Além de toda a folia, diversão e bloquinhos, o feriado de Carnaval pode ser uma excelente oportunidade para o seu negócio
Não há como falar do Brasil sem lembrar do Carnaval como uma de suas principais atrações. Assim como acontece com a Ação de Graças, nos Estados Unidos, e o St. Patrick’s Day, na Irlanda, o Feriado de Carnaval é a atração mais conhecida do Brasil.
Algumas pessoas adoram ir às ruas, avenidas, sambódromos e bloquinhos para pular o Carnaval como ele merece, enquanto outras preferem ficar em casa ou viajar para uma região afastada, a fim de curtir o feriado com mais tranquilidade e recarregar as baterias para a sequência do ano.
Seja qual for a sua preferência, não há como negar que o feriado de Carnaval pode se mostrar como uma oportunidade incrível de negócios para a sua empresa.
De qualquer forma, entenda como você pode aproveitar essa ocasião e gerar ótimas oportunidades para a sua empresa.
Além de visualizar o Carnaval por uma outra perspectiva!
Como o Feriado de Carnaval influencia os anúncios no Brasil?
Quando pensamos em Carnaval, logo nos vem à mente propagandas de cervejas, preservativos, roupas, acessórios, fantasias, viagens, fast-foods…
Tudo bem que a maioria dessas propagandas também é veiculada no restante do ano, mas a questão não é essa, e sim o volume com o qual esses anúncios aparecem. Você já deve ter reparado que frequência é bem maior nesse período.
Se você estiver navegando na internet, se depara constantemente com vídeos, propagandas e pop-ups, que realmente não te deixam esquecer que é feriado de Carnaval. Até quem não é folião fica com vontade pular.
Porém, não ache que são apenas esses segmentos que se beneficiam do carnaval. Com certeza, você já ouviu falar que o Brasil só começa a funcionar depois que passa o Carnaval, e cá entre nós, não dá para negar.
Geralmente, o período entre as festas de fim de ano e o feriado de Carnaval é de estagnação ou renovação. As empresas estão se organizando, planejando o novo ano e boa parte costuma não investir muito em datas sazonais. Porém, é justamente em datas como essa que as oportunidades começam a aparecer!
Então, com todos esses fatores te dando uma forcinha, você não pode deixar de aproveitar a oportunidade para ter chances de vender mais ou oferecer mais o seu serviço. Sem dúvidas, a melhor forma de fazer isso é através dos anúncios.
Olha a oportunidade aí, geeeeente! ?
Sabe quando você entra no Google e digita alguma coisa? Então, os primeiros resultados que aparecem na pesquisa são anúncios, também chamados de links patrocinados. Ou seja, as empresas investem para estar ali.
Nada impede que a sua empresa esteja lá também, já que o feriado de Carnaval é uma oportunidade incrível para você aumentar suas vendas. Todo mundo investe mais nessa época, e se você ficar para trás, infelizmente vai perder uma boa fatia de mercado.
Para entender o porquê, segura só esses dados:
- Estima-se que, em 2018, o Carnaval movimente 10 milhões de turistas. Isso representa, mais ou menos, 4,5% de toda a população do Brasil, o que é muito!
- A movimentação não é apenas de pessoas, mas também de dinheiro. Estima-se que sejam injetados R$ 11,14 bilhões na economia nacional.
- Caso esses dados se confirmem, então o feriado de Carnaval de 2018 apresentará um crescimento de 0,75% em relação ao ano de 2017.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, no dia 25 de janeiro de 2018.
Que tiro foi esse?
Pois é, pessoal. Não é à toa que nós estamos falando de uma baita oportunidade: o feriado de Carnaval é gigante para o Brasil, e não dá para ficar parado.
Já pensou na chance de um anúncio atingir apenas uma pequena parcela dessa galera? Se 0,1% das pessoas virem o seu anúncio, então já serão 10 mil pessoas. Se 5% deles fecharem negócio com sua empresa, então já são 500 pessoas. Com um ticket médio de R$ 120, são R$ 6.000.
Essas são expectativas calculadas por cima: os resultados podem ser muito melhores do que isso. Não é ótimo?
Como fazer virar negócio?
Muitas das estratégias de Marketing Digital nos permitem atingir as pessoas certas, no momento certo e – acredite – no local onde você quer. Tudo isso com a ajuda de anúncios em Google AdWords e até mesmo nas mídias sociais.
Essas funcionalidades, aliadas a planos bem traçados, nos oferecem uma série de possibilidades, principalmente em feriados como o de Carnaval. Veja só!
Uma pesquisa do Ministério do Turismo mapeou as regiões que trarão mais pessoas e recursos no Carnaval. Dessa forma, você saberá onde você pode investir.
- Rio de Janeiro: a cidade maravilhosa deve trazer 1,5 milhão de turistas e movimentar, aproximadamente, R$ 3,5 bilhões;
- São Paulo: a capital paulistana não fica muito para trás, já que reúne bloquinhos de rua para os gostos de todos os foliões e são atrações imperdíveis. Espera-se que a região movimente em torno de R$ 464 milhões;
- Salvador: outro sinônimo do feriado de Carnaval no Brasil, a cidade baiana deve trazer 770 mil turistas e movimentar R$ 1,7 bilhão;
- Belo Horizonte: a capital do queijo também é um ótimo destino para os foliões! Aproximadamente 3,6 milhões de pessoas são esperadas, além de uma movimentação de mais de R$ 600 milhões;
- Pernambuco (Recife e Olinda): com 1,7 milhão de pessoas e R$ 1,2 bilhão de reais, o estado promete muito para esse Carnaval, que é um dos mais animados do Brasil.
Se a cidade que sua empresa atua não tiver aparecido na lista, não tem problema. Ela contempla os lugares que tradicionalmente levam mais foliões, mas todo o Brasil fica mais animado economicamente com o feriado de Carnaval.
Aproveite a folia do Feriado de Carnaval
Com todos esses fatores a seu favor, deu para entender como o Carnaval é não apenas um feriado conhecido mundialmente, mas sim uma oportunidade de negócio simplesmente irresistível para a sua empresa, certo?
Com os anúncios no Google, que nós falamos lá atrás, é feito todo um planejamento, com a escolha dos termos ideais e do melhor valor de lance, para que sua empresa gaste pouco e receba um retorno muito maior.
Além disso, outras estratégias podem ser adotadas com planejamento para o sucesso de suas campanhas em datas como essa. E acredite, mesmo se você é uma empresa B2B, com uma linguagem mais séria e formal, ainda assim é possível aproveitar essa chance de negócio.
Então, se você quer começar 2018 com uma perspectiva muito melhor do que nos outros anos, considere as estratégias de Marketing Digital – como anúncios, SEO, mídias e muito mais. Você, com certeza, vai se surpreender com o poder da oportunidade de datas como essa, até mesmo para posicionar e reforçar a comunicação da sua marca.
Acredite: depois de recorrer a essa alternativa para o feriado de Carnaval, você terá todos os motivos para pular e comemorar durante o ano inteiro!
Ficou com um gostinho de quero mais? Então acompanhe nosso blog e até a próxima!