
  • Nome do arquivo: o nome é diferente do texto alternativo, mas também colabora bastante para o bom posicionamento nos sites de busca;
  • Tamanho da imagem: o tempo de carregamento de uma página tem influência no resultado dos motores de pesquisa. O Google, por exemplo, dá preferência para sites rápidos. Aposte em imagens com o menor tamanho possível em que ainda mantenham a qualidade.

As imagens são muito mais importantes do que parecem!

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Se você ficou com dúvidas sobre como incorporar ferramentas de marketing e design no seu planejamento, nós podemos agendar uma reunião on-line e conversar sobre a sua estratégia de comunicação.