Como aumentar as suas vendas de uma maneira assertiva é um grande desafio para as empresas.
A pergunta que não quer calar: Como aumentar as suas vendas? Para saber a resposta para esse problema é simples: Saiba se comunicar com seus clientes.
A capacidade de vender algo a alguém, seja um produto, um serviço ou uma ideia, é uma habilidade fundamental no mundo dos negócios. Quando se trata de fechar uma venda não basta apenas saber falar bem e tentar encantar o cliente.
É tão importante quanto saber falar bem, ser capaz de ouvir atentamente, pensar criticamente e aplicar de forma inteligente algumas técnicas eficazes de vendas. Todos esses fatores podem ajudar e muito no sentido de aumentar as suas vendas.
Separamos aqui algumas dicas para ajudar na comunicação e interação com seus clientes. Existem algumas maneiras simples e eficazes de entender as necessidades dos clientes e saber identificar a melhor forma de se comunicar com eles na hora das vendas.
Satisfaça o seu cliente
Acima de tudo, você deve sempre manter o seu cliente feliz e satisfeito.
Os seres humanos não são criaturas perfeitamente lógicas, se alguém tem empatia por você, ele está mais propenso a comprar o seu produto ou serviço, independente da sua oferta.
Então ao se comunicar com seus clientes seja simpático, charmoso e aberto com eles.
É essa impressão que você deve deixar para seus clientes, tentar proporcionar a eles uma experiência única, pelo bom atendimento.
Isso se aplica tanto à conduta do vendedor quanto ao negócio que está sendo vendido. Além de causar uma boa impressão e criar uma relação com os clientes durante e após a venda, você deve fazer o melhor para convencer seus clientes que o seu produto vai dar a eles exatamente o que eles estão procurando e que vai resolver seus problemas.
Mas é claro que esse discurso deve ser baseado na realidade, você não pode prometer alguma coisa a seus consumidores que não vai cumprir, isso pode acabar com todo o processo de confiança e relacionamento com os clientes.
Ouça o que eles têm a dizer
É muito difícil satisfazer um cliente se você não sabe o que ele quer.
Felizmente, na maioria das vezes, tudo o que você precisa para descobrir isso é simplesmente ouvir. A tarefa não é difícil, basta perguntar ao cliente como você pode ajudá-lo e pronto, deixe ele descrever seu problema ou o que deseja.
Uma vez que você sabe o que o seu cliente quer, fica mais fácil de decidir quais produtos ou serviços melhor atendem às necessidades dele e você consegue apresentar soluções mais certeiras, que tem maiores chances de virarem negócio.
Tente prestar atenção na linguagem corporal de seus clientes também, como as expressões faciais, dependendo dessas expressões você consegue perceber que sensação seu cliente está sentindo.
Se, por exemplo, um cliente parece estar impaciente ou tenso, você sabe que precisa encontrar uma solução mais rápida e fácil para satisfazê-lo, ao invés de prolongar seu discurso de vendas com diversas ofertas.
Dê toda a sua atenção
Quando um cliente está considerando fechar um negócio, você quer dar a impressão de que está disponível para atendê-lo ou responder qualquer dúvida que possa surgir.
Você não deve dar a impressão de estar distraído, ou de pressa.
Você deve fazer com que seu cliente se sinta de muita importância para você, e que quando ele precisar, você estará pronto para atendê-lo.
Dito isso, não seja aquele vendedor chato, que fica no pé dos clientes. Assim que o processo de vendas iniciar, você pode se afastar um pouco e dar ao seu cliente um espaço para respirar e pensar sobre a sua proposta.
Se você fez tudo certo até aqui, quando seu cliente estiver pronto para fechar o negócio, ele mesmo vai atrás de você, isso o deixa bem mais confortável com a situação e você não o pressiona.
Demonstre o valor do seu produto/serviço
Quando se trata de convencer um cliente relutante a fechar um negócio, não adianta só ficar falando elogios sobre o seu serviço, isso só vai te deixar mais longe de efetuar a venda.
Um cliente relutante não quer saber se o seu serviço é premiado ou não, se as pessoas falam bem dele ou não e se é mais bonito ou não, o que ele quer realmente saber é se dá resultados.
Então para ter esse cliente do seu lado e saber como aumentar as suas vendas, mostre a ele os benefícios de seu serviço em termos reais e práticos, mostre como o seu serviço vai fazer ele economizar tempo ou dinheiro, e como vai satisfazer exatamente aquilo que ele precisa.
Pense em alguma maneira de mostrar o seu real valor para seus clientes, de apresentar a eles não o seu serviço propriamente dito, mas sim os benefícios desse serviço. Venda o benefício, e não o produto, tenha o foco naquilo que o seu serviço pode fazer de diferente para seus clientes, em vez de focar no próprio serviço.
Conheça o seu campo
Os clientes gostam de comprar com vendedores que parecem ser bem informados.
Isso é uma verdade universal, você não gostaria de ir a uma loja comprar um tênis onde o vendedor não sabe nada sobre o assunto e não vai conseguir te ajudar a escolher um calçado mais confortável de acordo com o seu perfil, não é mesmo?
Então estar bem informado sobre o serviço que você está oferecendo, é uma maneira de ser mais um recurso amigável para os clientes.
O ideal é que você deva conhecer somente os seus produtos e serviços, mas que você conheça muito bem os de seus concorrentes também.
Se você sabe sobre essas informações, você vai ser capaz de fazer comparações que possam mostrar o seu diferencial e favorecer o seu serviço. Com um conhecimento geral sobre o seu negócio, você vai ser capaz de fazer recomendações intuitivas relativas às necessidades imediatas e únicas dos clientes.
Construa relacionamentos com seus clientes
Clientes que sentem que foram respeitados, bem tratados e tiveram seus problemas resolvidos por uma empresa, estão mais dispostos a repetir o processo futuramente e falar bem sobre o serviço em sua roda de amigos.
A construção de relações respeitosas e satisfatórias com os clientes é uma ótima maneira de como aumentar as suas vendas por um longo prazo.
Tente se conectar genuinamente com os clientes, e quando todo o negócio estiver dito e feito, lembre-se de que seus clientes são pessoas reais, com emoções reais e que quase todos eles apreciam uma demonstração de respeito e afeto.
Depois de fazer uma grande venda, considere enviar e-mails rápidos ou fazer uma ligação para verificar se o seu cliente continua satisfeito com o seu serviço. Isso dá a impressão de um atendimento pessoal e amigável.
No entanto, não exagere na dose, alguns clientes preferem a garantia de seu espaço.
Com todas essas dicas, que são totalmente baseadas no atendimento personalizado ao cliente, você terá maior eficiência em como aumentar as suas vendas e garantir a confiança de seus clientes, que é o fator mais importante para o processo de vendas.
Então saiba se comunicar corretamente e pense sempre nas necessidades de seus clientes em primeiro lugar.