Consultoria de Inbound Marketing: quais resultados são garantidos?
Conheça as principais vantanges de contratar uma consultoria de Inbound Marketing.
Um dos dados divulgados pela Hubspot vêm reforçar a atenção que as empresas precisam ter com sua presença digital: 93% dos processos de compra começam com pesquisa online.
Sim, você leu certo:
9 em cada 10 potenciais clientes do seu produto ou serviço vão para a internet antes de fecharem negócio!
E é justamente para não perder essa oportunidade que as empresas estão recorrendo à consultoria de Inbound Marketing.
Você, provavelmente, já ouviu falar nessa metodologia, certo?
Pelo sim ou pelo não, você vai descobrir nesse post o que esperar de uma consultoria focada nessa abordagem e de que forma essa nova maneira de pensar o marketing está melhorando o ROI (retorno sobre investimento) e ampliando a margem de lucro de empresas dos mais variados segmentos (entre outros ganhos reais!).
Para que uma consultoria de Inbound Marketing ajude a posicionar melhor a sua marca no ambiente digital, são perseguidos vários caminhos, como os que mostro a seguir:
#1 Aumentar o tráfego no site
Por quê?
Esse é um dos primeiros passos a serem direcionados por uma consultoria de Inbound Marketing para o seu negócio.
Assim, é possível aumentar o percentual de novos visitantes, a partir da adoção de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e de posts frequentes em blogs.
Aliás, empresas que atualizam frequentemente esses espaços têm 19 vezes mais propensão a ter crescimento de ROI, indica a Hubspot.
Como acontece isso?
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Produção de conteúdo: conteúdo em termos mais buscados e oportunidades alinhadas ao seu negócio para posicionar bem o seu blog ou site nos buscadores;
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Ajustes em SEO de sua página: dar uma melhorada nos aspectos técnicos que melhoram o ranqueamento de seu site em sites de busca,
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Mídia paga: traçar estratégias para gerar tráfego de referência a partir de uma campanha bem feita com links patrocinados (como Google Adwords) e outros sites especializados.
#2 Converter a audiência em leads
Por quê?
Pouco adianta todo esforço anterior se não houver uma continuidade. Por isso, essa é também uma etapa importante e complementar daquela de que falamos há pouco.
Nesse passo, o objetivo é criar materiais que são relevantes e úteis para seus potenciais consumidores.
Assim, eles vão até a página e podem consumir um conteúdo mais rico e em troca deixam alguns dados, como e-mail ou telefone (de acordo com a estratégia de cada empresa).
Para se ter uma ideia, a consultoria de Inbound Marketing torna isso tão vantajoso que o custo por lead fica em média na casa dos R$ 10, enquanto nos meios tradicionais no marketing é quase o dobro mais caro (R$ 19) — segundo o mesmo estudo do Hubspot.
Aqui estão alguns dados rápidos do relatório MIT:
- Aumento do tráfego – 92,3% dos usuários do Hubspot pesquisados viram um aumento no tráfego do site do marketing de entrada;
- Aumento de leads – 92,7% dos usuários do Hubspot pesquisados viram um aumento no número de leads,
- Aumento das vendas – 49,2% dos usuários do Hubspot pesquisados viram um aumento nas vendas.
Como acontece isso?
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E-books: conteúdo mais extenso e que apresenta um detalhamento maior do assunto tratado pela sua empresa. Exemplo: caso seja uma Agência de Viagens, você pode preparar um e-book sobre “10 dicas para a primeira viagem ao exterior”;
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White papers: usados para aprofundar o conteúdo a respeito de uma temática específica e menos densos que e-books;
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Infográficos: conteúdo exposto de maneira visual, com fácil assimilação por parte do internauta e com alto potencial de registro;
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Landing page: página específica focada em conversão de leads, em que são apresentadas informações básicas focando no cadastro de informações do internauta,
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Webinars: seminários online com curta duração e alta eficácia para conquistar público.
#3 Conversão de leads em clientes
Por quê?
Na etapa anterior, o objetivo é coletar algumas informações de seus internautas para, então, converter a venda.
Nesse caso, é adotada uma estratégia de nutrição de leads para que o seu produto ou serviço permaneça na cabeça do consumidor durante o funil de vendas.
Quando isso é feito com qualidade, o ciclo de compra tende a ficar menor e o ticket de venda cresce. Ou seja: vantagem para sua empresa! Nessa fase, o objetivo é tornar o visitante/ internauta em cliente.
Como acontece isso?
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Qualificação de Leads: a partir de critérios qualificatórios é possível segmentar os leads para que o ciclo de venda seja cada vez menor;
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Alinhamento de Marketing e Vendas: a partir do resultado dessa estratégia, gerar mais sinergia entre essas duas áreas importantes de seu negócio,
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Integração com CRM: para manter o histórico e maior qualidade da gestão de informações, é necessária a integração com CRM.
#4 Relacionamento do cliente
Por quê?
Não basta efetivar a venda e esquecer o cliente. O pós-venda é uma das fases mais importantes para manter esse consumidor feliz com a sua marca.
Nessa fase, a consultoria de Inbound Marketing prima por tornar o cliente um engajador da marca. Assim, o objetivo dessa fase é perceber oportunidades junto aos clientes.
Como acontece isso?
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Automação de Marketing: ações contínuas de marketing junto à base a partir de sistemas de automação;
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Campanhas Pontuais: atividades especiais para reativar o cliente a partir de contextos especiais;
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Campanhas Calendário de Vendas: planejamento para aumentar o ticket em temporadas específicas,
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Smart CTA: ofertas diferentes para públicos distintos.
#5 Análise e mensuração de resultados
Por quê?
A partir da mensuração de resultados é possível confirmar se os objetivos foram alcançados (ou não).
Isso dá mais propriedade para conseguir analisar onde é necessário focar mais esforços para alcançar resultados.
Como acontece isso?
#6 Retenção e fidelização de sua base
Por quê?
Uma estratégia eficiente, focada nos desejos e comportamentos do seu consumidor, amplia a margem de retenção da sua base, que pode resultar em novas compras.
Também é uma maneira de explorar ao máximo o potencial de compra de seu cliente (upselles) ou ainda fazer a oferta de produtos e serviços relacionados à sua marca, ainda não experimentados por seus clientes (cross selling).
Como acontece isso?
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Mix de produção de conteúdo: análise de comportamento de sua audiência para gerar conteúdos de oportunidade;
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E-mail marketing: campanhas por e-mail marketing focadas em oferecer novos produtos e serviços ou outras oportunidades de vendas aos clientes;
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Mídias sociais: gestão de mídias sociais focada no público-alvo, também visando a conversão de novas vendas,
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Automação: sistemas de automação focadas na retenção de sua base.
Viu, só? Aqui estão algumas das possibilidades do que uma consultoria de Inbound Marketing faz para sua empresa.
Se você pensou bem e viu que seu negócio pode sair à frente no mercado ao contar com essa consultoria, entre em contato conosco agora mesmo pelos comentários ou pelo e-mail atendimento@jabconsultoria.com.br!
Vale dar uma lida também em outro conteúdo que preparamos por aqui, sobre o que o esperar no primeiro ano de implantação dessa metodologia.
Até a próxima!