Qual é a fórmula perfeita para aumentar a taxa de conversão com AdWords?
Quem não quer aumentar o número de conversões com AdWords, que atire a primeira pedra. OK, nenhuma pedra? Então, podemos continuar.
É absolutamente insano pensar em uma empresa que não queira aumentar sua taxa de conversão. Afinal de contas, quanto maior ela for, maior será o número de potenciais clientes e, consequentemente, de clientes efetivos.
Você já sabe o que são links patrocinados e como eles podem gerar leads, mas será que é possível dobrar as conversões com AdWords? Como alcançar um número tão alto? Será que é mágica?
Calma! A gente te explica.
Por que minha estratégia não apresenta uma boa taxa de conversão?
A taxa de conversão marketing digital, muitas vezes, é pensada de forma isolada, ou seja, analisa-se apenas quantas pessoas foram impactadas por aquela estratégia. E também quantas delas efetivamente se converteram em leads. Esse processo pode ser bem doloroso, principalmente quando os resultados não foram tão bons.
Porém, como todas as situações na vida, essa história deve ser olhada por mais de um ponto de vista. Realmente, o número de conversões com AdWords pode ter sido baixo, mas quem será que são as pessoas que foram impactadas? Isso nem sempre entra na equação.
Por exemplo, se você tem uma empresa que vende comida para cães, pode fazer uma campanha que atinja 50.000 engenheiros e obter uma taxa de conversão de, suponhamos, 250 pessoas (0,5%). Nesse caso, o ponto não está na conversão em si, e sim em quem foi impactado para que convertesse.
É claro, esse foi um exemplo bem simples e prático, que não levou em consideração uma série de outros fatores. Mas o intuito é fazer com que você perceba que não basta olhar só para o resultado se você não olhar para todo o processo.
Como aumentar as conversões com AdWords?
Sua empresa nem vai precisar de uma varinha mágica, uma bola de cristal ou qualquer outro artefato mágico.
Muita gente pensa que a taxa de conversão marketing digital funciona de uma maneira miraculosa, ou pior, que apenas pelo fato de estar investindo dinheiro, os resultados aparecerão instantaneamente. Mas não é bem assim que funciona.
#CloseCerto
Os anúncios feitos através do Google AdWords são bem diferentes de anúncios mais normais no nosso dia a dia, como outdoors e propagandas de televisão, por exemplo. Você já parou para pensar nisso?
Essas formas de divulgação atingem pessoas de todos os tipos, gostos, idades e preferências, sem fazer nenhuma distinção entre elas. Por isso, mesmo que você não queira, é muito provável que se depare com um anúncio de creme hidratante na estação do metrô ou de oferta de leite na propaganda da novela, mesmo sendo intolerante à lactose.
Para ter boas conversões com AdWords, é preciso se desvencilhar dessa ideia de marketing convencional (#CloseErrado). É muito, mas muito importante pensar no público certo, pois assim os anúncios serão mais eficientes.
Quem é o meu público ideal, que me ajudará a aumentar a taxa de conversão?
Agora que você já colocou na cabeça a ideia de que o Marketing Digital é diferente e deve ser pensado assim, fica mais claro que fazer uma campanha no Google AdWords simplesmente por fazer não trará bons resultados. Literalmente, sua empresa estará jogando dinheiro fora e as conversões com AdWords serão bem poucas.
Por isso, antes de pensar nos números da taxa de conversão com Marketing Digital, é obrigatório selecionar o público ideal para seu produto ou serviço. Mas e agora, como fazer isso?
Segmente e ande 10 casas
Tal atividade é conhecida como segmentação de público, que significa exatamente o que parece: dividir as pessoas por segmentos e selecionar o grupo que for mais adequado.
No caso da comida para cães, nem sempre todas as palavras-chave relacionadas ao assunto serão capazes de trazer bons resultados para a sua campanha. Isso pode parecer estranho, mas não é.
Interesse: Baixo
Por exemplo: será que vale a pena incluir a palavra-chave “como é feita a comida para cães” em sua campanha? Isso pode fazer com que as conversões com AdWords sejam bem poucas, já que quem procura por isso geralmente só quer saber sobre o processo produtivo do alimento, sem necessariamente manifestar interesse por ele.
Interesse: Médio
Já no caso da palavra-chave “qual é o melhor alimento para cães”, quem procura por isso já apresenta um interesse maior por comprar o produto, já que quer saber qual alimento é o mais saudável é adequado para as necessidades do seu pet.
Interesse: Alto!
Por fim, pense na palavra-chave “comprar ração para cachorro”. Aqui, o interesse fica claro e é possível entender que o potencial cliente já passou por todo o processo de compra e está determinado a adquirir o produto.
Mas não pare o jogo por aí!
Porém, além dessa seleção, é necessário levar em consideração o custo de cada palavra, sua sazonalidade, a quantidade de pesquisas. Tudo isso influencia na taxa de conversão com AdWords.
Isso porque ainda nem tocamos no assunto da região que se pretende atingir. Se sua fábrica de ração fica em São Paulo e você não faz entregas em outras regiões do Brasil, você não vai aumentar as conversões com AdWords se impactar pessoas que moram em Roraima ou no Amazonas, por exemplo.
Será que realmente conseguirei dobrar as conversões com AdWords?
Fazer tudo isso por si só não é uma ideia muito boa. Você viu que todo o processo é bem complexo e precisa ser planejado minuciosamente, não é? Pois qualquer tentativa equivocada pode te fazer perder algumas centenas de reais.
Por isso, se hoje sua empresa tem 200 conversões por mês, é possível chegar a 400, 600 ou até mais, desde que você conte com alguém especializado em Google AdWords, que consiga montar a campanha do início ao fim e deixá-la nos trinques.
Como não perder dinheiro com Google AdWords
Calma, nós falamos que íamos te ajudar!
Felizmente, você não vai precisar sair por aí enloquecendo para encontrar alguém que realmente entenda de taxa de conversão de Marketing Digital. Sabe por quê? Porque você já está no lugar certo!
A JAB Consultoria é uma empresa especializada em Google AdWords. Nós prezamos por profissionais plenamente capacitados, que entendam seu negócio e realmente ofereçam aquilo que você espera para sua empresa, ou melhor ainda: além do que você imagina.
Então, você quer dobrar, triplicar ou seguir ao “infinito e além” com suas conversões com AdWords? Então vem bater um papo com a gente! O café é por nossa conta e você não vai se arrepender.