A gestão empresarial foi um dos elementos mais importantes para o sucesso dos negócios de Walter White e Jesse Pinkman na série Breaking Bad
Após 5 temporadas, a série Breaking Bad teve seu fim em 2013 e se tornou um dos seriados mais aclamados da história.
A trama é centrada na história de um pacato professor de química que descobre que tem câncer e lhe resta pouco tempo de vida.
Após ter conhecimento deste fato, ele decide começar um empreendimento com a finalidade de juntar dinheiro para a sua família.
As circunstâncias da vida e o acaso fazem com que o personagem principal descubra que pode usar suas habilidades químicas para produzir narcóticos, e assim ele faz uma parceria com um ex-aluno que já tem conhecimentos na área, para se arriscar nesse novo e perigoso projeto.
É claro que a área de atuação escolhida pelos protagonistas da série não deve servir de exemplo para nossos leitores, mas mesmo assim, não podemos negar que a trajetória deles e a maneira com que faziam negócios deixa ensinamentos que podem facilmente ser aplicados na gestão empresarial de uma organização.
Apesar do contexto dos fatos, Jesse Pinkman e Walter White eram ótimos empresários, que tinham sempre bem planejado para que direção queriam ir, quem cuidava da produção e quem cuidava da distribuição, e estavam sempre atentos para que seus clientes recebessem o melhor produto possível.
Um dos ensinamentos sobre gestão empresarial que mais se destaca no seriado é sobre a qualidade dos produtos e serviços prestados.
Esse foi o principal fator que determinou o sucesso nos negócios dos protagonistas.
Eles tinham como objetivo principal oferecer o melhor produto disponível no mercado, e isso fez com que eles tivessem um diferencial e se destacassem perante seus clientes
O empreendimento de Walter White tinha uma rede de contatos e sócios como qualquer outro, e como parte da gestão empresarial ele sempre fazia questão de cumprir com seus acordos.
Ele tinha uma linha de produção, assistentes, distribuidores e vendedores, e nunca deixou de pagar pela prestação dos serviços ou de cumprir com um acordo, assim ele alcançou o respeito e a confiança de sua rede de contatos.
As lições de Breaking Bad sobre empreendedorismo
Uma outra coisa que chama bastante atenção na gestão empresarial do protagonista da série, é que ele soube compreender que não conseguiria manter os negócios sozinho e que as parcerias eram bem vindas.
Por isso a participação do Jesse foi tão importante para que eles tenham alcançado o sucesso, cada um tinha especialidade em uma área e juntos eles formavam um bom time, um aprendendo com o outro.
Mesmo com as dificuldades no caminho, eles conseguiam ultrapassar os obstáculos e fornecer o seu produto com qualidade.
Deixando de lado a área de atuação dos protagonistas, podemos aprender muitas coisas sobre como administrar um negócio com a série, pois de qualquer maneira eles eram empreendedores e estavam começando um novo projeto.
Eles só não tinham noção que seu negócio se tornaria tão próspero e que podiam ir tão longe.
Com base nas negociações e na gestão empresarial do seriado, criamos um infográfico com as lições que podemos aprender sobre negócios com Breaking Bad.